ÚLTIMAS

4 de janeiro de 2020

Corinthians 2x0 Retrô (PE): vitória na raça

Xavier, do Corinthians sub-20
Xavier comemora o primeiro gol do Corinthians na Copinha (Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians)
A estreia do Corinthians na Copinha 2020 foi como tinha que ser, em se tratando de Timão: com muita raça durante os 90 minutos. E felizmente, mesmo com as difuldades causadas pela chuva que aos poucos foi encharcando o gramado, toda o esforço dos garotos foi premiado com uma vitória por 2x0 sobre o Retrô (PE), deixando os corinthianos na ponta do Grupo 11.

1º tempo: pouca inspiração e um gol anulado

Reestreando no sub-20 após treinar o profissional do Corinthians na reta final de 2019, Coelho viu sua equipe ter dificuldades para criar jogadas e pressionar os bem treinados garotos da equipe de Pernambuco. Afinal, o adversário não era uma equipe inocente: como mostramos no nosso guia pré-Copinha, o Retrô possui grande estrutura de treinamento, graças a um investimento milionário de seu dono e das empresas parceiras. Foram deles, inclusive, os primeiros lances de ataque: aos 4 minutos, Jairo alçou a bola na área e forçou Guilherme a sair do gol para afastar; e aos 11, Hebert Igor cobrou falta com qualidade, para grande defesa do goleiro corinthiano.

Com o tempo, o Corinthians foi encaixando o time em campo, e diminuindo o ímpeto adversário. Mesmo assim, o volume de jogo do Timão no ataque não se traduziu em muitas chances reais de gol. As mais agudas aconteceram aos 20 minutos, quando o goleiro Renan saiu com os pés e evitou um gol certo, e principalmente aos 34, quando Lucas Piton cruzou e Walisson, em condição, marcou - mas o gol foi anulado incorretamente pela arbitragem. Timãozinho prejudicado!

Ainda houve tempo para dois lances perigosos de Gabriel Pereira, no fim da primeira etapa: aos 43, o Retrô impediu a finalização do meia após grande jogada dentro da área. Na cobrança de escanteio, ele recebeu a bola na entrada da área e finalizou, muito perto do gol! Mas o placar ficou mesmo em 0x0.

2º tempo: muita chuva e esforço premiado

O Corinthians voltou do intervalo com Cauê, que entrou na equipe no lugar de Richard. Mas o segundo tempo começou da mesma forma que o primeiro: com o goleiro Guilherme fazendo grande defesa em cobrança de falta de Hebert Igor, agora aos 5 minutos.

Mas dessa vez, o Corinthians se achou em campo mais rapidamente: aos 8, Walisson furou ao tentar aproveitar cruzamento rasteiro dentro da área; aos 12, foi a vez de Vitinho tentar de longe, mas Renan fez defesa fácil. Dois minutos depois, Cauê cruzou da esquerda, mas ninguém alcançou. O gol estava amadurecendo!

Com 18 minutos, Coelho promoveu a segunda mudança no Corinthians: entrou Léo Pereira, no lugar de Walisson. E ele teve sua primeira chance logo na sequência, aos 22: ele recebeu a bola sozinho, na entrada da grande área, mas demora a finalizar e permite que Renan saia do gol e recupere a bola. A essa altura, a chuva já caía forte em Franca, e o gramado rapidamente começava a ficar encharcado.
Léo Pereira, do Corinthians sub-20
Léo Pereira perdeu grande chance no 2º tempo (Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians)
Vitinho saiu aos 25 minutos, para dar lugar a Adson. No minuto seguinte, a terceira defesa de Guilherme em cobranças de falta de Hebert Igor. Essa, com grande dificuldade, devido à chuva.

Aos 34, mais Corinthians no ataque: Cauê forçou renan a fazer bela defesa após cobrança de escanteio. Em seguida, a última mudança na equipe: Lucas Pires, no lugar de Gabriel Pereira.

E então, aos 36, finalmente o Corinthians abre o placar! Após mais um escanteio, a zaga do Retrô se enbanana na hora de tirar a bola, e Xavier aproveita para só empurrar para o gol: Corinthians 1x0!

Animado, o Timãozinho foi pra cima, e quatro minutos depois marcou mais um: Ruan Oliveira cobrou falta de longe, e a bola bateu na barreira para voltar aos seus pés. Praticamente do mesmo lugar, ele manda a bolba, que dessa vez afunda o gol do Retrô: 2x0, para festa da torcida no Lanchão!

Lucas Piton ainda teve a chance de transformar a vitória em goleada, aos 44 minutos, mas sua cobrança de falta foi direto nas mãos de Renan. Final de jogo: Corinthians 2x0, líder de seu grupo!
Lucas Piton, do Corinthians sub-20
Lucas Piton fez boa exibição na lateral esquerda (Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians)

Análise final

Foi uma estreia como muitas outras protagonizadas pelo Timãozinho em Copas SP: não tão fáceis como poderia ser. Mas isso não é tão preocupante quanto pode parecer, já que não é exatamente comum o Corinthians produzir goleadas históricas em estreias no torneio. Comum, sim, é isso que vimos nessa sexta: um time superior, mas com dificuldades de impor seu ritmo de jogo e aproveitar o volume ofensivo para criar chances reais de gol.

Mas é fato, também, que a boa organização do Retrô dificultou bastante nossos jogadores, especialmente no meio-campo. Foram pelo menos quatro oportunidades de gol, onde contamos com intervenções importantes do nosso goleiro Guilherme para evitar os tentos!

Ele, aliás, foi um dos destaques da partida. Foi importante para a torcida perceber, de antemão, que temos um goleiro seguro defendendo nosso gol. Lucas Piton, que já fez boas exibições no profissional, teve seus bons momentos na partida, especialmente no apoio, e jogadores como Walisson e Léo Pereira se esforçaram demais, mas sem sorte. Sem falar, claro, em Ruan Oliveira, que foi muito feliz no chute que resultou no segundo gol corinthiano.

O Timão volta a campo na próxima segunda-feira (6), contra o Fluminense (PI), às 21h30. O jogo terá transmissão de SporTV e Rede Vida.

Ficha técnica: Corinthians 2x0 Retrô

Torneio: Copa São Paulo de Juniores, 2020 / Primeira Fase
Data: Sexta-feira, 3 de janeiro de 2010 às 21h30
Estádio: Municipal Dr. José Lancha Filho, Franca/SP
Árbitro: João César Ferreira da Silva Júnior
Assistentes: Leonardo Lourenço Marchiori e Jose Lucas Cândido de Souza

CORINTHIANS: Guilherme Vicentini; Daniel Marcos, Felipe Torres, Ronald e Lucas Piton; Xavier, Richard (Cauê), Vitinho (Adson) e Ruan de Oliveira; Gabriel Pereira (Lucas Pires) e Walisson (Léo Pereira). Técnico: Dyego Coelho
RETRÔ: Renan; Arthur, Guilherme, Caio e Eduardo; Ferro, Leonardo (Christiano), Jairo (Sérgio) e Hebert Igor (Richard); Carrapeta e Charles (Arllan). Técnico: Thiago Oliveira de Souza
Gols: Xavier, Ruan de Oliveira (Corinthians)

Escrito e revisado por Daniel Keppler

Nenhum comentário:

Postar um comentário