ÚLTIMAS

6 de março de 2020

Os caminhos do grupo D do Paulista nessa reta final

O Corinthians disputa sua vaga nas quartas do Paulista no grupo mais equilibrado do torneio (Foto: Reprodução)

Na noite desta sexta-feira (6), vai começar a 9ª rodada do Campeonato Paulista. O campeonato, que entra em seu terço final, vai aos poucos revelando seus favoritos à classificação para o mata-mata, mas um grupo em especial segue completamente aberto: o nosso.

Pois é. Ao contrário dos grupos A, B e C, onde a distância entre os times foi aumentando e hoje já temos uma ideia maior dos que vão lutar de fato pelas vagas nas quartas, no grupo D a diferença de pontos entre o primeiro e o último é de apenas dois pontos:


É um cenário que preocupa o corinthiano, que já viu o Timão ficar de fora do mata-mata em 2014 e 2010 (quando só havia semifinais). Mas, será que as coisas estão realmente difíceis esse ano? Ou é bom o Corinthians de fato melhorar de rendimento caso não queira repetir o vexame?

Para descobrir isso, decidimos analisar não apenas os quatro jogos restantes do Corinthians no Paulistão, mas também os de seus três "rivais de grupo": Guarani, Red Bull Bragantino e Ferroviária! Afinal, o Corinthians não depende mais só de si: também precisa que seus concorrentes tropecem no caminho. Vamos lá?

Red Bull Bragantino

Após os oito primeiros jogos, o Red Bull Bragantino chega à reta final na liderança do grupo D, depois de passar por algumas incertezas, devido a saída do técnico Antonio Carlos Zago e a demora para a contratação de um novo treinador. O técnico Felipe Conceição (ex-América-MG) chegou com a competição já em andamento. Após passar os três primeiros jogos sem sequer fazer um gol, a equipe de Bragança começou a somar pontos e acabou conquistando a ponta na última rodada, ao vencer o Ituano em Bragança Paulista.

Ponte Preta x Red Bull Bragantino

Na próxima segunda-feira (9), o Red Bull Bragantino vai ao Moisés Lucarelli enfrentar a Ponte Preta, que está brigando contra o rebaixamento para a série A-2 e tem apenas sete pontos conquistados. O jogo promete ser duro para o ‘BragaBull’ devido à luta da Ponte e a inconstância nos resultados apresentados pelo Bragantino. Palpite: derrota.

Red Bull Bragantino x Água Santa

Na 10° rodada do Paulistão o Bragantino recebe o Água Santa. A equipe de Diadema curiosamente está ligada ao Red Bull Bragantino: o time só está disputando a série A-1, devido à compra do Bragantino pela empresa austríaca, fato que acabou "rebaixando" o Red Bull Brasil para a A2, abrindo uma vaga extra de acesso à elite em 2019 - herdada pelo Água Santa. Hoje, o Água Santa está na zona de classificação às quartas, em seu grupo, mas também vive um campeonato de altos e baixos, sem ter vencido fora de casa, ainda. E achamos que continuará sem vencer. Palpite: vitória

São Paulo x Red Bull Bragantino

Na penúltima rodada da primeira fase o Bragantino vem à capital para enfrentar o São Paulo. Quatro dias antes, o Tricolor enfrentará o River Plate (ARG) no Morumbi pela Libertadores, então o confronto pode influenciar na partida. Mas mesmo assim acreditamos que os são-paulinos entrarão em campo dispostos a mostrar que podem chegar longe nas duas competições. Palpite: derrota.

Red Bull Bragantino x Botafogo-SP

A última rodada reserva um confronto que pode ser decisivo para ambos. O Red Bull Bragantino recebe o Botafogo em Bragança para um jogo que pode determinar o caminho das duas equipes na competição. O ‘BragaBull’ briga para se classificar para as quartas de finais, enquanto o Botafogo luta contra a degola. O retrospecto fora de casa da equipe de Ribeirão Preto assusta, pois em quatro jogos a equipe conseguiu apenas um ponto. Palpite: vitória.

