ÚLTIMAS

12 de fevereiro de 2020

Corinthians 88x79 Rio Claro: em casa é outra história!

Nesbitt concluindo na dunk! (Foto: Reprodução/NBB)
Na noite desta terça-feira (11), o basquete alvinegro voltou a atuar sob seus domínios e, pra alegria dos poucos torcedores (uma soma de má fase do time com a recuperação da cidade após período de caos no dia anterior) que compareceram ao Parque São Jorge e comandados por uma atuação de gala do bahamense Nesbitt, o Timão venceu a equipe de Rio Claro por 88x79.

A vitória, após dois reveses consecutivos, chega para dar moral aos comandados de Bruno Savignani. Restando apenas nove jogos para o fim da primeira fase, o Corinthians luta para subir alguns degraus na tabela de classificação, tentando ao máximo evitar alguma pedreira logo nas oitavas. Na temporada passada, a primeira após retomar as atividades do basquete, o Timão estabeleceu o novo recorde de um estreante, caindo nas quartas-de-final.

PRIMEIRO TEMPO

Pecos mudou o rumo da partida (Foto: Reprodução/NBB)
O jogo começou com o Corinthians dando um show defensivo. Marcando pressão, com dobras e muita intensidade, o Timão forçava muitos erros dos visitantes, que se mostravam incomodados com tal agressividade defensiva. Porém, como nem tudo são flores, os corintianos não calibraram as mãos antes da partida e, por consequência, os arremessos não caíam, o que impediu a equipe de abrir vantagem logo cedo.

Como exemplo, após seis minutos de jogo apenas Humberto havia pontuado para o alvinegro, com seis tentos. Entretanto, com pouco mais de três minutos para acabar o primeiro quarto, Arthur Pecos substituiu Fischer e mudou o rumo da partida. Entrando no 220, o armador aumentou ainda mais a intensidade defensiva e, junto a Nesbitt e Humberto, forçou três erros seguidos do adversário, finalizando na transição.

Pecos também colocou Nesbitt no jogo, com belas assistências. Ao final do primeiro quarto, o Corinthians havia forçado nove turnovers do adversário, com sete roubadas de bola. Uma defesa digna de playoffs, para um ataque que ainda caminhava a passos lentos. Nas bolas de 3, uma das principais armas ofensivas da equipe, o Timão estava 1/6, mas como limitou Rio Claro a apenas 16 pontos, venceu o período por 22x16.

O segundo quarto começou semelhante ao primeiro. Com muita vontade para defender, o Corinthians dominava Rio Claro do seu lado do seu lado defensivo da quadra e continuava a forçar erros, com destaque para um estouro dos 24 segundos e um toco LINDO de Fischer (1,81) em Ansaloni (2,10) no perímetro, já nos segundos finais do quarto, coroando o belo primeiro tempo defensivo da equipe.

Já o ataque, começou a fluir. Após a entrada de Vezaro, o quinteto se espalhou mais na quadra e começou a achar arremessos mais livres. Ao todo, foram três bolas do perímetro, além do pick and roll entre Fischer e Nesbitt começar a encaixar. Porém, o Timão deu uma leve cansada no quarto, perdendo um pouco de intensidade e, consequentemente, o período, mas, ainda se manteve à frente na partida, pois, graças a 15 pontos e 8 rebotes de Nesbitt no primeiro tempo, o Timão foi pro intervalo vencendo por 41x37.

SEGUNDO TEMPO


No terceiro período, o show individual de Nesbitt apenas continuou. O ala estava doutrinando e, somente ele mesmo conseguiu se parar, quando fez sua quarta falta e teve de rapidamente ser tirado de quadra, já com sua maior pontuação da carreira, ainda no terceiro quarto, quando tinha 23 pontos. Por curiosidade, sua antiga maior marca era contra o próprio Corinthians, quando, jogando pelo Flamengo, anotou 22 pontos.

