O sorteio dos grupos do Paulistão 2020 foi feito em dezembro; Corinthians é o atual tricampeão (Foto: Divulgação/FPF) |
Finalmente vai começar! Após algumas semanas de intensa pré-temporada, com dois jogos disputados pela Florida Cup e muitos treinos para o elenco aderir à filosofia de trabalho de Tiago Nunes, o Corinthians voltará nessa quinta-feira (23) a disputar um jogo oficial. E, como nos últimos anos, a estreia será pelo Campeonato Paulista, o estadual mais forte do Brasil!
O primeiro jogo do Timão será em casa, contra o Botafogo, mas a primeira fase terá ao todo 12 partidas. Por isso, reunimos nossa equipe e decidimos fazer uma busca para saber o que o Corinthians deve esperar de seus adversários na competição. Vai ser um torneio difícil, ou o Timão passa fácil para o mata-mata? Confira!
Água Santa
Fundado em 27/10/1981
Cidade: Diadema
Participações no Paulista: 2
Melhor colocação: 15º lugar (2016)
Desempenho em 2019: 3º lugar na Série A2
Contra o Corinthians: nunca enfrentou *
O Água Santa se destacou no ano passado por ter conseguido a 5ª maior média de público entre todas as divisões do Paulista, levando mais de 5 mil torcedores a seu estádio todo jogo. Eles apoiaram a equipe até as semifinais da Série A2, onde a equipe acabou caindo. Mas a vaga para a A1 que não veio no campo acabou vindo nos bastidores, após ser confirmada a formação do Red Bull Bragantino - uma vaga na elite se abriu e ela caiu no colo do Netuno.
Com o ex-jogador Marcos Assunção como diretor, o clube trouxe 10 novos jogadores para o elenco, que manteve algumas peças de 2019. Entre elas, vale talvez destacar o atacante Felipe Azavedo (ex-América-MG), e os dois atletas vindos de empréstimo do Athletico-PR: o goleiro Caio e o lateral-esquerdo Abner Felipe. Também há um peruano na equipe, o zagueiro Andrés Robles, vindo do Cusco (PER).
No Grupo A do Paulistão, o Água Santa deve disputar a segunda vaga nas quartas com Oeste e Ponte Preta (o Santos é o favorito para a primeira posição). São dois adversários que devem dificultar a vida do Gigante de Diadema, mas se a equipe fizer valer seu mando, frente à torcida, e conseguir se manter longe da briga contra o rebaixamento (que sempre dificulta a campanha), pode ter chances. O desafio é enorme.
Botafogo
Fundado em 12/10/1918
Cidade: Riberão Preto
Participações no Paulista: 55
Melhor colocação: vice-campeão (2001)
Desempenho em 2019: 13º lugar
Contra o Corinthians: 92 jogos (10 V - 35 E - 47 D) *
O Botafogo iniciou sua preparação para o Paulista no dia 26 de dezembro do ano passado, com novidades dentro e fora de campo. Dentro, com a chegada de vários jogadores e de um conhecido do clube: o técnico Wagner Lopes, que teve boa passagem pelo clube em 2014. E fora, por conta do ambiente político que divide a cartolagem em torno do projeto clube-empresa, existente no Botafogo desde 2018.
O elenco, que treinou bastante durante a pré-temporada, possui nada menos que nove jogadores da base (sendo cinco da Copinha desse ano). Além disso, conta com outros destaques conhecidos do público, como o lateral-esquerdo Guilherme Romão, ex-Corinthians, o atacante Diego Cardoso e o meia Gabriel Calabres, ambos ex-Santos.
Com uma equipe recém-montada, é difícil fazer um prognóstico do potencial do time. A esperança é que Wagner Lopes consiga encaixar seu estilo de jogo rapidamente, para que o time consiga a segunda vaga do grupo B - no qual o Palmeiras é franco favorito.