Guarani

Faltando quatro jogos para o fim da primeira fase do Campeonato Paulista, o Guarani tem ainda por fazer dois jogos em casa e dois fora. Hoje, o Bugre soma 10 pontos e ocupa o segundo lugar do grupo D. A equipe de Thiago Carpini vem sofrendo muito com as lesões nesse início de ano, um fator que comprometeu bastante o desempenho da equipe.

Ituano x Guarani

Nesta sexta-feira (6), o Guarani vai ao Novelli Junior enfrentar o Ituano, lanterna do grupo C. Apesar de ser o último colocado, a equipe de Itu tem apenas um ponto a menos que o Bugre. Além disso, o Ituano ganhou sete de seus nove pontos dentro de casa, um fator que pode dificultar a vida do Guarani, se somado as lesões já mencionadas. Palpite: empate.

Guarani x Ponte Preta

Para a 10° rodada, está marcado o dérbi campineiro! O Guarani recebe seu maior rival em busca de uma vitória para dar moral ao grupo e ficar mais perto de uma possível classificação para as quartas de final. A Ponte até o momento faz um campeonato irregular, somando apenas sete pontos no grupo A - a equipe já foi derrotada em cinco dos oito jogos do Paulistão. Porém, um dérbi é sempre um campeonato à parte. Palpite: empate.

Botafogo-SP x Guarani

O confronto teoricamente mais fácil para o Guarani devido à tabela. Ele ocorrerá na 11° rodada, quando a equipe de Campinas vai à Ribeirão Preto, enfrentar o Botafogo, que é o atual lanterna do grupo B com cinco pontos e um dos times certos na lista de qualquer um que aposte nos rebaixados desse ano. Será um confronto duro para o Bugre, já que o Botafogo deverá ir desesperado para o jogo, mas o mais provável é que o Guarani acabe vencendo, mesmo fora de casa. Palpite: vitória.

Guarani x São Paulo

Na última rodada da fase de grupos o Guarani encarará seu confronto mais difícil nessa reta final. A essa altura o São Paulo já deverá estar classificado às quartas, mas ainda brigando pela liderança do grupo C. Além disso, o retrospecto entre as duas equipes é completamente favorável ao Tricolor. Mesmo com a possibilidade (pequena) de Fernando Diniz poupar a equipe titular para o confronto contra a LDU (EQU) em Quito, pela Libertadores, o time da capital segue favorito para o jogo. Palpite: derrota.

Ferroviária

A equipe de Araraquara é outra que vem tendo uma campanha de altos e baixos nesse Paulistão. Mesmo assim, já conseguiu alguns resultados interessantes, como um empate sem gols contra o Santos, em casa, e um empate por 1x1 com a Ponte Preta, em Campinas. Além disso, a equipe vem animada pela atual sequência: venceu o clássico local contra o Botafogo na última rodada e na Copa do Brasil se classificou pela primeira vez à 3ª fase, ao golear o Águia Negra-MS por 6x2.

Palmeiras x Ferroviária

O confronto mais difícil da Locomotiva nessa reta final de Paulista é o próximo, contra o Palmeiras em São Paulo. Afinal, a equipe alviverde está em ótima fase, com 17 pontos no grupo B, tendo conquistado 10 dos 12 pontos disputados em casa. Portanto, é possível dizer que a Ferroviária é azarão nessa. Palpite: derrota.

Ferroviária x Novorizontino

Na 10ª rodada, a AFE recebe o Novorizontino, outra equipe do grupo B e que, até o momento, é a última invicta do campeonato. Com ambos os times com necessidade de vencer para se classificarem, é possível dizer que deverá ser um jogo pegado, mas sem favorito. Palpite: empate.

Ituano x Ferroviária

Na lanterna do grupo C, o time de Itu poderá estar lutando contra o rebaixamento na penúltima rodada do Paulista, e como vem rendendo bem melhor em casa deverá dificultar as coisas para a Ferrinha. É outra partida onde tudo pode acontecer, mas vamos ficar em cima do muro. Palpite: empate.

