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29 de fevereiro de 2020

Dicionário do basquete: conheça os termos mais usados no esporte!

Técnico Bruno Savignani, instruindo os jogadores (Foto: Reprodução/Corinthians)
Com sua origem, seu maior campeonato e seus melhores jogadores no EUA, narradores e comentaristas mantém alguns termos em inglês nas transmissões da NBA aqui no brasil, pois, alguns não possuem uma tradução exata e outros já são de conhecimento de boa parte do público brasileiro.

Entretanto, com o nosso basquete nacional crescendo, a procura pela modalidade aumentou em terras tupiniquins, alcançando, com o NBB, um público novo, sem familiaridade com os termos. Sendo assim, este texto tentará explicar algumas das expressões mais usadas em transmissões e textos sobre o esporte - inclusive nos conteúdos que publicamos aqui no site e também nas redes sociais!

Relacionados à formação

Lineup – escalação titular da equipe.

Backcourt – os armadores, a posição 1 e 2.

Frontcourt – os pivôs, posição 1,2 e 3.

• Pode alterar, de acordo com a formação. Se o treinador estiver com uma formação mais baixa, por exemplo, o jogador na posição 3, também entra no backcourt.

Relacionados à defesa

Steal – Quando um defensor consegue roubar a bola do atacante, pegando a bola de volta pro seu time.

Block – O popular “toco”, quando o defensor bloqueia o arremesso do adversário.


Turnover – Erro, perca da posse de bola. Pode ser forçado ou não pela defesa adversária.

Matchup - Este termo é um exemplo perfeito dos que não possuem tradução exata para o português. No basquete, matchup é referente a um confronto individual. Entre os dois armadores, por exemplo, que se marcarão durante toda a partida. Aproveitando o público do futebol, um exemplo básico: o ponta-esquerda e o lateral direito, que jogam do mesmo lado e irão se ver durante boa parte do jogo, é um matchup.

Mismatch - Derivado de matchup, mismatch é quando acontece um confronto desigual entre os jogadores, principalmente quando a defesa erra na troca. Exemplo: se um armador acaba sobrando para marcar um pivô dentro do garrafão.

Relacionados a arremesso

Field Goal (FG) – São os arremessados de quadra (ou seja, não contabiliza os lances livres) de um jogador. A estatística é divida em arremessos tentados e arremessados certos. Geralmente, é acompanhada de uma porcentagem, que simboliza a porcentagem de arremessos certos em relação aos tentados pelo jogador. Exemplo: se  Fischer acertou 5 arremessos dos 10 que tentou, ele terminou o jogo com 50% de FG.

Free Throw (FT) – São os arremessos de lances livres. Também são acompanhados de porcentagem, no mesmo esquema do anterior.

Mid-Range – arremessos de média distância, ou seja, a frente da linha dos três pontos, mas fora do garrafão.

Fade Away – arremesso após um movimento em que o jogador, de costas para o marcador, pula para trás e consegue abrir espaço.


And One (And-1) – A maioria dos narradores traduz para "Cesta e falta", quando o jogador converte o arremesso e ainda sofre a falta, resultando em um lance livre de bonificação.

Isolation – Jogada individual, famoso mano-a-mano. Usada, na maioria das vezes, quando um armador (mais baixo e rápido) está sendo marcado por um pivô, onde leva vantagem na explosão. Quando o jogador pede uma isolation, todos os outros se movimentam ao outro lado da quadra, dando espaço para ele fazer sua jogada.

Pick And Roll
– Quando o armador chama o pivô para fazer o bloqueio que, quando dá certo, pode ocasionar em: troca de marcação, deixando o pivô sendo marcado pelo armador no garrafão ou até mesmo no armador ficando sozinho pra arremessar/infiltrar.


Dunk – Enterrada, ou seja, quando o jogador, ao invés de arremessar a bola, se dirige à cesta e "afunda" a bola nela com um único movimento.

Buzzer Beater
 – Quando o jogador consegue acertar um arremesso após o tempo se esgotar. Lembrando que, para isso acontecer, a bola precisa ter saído da mão dele antes do tempo acabar. Isso permite lances épicos, como jogadores fazendo cestas da quadra de defesa.


Game Winner – Quando o jogador realiza um Buzzer Beater no final da partida, ganhando o jogo.

Relacionados a estatísticas 

Double-Double – Quando o jogador alcança dígitos duplos em duas estatísticas diferentes. Exemplo: Arthur Pecos fez 10 pontos e distribuiu 10 assistências no jogo de hoje, conseguindo um Double-Double.

Triple-Double – Quando o jogador alcança dígitos duplos em três estatísticas diferentes.

Carrer-high – Quando o jogador alcança a maior pontuação da sua carreira em alguma estatística. Exemplo: Nesbitt conseguiu pegar 16 rebotes hoje, sua maior marca da carreira.

Run
– Quando uma equipe consegue fazer vários pontos seguidos e limitar o adversário a fazer poucos/nenhum. Exemplo: o Corinthians fez uma run de 8-0 nesse último minuto.

Ficou em dúvida sobre algum outro termo? Mande pra gente, que respondemos você ou, até mesmo, fazemos a parte 2 do texto!

Escrito por Erick Araújo, revisado por Daniel Keppler

Siga o autor no Twitter: @erick_araujoo12

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