Internacional
Fundado em 5/10/1913
Cidade: Limeira
Participações no Paulista: 24
Melhor colocação: campeão (1986)
Desempenho em 2019: vice-campeão (Série A2)
Contra o Corinthians: 30 jogos (7 V - 6 E - 17 D) *
A Inter de Limeira teve seu ápice na história na década de 1980, quando o clube conquistou seu primeiro e único Paulista, em 1986, bem como outros troféus como a Série B do Brasileirão, em 1988. Com o passar do tempo, as coisas ficaram difíceis e o clube chegou a disputar a quarta divisão estadual, mas se reergueu e entre 2010 e 2019 conseguiu três acessos, voltando à elite de São Paulo após 15 anos ausente. A conquista veio após o vice da Série A2, depois de grande campanha.
A grande novidade da equipe não está em campo, mas no banco: Elano, ex-jogador do Santos e da Seleção Brasileira. Ele auxiliou na montagem do elenco, que esse ano conta com cinco jogadores emprestados de grandes de São Paulo - entre eles o zagueiro João Victor, do Corinthians, o meia Thomaz, do São Paulo e o atacante Lucas Braga, do Santos.
A Veterana volta para a Série A1 do Paulista disposta a não cair de divisão tão cedo. No grupo C, junto com São Paulo, Ituano e Mirassol, ela deve ter dificuldades para lutar por mais que a permanência, e imaginamos que a sua campanha deve ser um desafio constante nesse sentido.
Ituano
Fundado em 24/5/1947
Cidade: Itu
Participações no Paulista: 27
Melhor colocação: campeão (2 vezes)
Desempenho em 2019: 8º lugar
Contra o Corinthians: 25 jogos (1 V - 6 E - 18 D) *
Com um trabalho de base forte e longevo o Galo de Itu chega novamente ao Paulistão como um time destaque do interior de São Paulo. O clube, que já levou o Paulista duas vezes, sonha em mais uma vez conseguir o título, e para esse grande desafio manteve a sua base de 2019 e o seu técnico também. Nas competições de 2019 o Ituano foi até as quartas do Paulista e na Série D do Brasileirão foi ainda mais longe, até a semifinal, garantindo o acesso à Terceirona nessa temporada!
Com isso, foi possível fazer uma preparação bastante segura para essa temporada. Diferente da grande maioria dos times do Paulistão, o Ituano manteve quase todo seu time titular de 2019: nada menos que nove dos 11 jogadores. Não é um elenco com nomes muito conhecidos, ou de rodagem por grandes clubes, mas que aposta muito na base - que ano passado apresentou ao Brasil e ao mundo o jovem Gabriel Martinelli, que hoje brilha no Arsenal (ING).
Nossa expectativa é que o Ituano mais uma vez chegue forte ao Paulista. O trabalho de Juninho vem sendo muito bem executado no clube ao longo dos anos, e essa continuidade faz com que um sonho de título seja possível, ainda que muito distante. Mas, se aconteceu em 2014, por que não sonhar com mais um troféu? Mesmo assim, cremos que a meta da equipe inicialmente é passar de fase - o que achamos bem possível, onde pegaria talvez o São Paulo? Dúvidas, dúvidas.
Mirassol
Fundado em 9/11/1925
Cidade: Mirassol
Participações no Paulista: 10
Melhor colocação: 7º lugar (2 vezes)
Desempenho em 2019: 12º lugar
Contra o Corinthians: 8 jogos (3 E - 5 D) *
O Mirassol não tem boas lembranças do último Paulista. A equipe brigou contra o rebaixamento novamente, mas lutou e conseguiu manter na A1. A esperança do torcedor por um 2020 melhor, porém, se renovou no segundo semestre, com a boa campanha realizada na Copa Paulista, onde o time chegou até a semifinal.
Na pré-temporada, o Mirassol jogou três amistosos de preparação para o estadual, sendo dois ainda em dezembro passado e um agora em janeiro. A equipe venceu os três adversários (Votuporanguense, Barretos e Monte Azul).
O elenco montado para a disputa do Paulista é mesclado, contando com jovens e atletas experientes. Entre seus destaques podemos citar o zagueiro Diego Giaretta, o volante Paulo Roberto - ele mesmo, o ex-Corinthians e que defendeu o Fortaleza em 2019), e os meias Camilo e Chico (ex-Ceará). Camilo, aliás, já teve passagens anteriores pelo clube e é querido pela torcida.
O objetivo do Mirassol é se manter longe da briga contra o rebaixamento. No mesmo grupo de Ituano, São Paulo e Inter de Limeira, podemos dizer que será uma disputa equilibrada, de modo que tudo é possível, até mesmo uma classificação às quartas. Afinal, a viagem até Mirassol é longa e o calor é forte. Se o time fazer valer o fator campo...
Novorizontino
Fundado em 1º/3/2010
Cidade: Novo Horizonte
Participações no Paulista: 5
Melhor colocação: 5º lugar (2018)
Desempenho em 2019: 6º lugar
Contra o Corinthians: 4 jogos (1 V - 3 D) *
O Grêmio Novorizontino é uma espécie de "herdeiro" do extinto homônimo que foi vice-campeão paulista de 1990 e foi sensação na época. Fundado em 2010, teve ascensão meteórica no estadual, conquistando três acessos em quatro anos e chegando à Série A1 em 2016. Chegou no mata-mata nos últimos três anos.
Comandada por Roberto Fonseca, o Aurinegro montou uma equipe com diversos jogadores experientes, para enfim conseguir bater de frente com o Palmeiras (pelo quinto ano seguido ambos compartilham o grupo). Podemos destacar, entre eles, os zagueiros Everton Sena (emprestado do Vitória,) e Bruno Aguiar, e o atacante Thiago Ribeiro, que tem passagem por vários clubes do país.
Disputando uma vaga nas quartas com Botafogo e Santo André (considerando que o Palmeiras é favorito no grupo B), não fica difícil imaginar que o clima no Novorizontino é de otimismo. A considerar o histórico de campanhas razoáveis do clube, é de se imaginar que a meta por lá, esse ano, é de novamente atingir as quartas do Paulistão, sem nem sonhar em lutar contra o rebaixamento.
Oeste
Fundado em 25/1/1921
Cidade: Barueri
Participações no Paulista: 10
Melhor colocação: 6º lugar (2011)
Desempenho em 2019: 10º lugar
Contra o Corinthians: 9 jogos (9 D) *
A equipe de Barueri preparou-se para o início da temporada disputando jogos-treinos com equipes do estado de São Paulo e treinando bastante, já que o elenco se reapresentou no dia 18/12/2019 para o início da pré-temporada.
Alguns dos maiores destaques no elenco são os jogadores emprestados pelo Corinthians, que são: Caíque França, Rael, Guilherme Mantuan, Fabrício Oya e Matheus Matias. Por outro lado, perdeu o atacante Fábio, vice-artilheiro da Série B ano passado, para o futebol japonês.
No fim das contas, o elenco do Oeste conta com peças interessantes, porém há posições onde existe uma certa carência de qualidade técnica. Isso pode custar caro, especialmente por conta do grupo onde o clube está (A) onde terá que disputar as vagas nas quartas-de-final com Santos, Ponte Preta e Água Santa.
Palmeiras
Fundado em 26/8/1914
Cidade: São Paulo
Participações no Paulista: 104
Melhor colocação: campeão (22 vezes)
Desempenho em 2019: 3º lugar
Contra o Corinthians: 206 jogos (68 V - 61 E - 77 D) *
Assim como o Timão, o Palmeiras fez sua preparação para o Campeonato Paulista na Florida Cup, empatando sem gols contra o Atlético Nacional (COL) e vencendo o New York City (EUA) por 2x1. A programação nos Estados Unidos foi de treinos em dois períodos, e todos os jogadores foram usados nas partidas disputadas.
No elenco, a equipe do recém-contratado Vanderlei Luxemburgo é um pouco diferente da de 2019. Foi feita uma limpa de jogadores que não estavam nos planos do treinador. Mesmo assim, como não houve grandes contratações, os destaques do time seguem sendo os mesmos do ano passado, como o goleiro Weverton, o (agora) zagueiro Felipe Melo, os meias Bruno Henrique, Gustavo Scarpa e Ramires e os atacantes Dudu e Willian. Vale ainda citar a promessa Gabriel Verón, que em poucos jogos ano passado caiu nas graças da torcida e pode incomodar em 2020.
O Palmeiras passou 2019 em branco e isso deve ter gerado insatisfações internas, pois o clube vem investindo bastante no futebol recentemente - não à toa a cobrança da torcida vem sendo grande. Por isso, o clube entra no Paulistão (ex-Paulistinha, para eles) com promessa de apresentar um time mais competitivo, com mais posse de bola e que ataque o adversário. A meta é clara: impedir o tetracampeonato estadual do Corinthians. O que vocês acham Fiel, eles vão conseguir?
Ponte Preta
Fundado em 11/8/1900
Cidade: Campinas
Participações no Paulista: 57
Melhor colocação: vice-campeão (7 vezes)
Desempenho em 2019: 9º lugar
Contra o Corinthians: 100 jogos (21 V - 23 E - 56 D) *
O ano de 2019 da Ponte Preta foi decepcionante dentro e fora de campo. Fora dele, um colegiado foi criado para amenizar o ambiente. Dentro dele, a aposta é que o técnico Gilson Kleina consiga fazer o time render.
A Macaca viveu uma verdadeira transformação, para essa temporada, trazendo nada menos que 13 novos jogadores. O grande nome é, talvez, o do ponta Apodi, com passagens por vários clubes do Brasil, mas também vale citar o zagueiro Cléber Reis, que jogou no Corinthians entre 2013 e 2014. Além disso, 16 saídas foram oficializadas pelo clube e restando no elenco apenas oito atletas da temporada passada. Entre eles, o goleiro Ivan, titular da seleção brasileira pré-olímpica, e o atacante Roger, artilheiro da equipe no ano passado e que é um conhecido da Fiel.
O maior problema que a Ponte deve enfrentar no Paulista deve ser a falta de entrosamento, devido à grande quantidade de novas caras no clube. Mas o time conta com jogadores conhecidos nacionalmente e que vão agregar experiência ao elenco, o que ajuda nesse processo. A meta, certamente, é passar de fase, rumo às quartas-de-final.
Santo André
Fundado em 18/9/1967
Cidade: Santo André
Participações no Paulista: 25
Melhor colocação: vice-campeão (2010)
Desempenho em 2019: campeão (Série A2)
Contra o Corinthians: 29 jogos (5 V - 9 E - 25 D) *
A equipe do Santo André realizou duas partidas amistosas, visando a preparação para o Campeonato Paulista. Venceu os dois jogos realizados contra as fracas equipes, E.C. Taubaté e Jacutinga, por 1x0 e 7x0 respectivamente. E busca a permanência no Paulistão.
Assim como nos últimos anos, o elenco montado para a temporada é modesto. Um jogador recém contratado, no entanto, chamou a atenção: Fernando Henrique, goleiro que teve destaque no Fluminense nas grandes campanhas do Tricolor entre 2007 e 2010.
Definitivamente, o Santo André não é mais aquele time super "chato" de se enfrentar como há alguns anos. O clube voltou a Série A1 do Paulista no ano passado, e por isso deve se contentar apenas com a garantia da permanência na elite estadual. Apesar disso tudo, não deixa de ser um clube tradicional, e sabemos como o Corinthians pode sofrer nesse tipo de partida - especialmente quando o jogo é em casa, como no caso dessa edição.
Santos
Fundado em 14/4/1912
Cidade: Santos
Participações no Paulista: 105
Melhor colocação: campeão (22 vezes)
Desempenho em 2019: 4º lugar
Contra o Corinthians: 201 jogos (61 V - 58 E - 82 D) *
O Santos prepara uma mudança de filosofia no futebol. Após não renovar com Jorge Sampoli o clube contará no banco com Jesualdo Ferreira, português de 73 anos, que aproveita a pré-temporada para deixar a equipe com a sua cara, conhecer os jogadores e implementar suas ideias.
Para 2020 o Santos tem alguns nomes novos também no elenco. Em uma troca com o São Paulo, envolvendo Vitor Bueno, o clube trouxe o atacante de 23 anos, Raniel. Outro que veio por meio de troca por o lateral-direito Madson, envolvendo a ida de Victor Bueno para o Grêmio. Mas o time também sofreu perdas importantes, como o goleiro Vanderlei, o zagueiro Gustavo Henrique e o lateral-esquerdo Jorge.
Apesar das pequenas mudanças, a maioria do elenco já se conhece e cumpriu bem seu papel na temporada passada, ainda que tenha falhado em momentos cruciais da temporada, muito por carências em algumas posições (algo que até o momento ainda existe na equipe). Por isso, o Santos dependerá muito, esse ano, da capacidade de Jesualdo de extrair o máximo dos jogadores e fazer um time que não é perfeito jogar sempre no seu melhor. A liderança de Carlos Sánchez pode ser fundamental para isso, bem como os jovens atletas que sempre tem espaço no Santos, como Kaio Jorge.
São Paulo
Fundado em 25/1/1930
Cidade: São Paulo
Participações no Paulista: 90
Melhor colocação: campeão (21 vezes)
Desempenho em 2019: vice-campeão
Contra o Corinthians: 173 jogos (53 V - 54 E - 66 D) *
O São Paulo realizou sua pré-temporada para 2020 com treinos e com a disputa de alguns jogos-treino, como contra as equipes da Caldense-MG e Juventus. Os jogadores se reapresentaram no dia 08/01/2020, como foi com a maioria dos grandes clubes do estado.
O atual vice-campeão paulista conta com uma equipe qualificada e vários destaques individuais, já conhecidos dos corinthianos, como o goleiro Tiago Volpi, o lateral-direito Daniel Alves, os meias Hernanes e Vitor Bueno e os atacantes Alexandre Pato e Antony.
Comandados por Fernando Diniz, o São Paulo quer acabar com o jejum de títulos estaduais, que vem desde 2005. E considerando o potencial da equipe, o time tem de tudo para enfrentar o Corinthians em alguma fase eliminatória da competição. O rival tem chance de título na competição, mas tudo isso depende demais de como Diniz irá desenvolver seu estilo de jogo. Tendo sucesso, o São Paulo terá, e as chances de título aumentam muito.
* NOTA: Os dados se referem apenas a confrontos válidos por edições do Campeonato Paulista e foram extraídos da Stats 247, plataforma interativa sobre os jogos do Corinthians disponível no nosso site
O atual vice-campeão paulista conta com uma equipe qualificada e vários destaques individuais, já conhecidos dos corinthianos, como o goleiro Tiago Volpi, o lateral-direito Daniel Alves, os meias Hernanes e Vitor Bueno e os atacantes Alexandre Pato e Antony.
Comandados por Fernando Diniz, o São Paulo quer acabar com o jejum de títulos estaduais, que vem desde 2005. E considerando o potencial da equipe, o time tem de tudo para enfrentar o Corinthians em alguma fase eliminatória da competição. O rival tem chance de título na competição, mas tudo isso depende demais de como Diniz irá desenvolver seu estilo de jogo. Tendo sucesso, o São Paulo terá, e as chances de título aumentam muito.
* NOTA: Os dados se referem apenas a confrontos válidos por edições do Campeonato Paulista e foram extraídos da Stats 247, plataforma interativa sobre os jogos do Corinthians disponível no nosso site
Nenhum comentário:
Postar um comentário