ÚLTIMAS

2 de janeiro de 2020

Quem são os adversários do Corinthians na Copinha 2020

Taça da Copinha no Pacaembu
O Corinthians inicia sua campanha na Copinha em Franca, rumo à decisão no dia 25, no Pacaembu (Foto: Rodrigo Gazzanel)
Nesta sexta-feira (3) a Fiel finalmente vai poder matar a saudade de ver o Corinthians em campo! E como em todo ano, essa honra vai ficar com nossa equipe sub-20, o Timãozinho, que fará sua estreia na Copa São Paulo de Juniores.

A cidade-sede do torneio que recebe o Corinthians esse ano é Franca, responsável pelo Grupo 11 da primeira fase. E nossos adversários prometem se esforçar para dificultarem o caminho dos nossos meninos, que buscam o 11º título da competição. Vamos conhecê-los um pouco melhor?

Fluminense (PI)

Escudo do Fluminense (PI)

A equipe piauiense volta à Copa SP após nove anos. Nas quatro participações anteriores, entre 2002 e 2011, nunca passou da primeira fase, apesar de na última edição ter "batido na trave" - mas na decisão da vaga, perdeu para o PAEC por 3x1 e ficou em segundo no grupo.

Sediado na capital do estado, Teresina, o clube foi fundado em 1938 por um grupo de motoristas, que lhe deram o nome de Automóvel Esporte Clube. Em 1949, porém, para atrair a simpatia de mais torcedores, o nome foi mudado para Fluminense, com o objetivo de criar uma rivalidade com o Esporte Clube Flamengo, da mesma cidade.

A história do Fluminense no estado, porém, não é muito vitoriosa. A equipe possui apenas um título no profissional, o estadual da segunda divisão de 1967. E ao longo das décadas sofreu na mão de muitos adversários, sofrendo goleadas vexatórias. 

Mas os meninos do Tricolor do Piauí querem mudar essa realidade, e chegam credenciados para isso: a equipe é a atual campeã piauiense sub-19, vencendo na final o tradicional River por 2x0. Além disso, a preparação para a Copinha é tida como uma das melhores já feitas: os jogadores saíram do Piauí no final de dezembro, para realizar treinos e amistosos em Goiânia, onde viraram o ano inclusive. No dia 28, empatou com o Vila Nova, e dois dias depois venceu o Monte Cristo por 3x0.

Confira os inscritos do Fluminense para a Copinha:

GOLEIROS: Sebastião, Gabriel e Anderson Sena;
LATERAIS: China, Wisner, Victor Piauí, Kadim e Pimpão;
ZAGUEIROS: Vinícius, Moisés, Pedro Lucas e Pedro Paulo;
MEIAS: Maurício, Leo, Luan, Anderson Luís, João Guilherme, Wiliam Salvino, Paulo Fabrício, Wylliam Sousa e Davi;
ATACANTES: Tiago, Lucas Camarão, Rai, Lucas Paraíba.

Equipe do Fluminense (PI) sub-20
O Fluminense (PI) fez amistosos em Goiânia em preparação para a Copinha (Foto: Reprodução/Fluminense)

Francana / Rose'n Boys (SP)

Escudos das equipes da Francana/Rose'n Boys

Será a equipe "anfitriã" do grupo. A Francana, que é considerada um patrimônio de Franca, já disputou a Copinha três vezes, entre 2013 e 2019, e esse ano jogará em parceria com o Rose'n Boys FC, clube da mesma cidade.

Conhecida como Veterana, a Francana se orgulha de ser um dos times mais antigos do estado: foi fundada em 1912, tendo uma longa história de participações em campeonatos e atletas revelados - como William, zagueiro do Corinthians entre 2008 e 2010. 

O ponto alto do clube no Campeonato Paulista foi em 1977, quando conquistou a Série A2. Na mesma década, em 1979, o clube fez sua primeira (e única) participação na elite do Campeonato Brasileiro. Mas após isso, a Veterana passou por um declínio, chegando a se licenciar em 2016 e voltando ao estadual no ano seguinte, na Série B (a quarta divisão).

Já o Rose'n Boys tem história mais recente: foi fundado em 2002, na cidade de Cristais Paulista, e posteriormente se transferiu para Franca. Profissionalizou-se apenas em 2017, com o objetivo de disputar no mesmo ano a Taça Paulista, torneio organizado pela Liga de Futebol Nacional. O clube ainda é filiado à Federação Paulista de Futebol, na categoria amador, e possui equipes de diversas categorias, do sub-9 ao Masters!

