ÚLTIMAS

Corinthians Feminino: o Time do Povo também é delas

Millene, do Corinthians Feminino
Millene, jogadora do Corinthians Feminino entre 2018-19, em treino de reconhecimento na Arena (Foto: Bruno Teixeira/Ag. Corinthians)
O Corinthians Feminino é hoje, talvez, o maior time da categoria no Brasil. Mas você sabia que o clube já marcou presença na modalidade em outras épocas?

A Seção de Futebol Feminino do Corinthians foi criada em 1997, portanto há 22 anos. No entanto, na prática sua atuação em campo foi irregular, com participações pontuais em campeonatos: quatro vezes no Paulista (1997, 2001, 2008 e 2009) e uma na Copa do Brasil (2008), conseguindo poucos resultados efetivos em termos de desempenho (os melhores resultados foram dois terceiros lugares, nos Paulistas de 1997 e 2001) e fechando as portas em 2009. Infelizmente, era uma época em que as mulheres ainda buscavam seu espaço e reconhecimento no meio do futebol brasileiro. Para se ter uma ideia, a própria CBF só convocou sua seleção feminina pela primeira vez em 1988!

Em dezembro de 2015, porém, o Timão anunciou a retomada do projeto, através de uma parceria com o Grêmio Osasco Audax. O então recém-criado Corinthians Audax se mostrou um grande sucesso dentro de campo, conquistando dois títulos inéditos em dois anos: a Copa do Brasil de 2016 e a Copa Libertadores de 2017! O torneio sulamericano foi uma conquista duplamente especial, pois permitiu às corinthianas igualar uma marca que até então só pertencia ao Santos: possuir as duas Libertadores, masculina e feminina, na sala de troféus.

Em dezembro de 2017, após dois anos de parceria com o Audax, o Corinthians anuncia que passaria a ter time próprio, com gestão individual do clube. Mas o nível de profissionalismo e a melhora de qualidade do projeto não diminuíram, e os bons resultados continuaram a aparecer. Já em 2018, a equipe conquista mais um título inédito, o Campeonato Brasileiro, batendo o Rio Preto na final. E em 2019, protagoniza um ano mágico, ao conquistar mais dois títulos e inclusive quebrar recodes!

Você pode conferir mais detalhes sobre essa última temporada na nossa retrospectiva 2019 da modalidade.