Quando iniciamos o Corinthians 247, em dezembro do ano passado, tínhamos em mente um objetivo claro: fazer desse site um espaço para debater o nosso Timão dentro e fora de campo, dando espaço não apenas para o futebol, mas também a outras modalidades que levam nosso nome e escudo pelo mundo afora, como o futebol feminino, o basquete, o futebol americano, o Free Fire (e recentemente, o rugby). Dois meses depois, podemos nos orgulhar de dizer: estamos conseguindo!
Aos pouquinhos, fomos dividindo nossas ideias e opiniões por aqui (e também nas redes) e construindo uma audiência fiel e participativa, que comenta, compartilha, elogia e corneta (às vezes é bom!). E quem diria: daquele 29 de dezembro de 2019 pra cá, já são 99 textos aqui no site, onde temos gerado grandes debates e reflexões!
E para comemorar tudo isso, decidimos fazer do nosso texto número 100 uma celebração de tudo o que já fizemos por aqui. E vamos fazer isso relembrando os 12 textos que geraram mais impacto entre nossos leitores. Vamos lá?
Dica: clique no título para reler as matérias!
ESPECIAL 20 ANOS DO MUNDIAL - PARTE 1: A HISTÓRIA POR TRÁS DO TORNEIO
Começamos com um dos primeiros textos a serem planejados pela nossa equipe, e também se tornou um dos primeiros a serem publicados: a abertura de uma série especial de matérias sobre o aniversário de 20 anos do nosso primeiro título Mundial de Clubes. Nesse primeiro texto, decidimos contar os bastidores da criação da competição, para mostrar que ele não foi um torneio criado às pressas pela FIFA, mas sim fruto de um interesse quase secular da entidade, sempre barrado por lobbys de federações europeias e sulamericanas.Continuamos essa série com outros quatro textos. Na Parte 2, falamos sobre a partida mais importante do Corinthians na fase de grupos, contra o Real Madrid (ESP). Na parte 3, contamos um pouco sobre como a transmissão do torneio caiu no colo da Bandeirantes e sobre o boicote fracassado da Globo à competição, que transformou a audiência da TV aberta naquele janeiro de 2000, com a Band líder no horário nobre!
Na Parte 4, decidimos fazer um "pós-jogo retrô" da final histórica entre Corinthians e Vasco. Assistimos a toda a partida e escrevemos uma resenha contando os melhores lances do jogo. E na Parte 5, por fim, fizemos uma linha do tempo em formato de infográfico, mostrando como foi a cobertura do Mundial a partir da visão do jornal Marca, de Madrid (ESP).
DEFENDER O PARQUE SÃO JORGE É DEFENDER O CORINTHIANISMO
Esse texto, que é o mais lido do site até hoje, foi um manifesto em defesa do nosso Parque São Jorge. Era um momento em que se debatia, nas redes sociais, a possibilidade de vender parte da nossa sede, ou ela toda, para sanar dívidas ou enxugar o clube.Resolvemos, então, nos posicionar contra, em um texto contando todo o contexto em que nossa sede foi construída e tudo o que ela representa em valores e sentimentos ao Corinthians e aos corinthianos. Além disso, mostramos como o nosso Timão sempre prezou e valorizou sua poliesportividade, tendo conquistado sua primeira taça no pedestrianismo e se destacando em diversas modalidades ao longo da história, como no basquete dos anos 1960.
A NOVA CRONOLOGIA DOS ESCUDOS DO CORINTHIANS
Um texto especial, por diversos motivos! Primeiro por ter a colaboração de duas pessoas muito importantes para o Corinthians: o historiador Fernando Wanner e o professor Celso Unzelte, eterno guardião da nossa história. Segundo pelo tema do qual ele fala: a história da evolução dos escudos do Corinthians, que continha erros e foi corrigida!Detectamos um problema na cronologia dos escudos ao elaborar nosso site, e contatamos Unzelte na esperança de descobrir qual era o erro. Após conversas com ele, e a participação do Fernando, pudemos descobrir, juntos, tudo o que precisava ser corrigido, jogando luz em uma época onde os registros da história corinthiana ainda são escassos.
Foi um orgulho para nós sabermos, em primeira mão, que talvez o escudo "CP" tradicional do Corinthians não seja exatamente o primeiro da nossa história, e que nos primeiros anos de Corinthians a equipe usou vários escudos paralelamente. E também foi um orgulho ter acesso à cronologia corrigida da evolução dos nossos símbolos, que publicamos nessa matéria logo após o Fernando ter divulgado em seu Instagram. Sempre seremos gratos a ele e ao Celso por essa matéria!
UMA CARTA PARA RALF
Esse texto, na verdade uma carta, foi feita após a saída de Ralf ser confirmada pelo Corinthians. Foi pensado para servir como uma homenagem ao jogador e tudo o que ele representou no Timão nesses 10 anos de casa. Além disso, também dizemos, no fim, um histórico completo de sua passagem pelo Corinthians.Um mês depois, outro texto foi feito, relacionado a este: uma outra carta ao jogador. Dessa vez, porém, o texto foi motivado pela entrevista dada pelo Ralf ao Globo Esporte, onde ele revela mágoas com o clube e dá outras declarações, que ao nosso ver soaram estranhas. Então, quisemos responder.
O CORINTHIANS E SEU PAPEL NA REPRESENTATIVIDADE FEMININA NO FUTEBOL
Um belo artigo opinativo, onde demonstramos como o Corinthians vem ajudando a elevar a representatividade da mulher no futebol ao tratar a modalidade a sério, com apoio dentro e fora de campo e ações como a total profissionalização das atletas, que tinha sido anunciada naquela semana.No texto, fizemos um resumo sobre como é importante a igualdade de tratamento entre atletas homens e mulheres no futebol, para que elas tenham a merecida visibilidade dentro do esporte. E também demos nossos palpites sobre quais deveriam ser os próximos passos para que esse processo não pare, e continue a crescer!
ORÇAMENTO 2020 DO CORINTHIANS: PREVISÃO OU ILUSÃO?
Nessa matéria, falamos sobre a aprovação da previsão orçamentária 2020 do Corinthians. A proposta gerou muito debate nas redes sociais, por causa de alguns pontos que ficaram obscuros e que geraram dúvidas. Para tanto, analisamos o documento encaminhado aos conselheiros do clube, com as contas da previsão e suas justificativas.A partir dessa análise, fizemos então alguns questionamentos sobre certas previsões feitas, como por exemplo o faturamento da Arena Corinthians em dias de jogos, o valor dos direitos de TV e a economia a ser supostamente feita com o pagamento de juros a bancos.
OS INCOMODADOS QUE SUMAM DO PARQUE SÃO JORGE
Produzimos esse texto opinativo após dois fatos importantes envolvendo o Corinthians: a divulgação de uma matéria no Globo Esporte, sobre uma suposta insatisfação de alguns jogadores do time com as novas regras apresentadas por Tiago Nunes nos treinos e dia a dia do elenco; e a derrota da equipe para o Água Santa, pelo Paulista.A partir disso, analisamos se as regras da tal "cartilha" eram mesmo, afinal, tão rígidas assim e buscamos entender o que causaria tanta insatisfação, a ponto de alguns atletas irem reclamar delas com a diretoria. E opinamos sobre a quebra de cultura que está sendo promovida no Corinthians, com a troca de uma filosofia que já dura 10 anos no clube por outra, muito diferente. E, como o título já fiz, fizemos um convite bem sincero àqueles que não estão dispostos a cooperar com o Timão...
PERFIL: MOVIMENTO CORINTHIANS GRANDE
Foi a estreia de uma série, que faremos aqui no site, sobre os movimentos e grupos políticos que, hoje, participam da rotina do Corinthians. Para começar, convidamos o Movimento Corinthians Grande, grupo de oposição à atual diretoria e que foi representado por Felipe Ezabella, Fernando Alba e Fábio Carrenho, para contar um pouco mais de suas ideias e valores, e também para responder algumas perguntas.Na entrevista, foram feitas 15 perguntas, onde o MCG pôde opinar sobre diversos assuntos, como: clube-empresa, as crescentes dívidas do clube, o comportamento do Corinthians no mercado de atletas, e se o Flamengo pode ser considerado um exemplo de reestruturação para o Timão.
UMA CARTA PARA TIAGO NUNES
Mais uma carta que publicamos aqui no Corinthians 247, essa especial. Afinal, foi escrita pelo Iúri Medeiros, do grande Corinthians Scouts, canal de análises que produz muito conteúdo de qualidade sobre o Timão!Nela, Iúri se dirige diretamente ao nosso treinador, Tiago Nunes, dividindo com ele as angústias e medos do torcedor corinthiano com a fase difícil que o time vive, mas ao mesmo tempo mostrando que confia em seu trabalho e fazendo votos para que as coisas mudem rápido e ele consiga erguer a equipe, rumo a uma grande temporada. Vale a pena ler!
OBRIGADO POR TUDO, JADSON
Esse artigo foi produzido no mesmo dia em que foi anunciada a assinatura da rescisão entre Corinthians e Jadson, que não era cotado para fazer parte do elenco em 2020. Nele, decidimos fazer uma homenagem em forma de biografia profissional do grande J10, desde seu início de carreira, passando pelas suas passagens pelo Corinthians, até a temporada passada.Jadson foi um atleta que chegou de forma inusitada ao Corinthians, em uma troca com o São Paulo envolvendo Alexandre Pato, que era alvo da torcida naquele momento e não tinha mais clima para permanecer no Timão. Ninguém sabia quem ganharia mais com o negócio, mas hoje, após Jadshow passar cinco anos por aqui e ser o maestro de dois títulos brasileiros, não fica difícil dizer: nós fomos premiados nessa. E nesse tempo, tentamos agradecer um pouco por tudo o que pudemos viver graças a esse jogador!
7 MOTIVOS PELOS QUAIS BOSELLI NÃO PODE SER RESERVA NO CORINTHIANS
Nesse texto, decidimos fazer uma análise a fundo do perfil de Mauro Boselli, bem como de seus números com a camisa do Corinthians. O intuito era mostrar, com dados, que ele é o nosso centroavante titular absoluto, e que jamais poderia ser reserva - como havia acabado de acontecer, no empate por 1x1 contra o Santo André pelo Paulista.Após reunirmos as informações, então, apresentamos ela em formato de lista, onde citamos como argumentos alguns fatores pró-Boselli, como sua experiência, eficiência frente ao gol e capacidade de decisão nas partidas em que consegue participar, seja com gols ou assistências.
A CULTURA DO RUGBY E OS DESAFIOS DO CORINTHIANS NA MODALIDADE
Foi o nosso primeiro texto destinado à cobertura do Corinthians Rugby, que em breve irá representar o Brasil na Superliga Americana da modalidade. Nele, decidimos explicar à Fiel alguns detalhes sobre esse esporte e todos seus valores e princípios, algo que foi chamado de "cultura do rugby" e que difere do futebol de diversas maneiras!Na sequência, aproveitamos para analisar de que forma a entrada do Corinthians na modalidade pode ser positiva ou negativa para a comunidade, e quais são os desafios que a equipe terá para conquistar o apoio massivo do público. E, claro, demos nossas opiniões sobre o que o clube poderia ou deveria fazer para ajudar nesse processo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário