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8 de julho de 2020

Precisamos falar sobre os atletas do Corinthians nas redes sociais

De 29 jogadores no elenco, apenas Fagner e Boselli promoveram a nova camisa do Corinthians (foto: Reprodução/Instagram)

Nos últimos dias, duas notícias mexeram com a Fiel nas redes sociais. Uma delas foi o novo ranking digital de clubes do Ibope REPUCOM (link), colocando o Corinthians no segundo lugar isolado, com quase 23,7 milhões de seguidores (somando Facebook, Twitter, YouTube, Instagram e TikTok). A outra foi o lançamento da esperada nova camisa do Corinthians, homenageando o título brasileiro de 1990.

Sobre a camisa, me chamou bastante a atenção a falta de repercussão que o lançamento teve entre os jogadores do Corinthians. Na realidade, só vi três tweets de jogadores sobre a camisa no meu feed, todos de Boselli. Um do dia 5, elogiando a camisa, outro do dia 7, quando ele colocou a camisa na foto de perfil, e outro do dia 7, quando ele posou com a nova camisa para o próprio perfil do Timão publicar.

Decidi então fazer uma postagem elogiando o profissionalismo do argentino, e para minha surpresa meu tweet adquiriu uma repercussão bem acima da minha média. Até as 16h20 dessa quarta-feira (8), ele conta com 1,1 mil curtidas e 124 retweets, obtendo 2910 engajamentos e 44067 impressões. Ou seja: bastante gente concordando comigo.

Mas ao mesmo tempo em que elogiava Boselli, não deixava de pensar: ele não fez muito mais do que o esperado para um atleta profissional, né? Quero dizer, onde estão os outros posts, dos outros jogadores? Por que não apareceram no meu feed? Afinal trata-se do principal produto do Corinthians na temporada, grande fonte de receita para o clube.

Então fui pesquisar. E infelizmente me decepcionei muito. Nesse texto, vou mostrar o porquê.

Fiel completamente abandonada no Twitter

O Twitter representa exatos 30% da base de seguidores do Corinthians no ranking digital do Ibope REPUCOM, sendo o segundo maior grupo dentre as cinco redes sociais pesquisadas: são 6,072 milhões de torcedores. Logo, deveria ser uma rede social privilegiada no que se refere a produção de conteúdo para os corinthianos, certo? Bem, no que depende dos jogadores, infelizmente não - muito pelo contrário.

Considerando os 29 jogadores do elenco profissional do clube, listados no site oficial, seis não estão presentes na plataforma: Guilherme Vicentini, Pedro Henrique, Sidcley, Éderson, Everaldo e Matheus Davó. E dos 23 que possuem conta, apenas 11 publicaram pelo menos um conteúdo esse ano - e mesmo assim, em alguns casos o fluxo de publicações é muito instável. Jô, por exemplo, movimentou bastante a conta entre 17 e 25 de junho, quando oficializou sua volta. Desde então, nada. Já Bruno Méndez não publica nada desde 29 de março, há mais de três meses!

Outras situações também chamam a atenção. Fagner, por exemplo, está com a conta suspensa. Araos criou um perfil em 2018 apenas para "avisar" os seguidores que só manteria sua conta no Instagram. Pedrinho não atualiza sua conta desde meados de 2018. Walter, mesmo sendo verificado, não publica nada desde 2016. Mas ninguém supera Cássio, ausente há oito anos da ferramenta!

Ainda há os jogadores que, por terem abandonado o Twitter há muito tempo, ainda aparecem por lá como jogadores de outros clubes. É o caso de Luan e Ramiro, que ainda aparecem como jogadores do Grêmio; Michel Macedo, vinculado ao Almeria-ESP; Yony González, cuja última foto no perfil é com a camisa do Fluminense; e até mesmo Janderson consta, no seu perfil, como atleta do Joinville!

Com esse cenário, é natural que apenas sete jogadores do Corinthians sejam verificados na rede: Walter, Danilo Avelar, Gabriel, Gil, Léo Santos, Mateus Vital e Boselli. Acredito que Fagner seja, também.

Ah sim, sobre a nova camisa? Sim, dos 29 jogadores, apenas Mauro Boselli publicou algum conteúdo promovendo o lançamento. Apenas ele. Não tem como achar isso normal.

Instagram usado como promoção pessoal

Decidi então ir até o Instagram, para ver o que muda no comportamento dos atletas. E chama bastante a atenção a disparidade com que a ferramenta é usada, em comparação ao Twitter, em todos os sentidos.

Em primeiro lugar, pela presença e frequência de uso. Todos os jogadores do Corinthians possuem perfil no Instagram, sendo que apenas o goleiro Guilherme Vicentini não é verificado. Além disso, todos atualizam suas contas com bastante frequência: para se ter uma ideia, 20 deles já tiveram ao menos um conteúdo publicado nesse mês de julho.

A consequência natural disso é que todos eles, todos os 29 jogadores, possuem muito mais seguidores no Instagram do que no Twitter. E esse fato chama muito mais atenção se considerarmos que o número de corinthianos na rede é consideravelmente menor: 4,828 milhões torcedores seguem a página do clube na ferramenta.

No entanto, ao se analisar as postagens recentes dos atletas, nova decepção: apenas Fagner havia publicado uma foto sobre a nova camisa. De resto, muitas fotos de treinamentos, das novas chuteiras recebidas, da família, até mesmo sobre o Black Lives Matter. Mas sobre um evento essencial para a produção de receita do Corinthians, silêncio absoluto.

É claro que pode ter havido algum storie sobre a nova camisa desde o dia 5, mas hoje não consegui visualizar nada. O que posso ver são as publicações, e lá apenas o Fagner deu as caras. Nem mesmo o Boselli, exemplar no Twitter, postou algo.

Um pequeno desabafo

Como já disse, fiquei bastante decepcionado por ter chegado a essas duas conclusões: a de que mais da metade dos jogadores do Corinthians despreza totalmente os torcedores no Twitter e a de que mais de 90% do elenco ignorou sumariamente o lançamento da nova camisa do clube.

A impressão que fica, para ser sincero, é que o relacionamento com o torcedor é tratado por eles como um favor prestado, um privilégio que, se eles quiserem, podem proporcionar. E por isso, escolhem fazê-lo apenas na rede social "modinha". É uma postura legítima, claro, mas que soa típica de quem não parece se importar muito em criar laços com o Corinthians e seus seguidores. É um desleixo bastante inaceitável.

Inaceitável principalmente porque trata-se de uma postura, com todo o respeito, bem burra. Como explicar ao torcedor corinthiano a situação do ídolo Cássio, por exemplo, que disponibiliza conteúdo diariamente em uma rede enquanto que, na outra, não dá as caras desde 2012? Qual o impeditivo de se contratar uma assessoria que o represente em ambas as redes, por exemplo? Será que ninguém explica a ele o quando perde, em imagem, em valor mesmo, ao escolher se ausentar de um universo onde estão 30% dos seguidores do seu time? Quantas biografias a mais ele não poderia ter vendido se fosse presente no Twitter?

Também me sinto bastante frustrado (pra variar né) com a comunicação do Corinthians. Como o clube permite que um atleta possua um perfil em rede social onde ele ainda conste como atleta de outra instituição? Qual situação torna explicável vermos o nosso grande reforço do ano, Luan, com a camisa do Grêmio em seu perfil no Twitter, ignorado pelo atleta há quatro anos? É, de novo, uma situação impossível de entender.

Com tanto descaso, vindo de tantas partes, todos nós perdemos: os jogadores, que não se conectam com uma grande parte da torcida; a torcida, que não consegue se fazer ouvir em um grande canal de comunicação; e o clube, que se enfraquece fora de campo durante esses dois processos e ainda se vê praticamente sozinho na hora de promover e comercializar seus produtos. Coisas que explicam um pouco de como chegamos onde estamos.

Perfis dos jogadores corinthianos no Twitter:

Perfis dos atletas do Corinthians no Twitter

Perfis dos atletas corinthianos no Instagram:

Escrito e revisado por Daniel Keppler

As pesquisas nos perfis dos jogadores ocorreu em 8/7/2020, entre 11h45 e 15h

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