Jogando com a vantagem em baixo dos braços, o Corinthians optou por não pressionar tão alto na defesa, permitindo que a equipe de Rio Claro diminuísse a vantagem, que chegou a ser mínima – um ponto separava as equipes no segundo final do quarto, quando Robinson conseguiu uma And-One importantíssima para o Timão, que entraria no último quarto vencendo por quatro pontos.

O Corinthians praticamente matou o jogo no início do último quarto. Com outra And-One de Robinson e quatro pontos rápidos para Nesbitt, o Timão voltou a abrir 11 pontos no placar. Nesbitt seria expulso logo após esses quatros pontos seguidos, com uma falta boba no ataque, mas o Timão nem sentiu tanta sua ausência, já que Robinson tomou as rédeas da partida, com a ajuda de Pecos, que distribuiu nove assistências na partida.

No final, o Corinthians, que abriu 10 pontos de vantagem no último minuto, apenas administrou e venceu o jogo no Parque São Jorge, 88x79. Vitória importante que permite o time sonhar com a sexta colocação. A parte boa é que depende bastante de si próprio (se vencer Pinheiros, o próprio sexto lugar, no sábado, encosta de vez no adversário. A parte ruim é a mesma, depende bastante de si próprio...

ANÁLISE FINAL


Vindo de duas derrotas seguidas e apresentando um basquete bem abaixo do esperado, o Corinthians deu a volta por cima em uma vitória tranquila pra cima de Rio Claro, concorrente direto na disputa por melhores colocações na tabela. Utilizando de uma defesa bem agressiva, que encaixotou o ataque adversário em muitos momentos da partida, o Timão só não venceu por uma larga vantagem por causa dos arremessos do baixíssimo aproveitamento nas bolas de 3, que insistiram em não cair (foram apenas 29% de aproveitamento).

No segundo tempo, foi um pouco mais relaxado e, após diminuir a pressão, acabou cedendo alguns arremessos livres ao adversário, que reagiu na partida, chegando a deixar a vantagem em um ponto. Porém, na experiência, a equipe administrou bem a vantagem no 4Q, e venceu sem maiores sustos.

Nesbitt, de longe o melhor da partida, explodiu para 27 pontos, sua maior marca da carreira, e 11 rebotes, carregando a equipe para a vitória. Em noite apagada do backcourt titular, Pecos chamou a responsabilidade e, além de ajudar muito na defesa, ainda distribuiu nove assistências, ficando a uma do duplo-duplo. Wesley e Robinson também fizeram um bom jogo.

Este último, aliás, apareceu no momento mais instável do Corinthians na partida, fazendo uma And-One importantíssima no último segundo do terceiro quarto. O destaque negativo fica por conta de Fuller, mais uma vez bem apagado no jogo. O ‘gringo da fiel’ não vem bem nos últimos jogos e precisa se recuperar urgente, pra ajudar o Timão nessa reta final.

O basquete do Corinthians volta a quadra nesse sábado (15), contra a forte equipe do Pinheiros, fora de casa. Adversário que, inclusive, está logo acima do Timão na classificação. Então, se o Corinthians sonha em tomar esse sexto lugar, precisa começar por esse jogo! A partida será às 12h50, com transmissão da BAND.

Classificação do NBB até 12/02 (Foto: Reprodução/NBB)

NÚMEROS DO JOGO

1º Quarto: Corinthians 22x16 Rio Claro
2º Quarto: Corinthians 19x21 Rio Claro
1º Tempo: Corinthians 41x37 Rio Claro

3º Quarto: Corinthians 26x26 Rio Claro
4º Quarto: Corinthians 21x16 Rio Claro
2º Tempo: Corinthians 47x42 Rio Claro
Total: Corinthians 88x79 Rio Claro

DESTAQUES DO CORINTHIANS

Nesbitt – 27 pontos (75% FG), 11 rebotes, 2 assistências e 36 de eficiência
Arthur Pecos – 13 pontos (54% FG), 3 rebotes, 9 assistências e 24 de eficiência
Robinson – 12 pontos (48% FG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário