ÚLTIMAS

2 de março de 2020

Corinthians 2 (2)x(3) 2 Palma Futsal (ESP): ficou no quase

Nosso capitão Deives posa com o goleiro C. Barrón para foto depois do jogo. (Foto: Reprodução/Instagram Palma Futsal)
Hoje (01), o Corinthians enfrentou o Palma Futsal (ESP) no último amistoso da pré-temporada realizada na Espanha. A partida serviu também para os dois times disputarem o Torneo Ciudad de Manacor, que acabou nas mãos da equipe espanhola, nos pênaltis, após o jogo ter terminado empatado em 2x2 no tempo normal.

Foi a segunda partida do Timão na Espanha, que agora volta ao Brasil. Na primeira, foi derrotado pelo Barcelona (ESP) por 4x2. Vale lembrar que os dois adversários estão no meio de temporada, e figuram na parte de cima da tabela da liga espanhola, considerada uma das mais qualificadas do mundo na atualidade!

RESUMO DO JOGO

O jogo começou com o Palma apertando o Corinthians no seu campo de defesa, e essa pressão inicial acabou surtindo efeito muito rapidamente: logo no primeiro minuto de jogo, os donos da casa abriram o placar, com Eloy Rojas.

O Corinthians se defendia com dois atletas, mantendo um na transição para o ataque dois na frente. O time rodou bastante devido a dificuldade mas no inicio do jogo sofreu bastante com a falta de criatividade. Sem a bola, o Corinthians tentava marcar de modo que o Palma fosse forçado a tentar bolas longas, mas nem sempre dava certo.

Depois do gol, o Palma seguiu assustando, criando mais duas chances pela direita, onde deixamos mais espaços para o ataque adversário. Em seguida, o Corinthians finalizou pela primeira vez no jogo, em jogada entre Higor e Henrique - mas o chute acabou subindo demais e não assustou o goleiro Nico Sarmiento.

Após esse lance, o Corinthians mudou todo o time, e a formação alternativa entrou mais animada, chamando inclusive o goleiro Tiago a participar mais das jogadas ofensivas - o que não ocorria antes, na partida. Após pedir tempo, o Alvinegro melhorou mais ainda, criando duas chances em sequência, que pararam no goleiro.

O jogo ficou aberto, com os dois times se revezando no ataque. Muitas chances de ambos os lados foram desperdiçadas, com o Corinthians um pouco melhor, especialmente nos contra-ataques - mas a última bola sempre falhava. O gol de empate parecia amadurecer, e ele acabou acontecendo: após uma falta pelo canto esquerdo, Matheus saiu do canto oposto, foi para o meio, dominou e bateu: Corinthians 1x1 Palma.

Após fazer o gol o Corinthians, quase levou o segundo, mas Tiago evitou fazendo mais uma defesa. E pouco tempo depois, veio a virada: nosso capitão Deives recebeu a bola, segurou e em seguida passou para Matheus, que finalizou rasteiro e sem ângulo, mas foi certeiro: era o segundo gol alvinegro!

Segundo tempo

Na volta pro segundo tempo, o Palma já não fez uma marcação tão alta como antes; ambos os times marcavam depois do meio campo, porém com muita eficiência. Assim, as melhores chances tinham vinha de lances de falta. Do lado do Corinthians, Deives era quem mais se destacava, tanto defendendo como controlando e criando chances.

O Palma, porém, era superior, mesmo sem pressionar na marcação como na primeira etapa. O Corinthians tentava quebrar as linhas com bolas longas, porém sem êxito. Enquanto isso, o Palma passou a jogar com goleiro linha, atacando com cinco jogadores e forçando Tiago a trabalhar constantemente: foram pelo menos duas boas defesas do goleiro brasileiro nos primeiros minutos do segundo tempo.

Mas, como a pressão não parava, uma hora o empate aconteceria: aos 29, Raúl Campos recebeu nas costas da defesa e marcou. Agora, no placar, Corinthians 2x2 Palma.

A falta de criatividade do Corinthians ocorria por uma conjunção de fatores. Problemas individuais, erros de passes, e uma certa dificuldade de adaptar seu jogo à necessidade do momento. O time até tinha chances, mas não aproveitava as jogadas ofensivas e muitas vezes permitia contragolpes perigosos, sendo surpreendido - como no gol de empate. E mesmo depois do gol, pouco mudou na postura - até quando teve o goleiro linha em quadra, na tentativa de marcar o terceiro gol que lhe daria a vitória. No fim, a partida acabou terminando empatada e a disputa do troféu amistoso foi para os pênaltis.

Pênaltis

Na disputa, Caires marcou o primeiro para o Timão, em seguida, Vilela empatou para o Palma; na segunda cobrança do Corinthians, Deives, nosso capitão e camisa 10, chutou e o goleiro defendeu; Raúl Campos não perdoou e marcou, deixando os espanhóis na frente: 2x1. Matheus, autor dos dois gols corinthianos, bateu e fez o segundo do Corinthians. Na última cobrança, Nunes bateu e fez, dando a vitória para o Palma.

ANÁLISE FINAL

Apesar do empate, foi um jogo difícil para o Corinthians, e era natural que fosse assim. O Palma é o atual sexto colocado da liga espanhola e está em meio de temporada. Acreditamos que a intenção da comissão técnica, ao ir para a Espanha na pré-temporada, era essa mesma: impor ao elenco um nível extremo de dificuldades, para que eles já começassem a temporada oficial a mil por hora. 

De um modo geral, foi um jogo difícil contra o Palma. A equipe espanhola foi superior durante boa parte do jogo, pressionando o Corinthians e criando muitas chances, que só não viraram gol porque Tiago estava em grande forma. Mesmo assim, a segunda metade do primeiro tempo acabou funcionando, e foi o principal momento do Timão no jogo. Com Deives inspirado (pra variar) e Matheus preciso, viramos o placar e ficamos perto da vitória. Faltou, talvez, voltar para o segundo tempo com mais "sangue nos olhos" e ter tentado resolver de vez o jogo. No fim, o empate (merecido) do Palma acabou acontecendo, e uma virada não teria sido injusta. No fim das contas, foi um jogo de aprendizados e que certamente valeu a pena o Corinthians ter disputado.

Agora, o Timão volta para o Brasil, onde a temporada se inicia oficialmente no dia 18 de março, contra o Atlântico Erechim, em jogo válido pela Supercopa do Brasil.

FICHA TÉCNICA - CORINTHIANS 2 (2)X(3) 2 PALMA FUTSAL (ESP)

Ginásio: Poliesportivo Miquel Ángel Nadal
Competição: Torneo Conecta Balear - Ciudad de Manacor
Data: Domingo, 01/03/2020, às 14:30
Arbitragem: Néstor Juan e Diego Martínez
Cartões Amarelos: Nunes e Barrón (Palma); Nenê e Tiago (Corinthians)
Gols: Matheus (Corinthians), 17' e 20'; Eloy Rojas, 1', e Raúl Campos, 29' (Palma)
Corinthians: Tiago, Batalha, Henrique, Higor e Matheus. Entraram: Deives, Nenê, Murilo, Rafa, Caires e Jackson
Palma Futsal: Nico Sarmiento, Eloy Rojas, Raúl Campos, Rafa López e Vilela. Entraram: Hamza, Lolo, João, Tomaz, Nunes,  Joaki e Carlos Barrón

Escrito por Arthur Kartalian e Victor Consoli, revisado por Daniel Keppler

Siga o autor no Twitter: @altking77  @uhTorugo

Nenhum comentário:

Postar um comentário