A parceria Francana/Rose'n Boys começou em março de 2019, após boas exibições do Rose'n Boys em torneios e partidas amistosas, e já foi a campo inclusive nos Jogos Regionais de 2019. Para essa Copinha, o Rose'n Boys veio com a comissão e cerca de 15 atletas, enquanto o restante vem da Francana, incluindo alguns que já disputaram a Copinha ano passado. A preparação vem sendo intensa, e o objetivo é passar de fase, um feito inédito para a cidade.

Nas últimas semanas, entre jogos-treinos e amistosos, o clube empatou com a Ferroviária em 2x2, foi derrotada pelo Botafogo de Ribeirão Preto por 6x3 e venceu o Comercial por 2x1.

Confira agora os inscritos da Francana para o torneio:

GOLEIROS: Djama Santos, Marquinhos e Henrique;
LATERAIS: Iury, Max, Léo Mello e Bruno Henrique;
ZAGUEIROS: Luís Gabriel, Eduardo, Guilherme e Kleber;
MEIAS: Léo Chagas, Luis Fernando, Victor, Alemão, Juninho, Danton, Jordinis, Guilherme, Kaique, Lucas Silva;
ATACANTES: João Gabriel, Carlos, Arthur, Impera, Bruno, Murilo, Léo Alves e Guilherme Vieira.

Equipe da Francana/Rose'n Boys
A Francana/Rose'n Boys se prepara há meses para a Copinha (Foto: Reprodução/Facebook)

Retrô (PE)

Escudo do Retrô FC

Convidado pela Federação Paulista de Futebol para disputar a Copinha, o clube pernambucano fará sua estreia no torneio. Contando com um elenco jovem e inexperiente, que tem uma média de idade de 17 anos, e com apenas dois atletas que já disputaram a Copa São Paulo, a equipe vê a competição como uma grande oportunidade. Mas eles não querem apenas fazer figuração: o objetivo é buscar a classificação para o mata-mata.

O clube é um dos mais novos do torneio: foi fundado em 2016 pelo empresário Laércio Guerra, dono que também é dono de um centro universitário. O projeto, que inicialmente alcançava apenas categorias de base, visava alcançar crianças e adolescentes de baixa renda, acompanhando suas famílias, dando a elas auxílio alimentação, financeiro e de capacitação para mercado de trabalho, por meio de uma rede de empresas parceiras que abrem espaço no mercado para contratação dos pais, mães e responsáveis dos atletas.

Em 2019, porém, ocorreu uma expansão e o clube criou uma equipe profissional, que rendeu frutos logo de cara, conquistando o vice-campeonato da Série A2 estadual, e o acesso à elite para 2020. Para o futuro, a meta é que em até cinco anos a equipe chegue até a segunda divisão nacional.

Outro fator interessante a destacar sobre o Retrô é a sua estrutura: seu centro de treinamento conta com seis campos de futebol, academia, auditório e hotel, que atende atualmente a 452 atletas, de todas as categorias de base do clube. 

Na preparação para a Copinha, o Retrô fez um amistoso no último dia 29/12, vencendo a Perilima/PE por 2x1.

Confira agora os jogadores inscritos pelo Retrô:

GOLEIROS: Renan Araújo e Luiz Felipe;
LATERAIS: Eduardo Ferraz, Arthur de Holanda e Henrique Calabrês;
ZAGUEIROS: Everton Fernandes, Jackson Ramos, Luiz Guilherme e Caio Uchoa;
MEIAS: Christiano Victor, Fernando Ferro, Léo Matos, Richard Rodrigo, Hébert Igor, Jairo dos 
Santos e Alejandro Patrick;
ATACANTES: Caio Neves, Arlan Pedro, Charles Júnior, Vinícius Carrapeta e Sérgio Nogueira.

Elenco do Retrô sub-20
Elenco do Retrô sub-20 (Foto: Reprodução/site oficial)

Tabela dos jogos

3 de janeiro, às 19h15: Francana/Rose'n Boys x Fluminense (transmissão pela FPF TV e MyCujoo)
3 de janeiro, às 21h30: Corinthians x Retrô (transmissão pelo SporTV)
6 de janeiro, às 19h15: Francana/Rose'n Boys x Retrô
6 de janeiro, às 21h30: Fluminense x Corinthians (transmissão pelo SporTV e Rede Vida)
9 de janeiro, às 17h: Retrô x Fluminense (PI)
9 de janeiro, às 19h15: Francana/Rose'n Boys x Corinthians (transmissão pelo SporTV)

Escrito por Daniel Keppler e Felix Penha, revisado por Daniel Keppler 

Nenhum comentário:

Postar um comentário