Inter de Limeira x Ferroviária

Por fim, a equipe se despede do Paulistão fora de casa, contra a Internacional - o único time que até agora não empatou nenhum jogo. A Inter tem sido uma equipe de altos e baixos, sendo capaz de vencer o Corinthians na Arena mas perder para o Botafogo - o único triunfo do time de Ribeirão em oito jogos. Também pesa contra o ataque pouco efetivo: foram apenas seis gols marcados, média de 0,75 por jogo. Por isso, acreditamos que a Ferroviária pode se superar na partida. Palpite: vitória.

Corinthians

O Timão tem sido irregular nesse Paulista e, com mais sorte que juízo, contou com muitos tropeços de seus concorrentes para permanecer entre os dois primeiros lugares por quase todo o campeonato. Mas na última rodada não teve jeito, e a equipe foi parar na lanterna do grupo D com 9 pontos. Como o Corinthians não tem Libertadores para disputar e só entra na Copa do Brasil nas oitavas, terá bastante tempo para treinar entre as partidas, além de novidades: Araos e Éderson foram inscritos no torneio e Danilo Avelar e Ramiro se recuperam de lesões!

Novorizontino x Corinthians

O Timão não terá Pedrinho para esse jogo, pois ele foi para Portugal negociar seu contrato com o Benfica. Um desafio a mais para enfrentar um time que vem bem, com 14 pontos no grupo B, invicto e brigando para se classificar às quartas, tendo já jogado contra o São Paulo - e empatado. Com ataque regular - tem média de um por jogo -, o Novorizontino tem seu forte na defesa: foram apenas três sofridos. Tarefa dura para Boselli e companhia. Palpite: empate.

Corinthians x Ituano

Na 10º rodada o Corinthians recebe o Ituano, na Arena - onde tem jogado muito melhor do que fora, em 2020. Outro fator importante nesse jogo é que o Ituano também tem esse perfil, tendo conquistado até o momento apenas dois de seus nove pontos fora de casa. Sendo assim, é possível confiar em um triunfo, para acabar com um jejum de vitórias que já incomoda o corinthiano. Palpite: vitória.

Corinthians x Palmeiras

O primeiro Derby do ano acontece na 11º rodada, mas não é o primeiro clássico do ano pra nenhum dos dois times. O Corinthians já jogou contra o São Paulo e contra o Santos, empatando com um e vencendo o outro respectivamente. Já o rival jogou empatou com os dois, sem gols em ambas as partidas. Será o primeiro encontro de Luxemburgo e Tiago Nunes, além de ser a chance de Boselli marcar seu primeiro gol em um clássico pelo Timão. Decidimos apostar no retrospecto recente do Timão em clássicos e no fato de o Palmeiras não ter jogado muito bem nas partidas mais agudas, nessa temporada. Palpite: vitória.

Oeste x Corinthians

A tabela do Paulista acabou sendo generosa com o Corinthians, mesmo sem saber. O Oeste é a atual lanterna geral do campeonato, tendo somado seis derrotas em oito jogos até o momento, ganhando uma partida e empatando outra. Quando jogou contra São Paulo e Palmeiras, perdeu ambas, levando oito gols - quatro de cada um. Além disso, tem o pior ataque da competição, não vence desde a segunda rodada e em todas as nove vezes que enfrentou o Corinthians pelo estadual, perdeu. Não tem como apostar diferente. Palpite: vitória.

E como ficaria a tabela?

Se tudo acontecesse como estamos imaginando, o Corinthians sofreria, mas conseguiria sua classificação na reta final do Paulista. Nessa próxima rodada, ele já deixaria a lanterna do grupo D, para 10ª rodada pular para o segundo lugar, e após o Derby assumir a liderança, na qual terminaria ao final das 12 rodadas.

No total, o Corinthians terminaria a fase de grupos com 19 pontos (5 vitórias), com o Red Bull Bragantino em segundo com 17 pontos (5 vitórias). O Guarani ficaria em terceiro com 15 pontos (3 vitórias) e a Ferroviária em último no grupo, com 14 pontos (3 vitórias).

Vamos torcer para que assim seja! Vai Corinthians!

Escrito por Daniel Keppler, Thiago Lopes e Victor Consoli, revisado por Daniel Keppler

Siga os autores no Twitter: @daniel_keppler @thiagoncio_ @uhTorugo

Nenhum comentário:

Postar um comentário