ÚLTIMAS

3 de janeiro de 2020

Em 2019, futsal do Timão continuou dando frutos

Timão foi campeão quatro vezes em 2019. (Foto: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians)
Timão foi campeão quatro vezes em 2019. (Foto: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians)
Mais um ano se passou e o projeto corinthiano no futsal, mais uma vez, foi um sucesso. Com um dos melhores trabalhos e um dos melhores projetos da modalidade no Brasil, a equipe do Corinthians trouxe várias taças para o Parque São Jorge. Durante o ano de 2019 a equipe disputou inúmeras competições, um total de oito, com 4 títulos conquistados.

A equipe comandada por André Bié segue sendo umas das melhores do país e do continente, com um elenco recheado de estrelas, contando com jogadores de Seleção e algumas surpresas vindo da base corinthiana, que é considerada uma das melhores do Brasil.

As competições disputadas em 2019 foram:

Supercopa do Brasil
Copa Libertadores
Taça Brasil 
Copa Intercontinental de Clubes 
Copa do Brasil
Liga Nacional de Futsal (LNF)
Liga Paulista de Futsal
Copa Paulista de Futsal
 
Das oito, o Timão conquistou a Supercopa do Brasil (1° título), a Copa do Brasil (2° título; bicampeão 18-19), a Liga Paulista de Futsal (19° título) e a Copa Paulista de Futsal (1° título).

COMO O TIMÃO FOI EM CADA COMPETIÇÃO DE 2019:

 

SUPERCOPA DO BRASIL:

Corinthians conquistou a Supercopa do Brasil em 2019. (Foto: José Delmos Menezes Júnior)
Corinthians conquistou a Supercopa do Brasil em 2019. (Foto: José Delmos Menezes Júnior)
Campanha: 2 jogos, 2 vitórias
Resultado: Campeão; título inédito e vaga para a Libertadores de 2019.

A primeira competição disputada do ano de 2019 foi a Supercopa do Brasil. A competição reunia quatro equipes e o campeão tinha vaga garantida para a Libertadores de 2019. Campeonato de tiro curto com apenas dois jogos a disputar, sendo semifinal e final diretas. Os participantes eram:

- Corinthians (Campeão da Copa Brasil)
- Pato Futsal (Campeão da LNF e Taça Brasil )
- Atlântico Erechim (Vice-campeão da Taça Brasil)*
- Marreco Futsal (Cidade sede)

* Pato Futsal foi campeão da LNF e Taça Brasil; com a vaga garantida via LNF,o vice-campeão da Taça Brasil herdou a vaga.

O Corinthians estreou na Supercopa contra o Atlântico Erechim, em um jogo tranquilo. Garantiu a vaga para final com a vitória de 3x0 sobre o time do Rio Grande do Sul.

A final foi disputada contra o time do Marreco Futsal. O time de Francisco Beltrão-PR jogou em seu ginásio lotado, mas não foi o bastante para o derrotar o Corinthians. O jogo começou movimentado e Matheus abriu o placar para o Timão nos primeiros minutos; Juninho, em cobrança de tiro livre, empatou para o Marreco. Max, antes do fim do primeiro tempo, virou o jogo para 2x1. Faltando dois minutos e meio para fim e o Corinthians com o goleiro em quadra, Matheus novamente marcou e empatou o jogo. Segundos após o empate, Batalha virou o jogo restando apenas um minuto e cinquenta segundos para o fim. E pouquíssimo antes do final, Caio sacramentou a vitória por 4x2. Título garantido e classificação inédita para o Libertadores de 2019.


LIBERTADORES

Jogadores do Timão em quadra pela Libertadores 2019. (Foto: Agência Corinthians)
Jogadores do Timão em quadra pela Libertadores 2019. (Foto: Agência Corinthians)
Campanha: 6 jogos, 5 vitórias e 1 derrota
Resultado: 5° lugar; eliminado nas oitavas-de-final.

Com a vaga garantida após o título da Supercopa, o Corinthians chegava como um dos favoritos a Libertadores. Junto da equipe de Carlos Barbosa-RS, o Timão representaria o Brasil na competição. Iniciada em Julho e com sede única, o torneio tinha a primeira fase divida por grupos. O Timão caiu no Grupo C. Os adversários e resultados foram:

Corinthians 3x2 Bucaneros (Venezuela) 
Corinthians 3x1 Nacional (Uruguai)
Corinthians 7x0 SS Bocca (Equador)

Na segunda fase, disputada em mata-mata, aconteceu o duelo brasileiro na competição, que foi considerado uma "final antecipada". As duas melhores equipes da competição, Corinthians e Carlos Barbosa, que eram cotadas a fazer a final, se enfrentaram nas oitavas.

O jogo foi decido no detalhe. Douglas Nunes abriu o marcador com dois minutos de jogo e um minuto depois Lê empatou o jogo. O placar se manteve em igualdade até dois minutos antes do fim, quando Darlan virou partida e deu a vitória ao Carlos Barbosa.




O Carlos Barbosa seguiu até o título, enquanto o Corinthians ainda jogou dois jogos para definir posições, vencendo o San Lorenzo por 2x1 e depois o Bucaneros por 4x1, garantido a 5° colocação na competição.

CAMPEONATO PAULISTA: 

Timão foi campeão paulista no futsal em 2019. (Foto: Marcio Luiz)
Timão foi campeão paulista no futsal em 2019. (Foto: Marcio Luiz)
Campanha: 14 jogos, 10 vitórias, 3 empates, 1 derrota
Resultado: Campeão; 13° título da competição

No Campeonato Paulista de 2019 o Corinthians era o atual campeão e buscava o bicampeonato. Devido a grande jornada de jogos no futsal, alguns jogos foram disputados com a equipe sub-20 da modalidade. Na primeira fase, no grupo B, a equipe terminou invicta e no primeiro lugar, com oito jogos disputados, sendo seis vitórias e dois empates. A fase de mata-mata foi iniciada nas quartas-de-final. Com duas goleadas sobre o Praia Grande e placar agregado de 12x1, o Timão avançou às semis. No primeiro jogo da semifinal, disputado com a equipe sub-20, o Corinthians perdeu o seu único jogo na competição, quando foi derrotado para a AABB por 2x0. No jogo da volta a equipe venceu com diferença de dois gols, com placar de 3x1 no tempo normal, e levou o jogo para a prorrogação. Na prorrogação venceu por 2x0 e a vaga na final foi garantida. A final foi disputada após três meses das semifinais. Para essa final, o Corinthians já não contava mais com o atleta Douglas Nunes, que faleceu.

A final foi um clássico que os torcedores estão acostumados a ver: Corinthians x Magnus. O primeiro jogo, disputado no Parque São Jorge, ficou empatado em 3x3:


A volta, disputada em Sorocaba, foi um grande jogo: o Corinthians começou com tudo e, nos primeiros 10 minutos, já estava 3x0 para o Timão. No segundo tempo, o Corinthians ainda fez mais três gols. Com o placar final de 6x2, o Timão garantiu mais um título para o Parque São Jorge: o bicampeonato 18-19 e o 13° em sua história.


TAÇA BRASIL:

Corinthians em quadra pela Taça Brasil de Futsal. (Foto: Edson Castro / PrimeCom)
Corinthians em quadra pela Taça Brasil de Futsal. (Foto: Edson Castro / PrimeCom)

Campanha: 5 jogos, 3 vitórias, 1 empate, 1 derrota
Resultado: 4°lugar; eliminado na semifinal

Com o título do Campeonato Paulista de 2018, o Corinthians garantiu uma vaga na Taça Brasil de Futsal, umas das competições mais tradicionais do futsal brasileiro. A competição é extremamente disputada e reúne todos os campeões estaduais do Brasil.

Na primeira fase, o Timão disputou o grupo B, ficando em primeiro lugar com 10 pontos. Os resultados e os adversários da primeira fase foram:

Corinthians 3x2 Brasília-DF
Corinthians 2x1 Portuguesa-RJ
Corinthians 6x1 Constelação-RR
Corinthians 0x0 Carlos Barbosa-RS 

Com a primeira colocação do grupo, o Corinthians jogou a semifinal contra o time da casa, o Atlântico Erechim-RS. O time até chegou a sair na frente com Nenê, mas antes do fim do primeiro tempo já estava perdendo por 3x1. No segundo tempo, o Atlântico aumentou o marcador para 4x1. O Timão esboçou uma reação: Caio e Deives fizeram os gols (4x3), mas o Atlântico soube aproveitar o fato do Corinthians estar jogando com o goleiro linha e fechou o placar em 5x3.

Após o jogo, naquela noite, ocorreu a morte do jogador Douglas Nunes.

COPA INTERCONTINENTAL DE CLUBES:

Jogadores do Timão disputam a bola contra jogador do Barcelona pelo Mundial. (Foto: Divulgação / LNFS)
Jogadores do Timão disputam a bola contra jogador do Barcelona pelo Mundial. (Foto: Divulgação / LNFS)
Campanha: 4 jogos, 2 vitórias, 2 empates
Resultado: 3° lugar; eliminado na semifinal

Pela a primeira vez em sua história, o futsal do Corinthians foi convidado a disputar o torneio Intercontinental de Clubes de Futsal, em Bangcoc, na Tailândia. O Timão foi como um dos representantes da CONMEBOL na competição.

O regulamento era: nove equipes formam três grupos de três equipes e disputam a competição todos contra todos, em sistema de pontos corridos. O campeão de cada grupo e o melhor segundo colocado fazem a semifinal em partida única. Os vencedores fazem a final em partida única.

Corinthians jogou no grupo B e classificou-se às semifinais como o melhor segundo colocado. Os resultados e confrontos da primeira fase foram:

Corinthians 3x1 Shenzhen Nanling-CHN
Corinthians 1x1 Barcelona-ESP 

A semifinal reservou um conforto brasileiro - que podemos dizer que, hoje, é o maior clássico do futsal brasileiro e paulista - Corinthians x Magnus. No primeiro tempo foi um jogo muito disputado com chances de gols para os dois lados, mas o placar ficou no 0x0. Já no inicio do segundo tempo, Leozinho abriu o placar e deixou o time de Sorocaba na frente. Depois do gol, o jogo foi só do Corinthians, que pressionou muito, perdendo inúmeras chances de gols para empatar a partida. O empate aconteceu a 17 segundos do fim, com o goleiro linha na quadra. Em uma jogada de troca de passes muito rápida, Caio empatou o jogo em 1x1, levando o jogo para prorrogação. Na prorrogação, o jogo manteve-se empatado, indo assim para o pênaltis. Na disputa de pênaltis, o Corinthians desperdiçou a primeira cobrança e a equipe do Sorocaba foi perfeita, convertendo todos os pênaltis que bateu, garantindo sua classificação para a final.


Na disputa do terceiro lugar o Corinthians enfrentou o Barcelona novamente e foi muito bem, vencendo por 4x2 e garantindo a terceira posição do Mundial de Clubes.


LIGA NACIONAL DE FUTSAL (LNF) 

Corinthians foi eliminado pelo Joinville na Liga Nacional. (Foto: Agência Corinthians)
Corinthians foi eliminado pelo Joinville na Liga Nacional. (Foto: Agência Corinthians)
Campanha: 22 jogos, 12 vitórias, 4 empates, 6 derrotas
Resultado: Eliminado nas quartas-de-final

No principal campeonato de futsal do Brasil, o Corinthians, novamente, parou nas quartas e não conseguiu o objetivo de ser campeão. Com isso, a busca pelo bicampeonato foi adiada. A equipe, mais uma vez, fez uma ótima primeira fase, classificando na segunda colocação geral, empatada em pontos com o líder. Nesta fase foram 18 jogos, com 11 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. Nas oitavas, o Timão enfrentou a equipe paulista Intelli.  No primeiro jogo, o Corinthians foi derrotado por 2x0. Na volta, o Timão devolveu a diferença de dois gols com o resultado no tempo normal em 4x2 e, na prorrogação, o empate em 0x0 classificou a equipe para quartas de final.


Nas quartas-de-final, contra a forte equipe do Joinville, o primeiro jogo foi disputado em Santa Catarina. O Timão saiu derrotado por 3x1. Na volta, disputada no Parque São Jorge, era necessária uma vitória. Em um jogo repleto de polêmicas de arbitragem, o resultado final foi de 2x2 e o Corinthians acabou eliminado.


COPA DO BRASIL

Corinthians foi bicampeão da Copa do Brasil em 2019. (Foto: Yuri Gomes / Elite Comunicação)
Corinthians foi bicampeão da Copa do Brasil em 2019. (Foto: Yuri Gomes / Elite Comunicação)
Campanha: 8 jogos, 5 vitórias, 2 empates, 1 derrota
Resultado: Campeão

A Copa do Brasil é um campeonato novo no cenário do futsal brasileiro. O Corinthians era o atual campeão e buscava o segundo título. A competição era disputada em mata-mata direto. Nas oitavas, o Corinthians venceu o Minas nos dois jogos, por 4x2 e 3x1. Nas quartas enfrentou o Balsas, e, após o empate no primeiro jogo por 2x2, o Timão goleou por 5x0, avançando à semifinal. A semifinal foi principal confronto na competição: quem avançasse de fase seria amplo favorito na final. O confronto era contra o Marreco Futsal. No primeiro jogo, no Ginásio Wlamir Marques, o Timão foi derrotado por 1x0. Na volta, o Corinthians precisava vencer. E conseguiu: na casa do Marreco, vitória no tempo normal por 3x2. O terceiro gol foi convertido faltando 17 segundos do fim, levando o jogo aos pênaltis. Nos pênaltis, o goleiro Schutt brilhou, pegando duas cobranças. Novamente festa corinthiana em Francisco Beltrão, igual aconteceu na Supercopa. 


A final foi com um adversário mais tranquilo, o Horizonte-CE. O primeiro jogo terminou empatado em 1x1. E, no Parque São Jorge, goleada por 7x0 - Timão campeão em casa, para a festa da Fiel.


LIGA PAULISTA DE FUTSAL

Timão também levantou a taça da Liga Paulista de Futsal em 2019. (Foto: André Anselmo / Ag. Corinthians)
Timão também levantou a taça da Liga Paulista de Futsal em 2019. (Foto: André Anselmo / Ag. Corinthians)
Campanha: 13 jogos, 9 vitórias, 2 empates, 2 derrotas
Resultado: Campeão; 5° título da competição

A última competição do ano, a Liga Paulista, teve início em setembro. O Corinthians, por conta de seu grande calendário, jogou a maior parte da competição com o time sub-20.

Na primeira fase, no grupo B, o Timão classificou-se em segundo lugar. Nas quartas-de-final, ainda com equipe sub-20, o Corinthians venceu por 5x2 e empatou por 2x2 contra a Indaiatuba, classificando para as semis. Já na semifinal, o Corinthians jogou com o principal, pois já estava eliminado na LNF e não tinha mais jogos no ano. Contra o Santo André o Timão venceu duas vezes, por 5x2 e 2x1. A final foi, novamente, contra o time da Magnus. Em um jogo nervoso, aconteceu uma briga generalizada entre os jogadores das equipes e a partida ficou parada por cinco minutos. A equipe do Magnus decidiu abandonar a partida e, com isso, o Corinthians se sagrou campeão.

Jogadores Utilizados em 2019

Elenco do futsal do Timão em 2019. (Foto: Divulgação)
Elenco do futsal do Timão em 2019. (Foto: Divulgação)
Goleiros: Tiago, Schutt e Obina.
Fixos: Nenê, Batalha e Daniel. 
Alas: Caio, Neguinho, Renatinho, André, Murilo, Café, Rafa, Henrique e Matheus.
Pivôs: Kauê, Guilhermão, Higor de Souza, Deives e Douglas Nunes.

Artilheiros no ano

Artilheiro do Timão no ano, Matheus comemora gol pelo clube. (Foto: André Anselmo / Ag. Corinthians)
Artilheiro do Timão no ano, Matheus comemora gol pelo clube. (Foto: André Anselmo / Ag. Corinthians)
Matheus - 27 gols
Batalha, Deives, Douglas e Murilo - 17 gols
Higor - 13 gols
Guilhermão - 12 gols
Nenê - 11 gols

Outros marcadores ao decorrer do ano: Café, 9; Renatinho, 8; Henrique, 7; Neguinho, 6; André, 5; Rafa, 4; Kauê, 3; Daniel, 2.


ANÁLISE FINAL

Multicampeão pelo Timão, André Bié continua como técnico do clube. (Foto: Divulgação)
Multicampeão pelo Timão, André Bié continua como técnico do clube. (Foto: Divulgação)
O projeto do Corinthians no futsal já está mais do que consolidado no Brasil. O trabalho com mais de dez anos continua rendendo frutos e títulos. Com um sub-20 também muito consolidado, o Corinthians hoje é uma referencia do esporte como um dos maiores times.

O fato de não ter sido campeão nos campeonatos principais - Libertadores, Liga Nacional de Futsal e Mundial de Clubes não apaga o saldo positivo do ano: foram oito competições disputadas e quatro títulos conquistados.

O que é impossível de negar, no entanto, foi o quando a equipe se abalou com a tragédia que vitimou o nosso jogador Douglas Nunes, morto após ter sido baleado na saída de uma boate, em agosto. Sua perda causou enorme comoção no esporte e entre todos os corinthianos, até entre os que não acompanham de perto o futsal. Era um atleta exemplar e um integrante insubstituível do elenco. Aqui, deixamos nossa pequeno tributo e reconhecimento ao nosso eterno camisa 9!

Em relação ao restante do elenco, o principal destaque no ano foi Matheus, jovem atleta que vendo sendo cobiçado por muitos times da Europa, que terminou o ano de 2019 com 27 gols. Outros destaques foram Batalha, Murilo, Nenê e Deives, sendo esses dois últimos ídolos da torcida.

É importante lembrar que o projeto segue firme: o técnico André Bié e a base do time de 2019 continuam no clube para o ano de 2020. Torcemos para que esse novo ano venha com mais conquistas para o futsal corintiano.

Escrito por Félix Penha. Revisado por Arthur Kartalian.

Nenhum comentário:

Postar um comentário