ÚLTIMAS

15 de janeiro de 2020

Florida Cup 2020: o passo inicial do Corinthians na temporada

Participantes da Florida Cup 2020 - Montagem
Edição 2020 do torneio conta com Corinthians e Palmeiras, além de dois times estrangeiros (Foto: montagem)
 A Florida Cup é a maior competição internacional da Flórida Central. O evento atrai, todos os anos, milhares de turistas e espectadores para a cidade, e em 2020 não será diferente, ainda mais com a presença do Timão.

Em seis anos, o evento deixou de ser apenas uma competição e se tornou uma plataforma global, combinando esportes, músicas e entretenimento, contando com uma visibilidade incrível em todo o mundo.

Em 2019, o público total do torneio passou de 40 mil pessoas e, pela TV, torcedores de 103 países puderam acompanhar as partidas ao vivo.

Na edição desse ano, o campeão da Flórida Cup será definido por pontos corridos. Ou seja, cada time jogará duas partidas e o time que somar mais pontos após os dois jogos disputados, será o campeão, lembrando que, a vitória vale 3 pontos e o empate 1 ponto, levando à decisão direta nos pênaltis, além de 1 ponto extra para o vencedor das penalidades. Caso seja necessário, o número de vitórias, saldo de gols, confronto direto, gols marcados e fair play (segundo as regras da FIFA), serão os critérios de desempate, respectivamente.

Além disso, haverá também a disputa da Flórida Cup Legends, reunindo ex-jogadores dos clubes participantes do torneio de pré-temporada, com direito a Derby! O esperado confronto ocorrerá no dia 16 de janeiro, com cinco jogadores de cada lado e em dois tempos de 15 minutos. Seremos representados na partida por Marcelinho Carioca, Neto, Ronaldo Giovanelli, André Luiz e Renato Abreu, enquanto o nosso maior rival terá Rivaldo, Denilson, Clebão, Galeano, Zinho e Amaral.

A Flórida Cup será o primeiro desafio do futebol masculino do Corinthians na temporada de 2020, uma espécie de torneio de pré-temporada, então, vamos conhecer melhor os adversários do Timão na competição?

Logo do New York City

New York City FC (USA)

O primeiro adversário do Corinthians é o New York City FC, time de futebol profissional dos Estados Unidos, com sede na cidade de Nova York e que joga a MLS (Major League Soccer). O clube foi fundado em 21 de maio de 2013, sendo assim, o 20° clube da liga americana.

O clube é administrado pelo City Football Group (o mesmo grupo que administra o Manchester City, da Inglaterra), que atua como dono majoritário do clube dos “states”, em parceria com a equipe de beisebol New York Yankees.

O maior artilheiro da história do clube é David Villa (jogador com grandes passagens por clubes espanhóis como Valencia, Barcelona e Atlético de Madrid), com 85 gols. Além de David Villa, grandes jogadores também tiveram passagem pelo clube, casos de Frank Lampard e Andrea Pirlo.

A partida do Timão contra o New York City FC acontecerá no dia 15 de janeiro, às 20:00, no Exploria Stadium.

Elenco do New York City FC para a Florida Cup

GOLEIROS: Sean Johnson, Brad Stuver e Luis Barraza;
LATERAIS: Ronald Matarrita, Anton Tinnerholm e Joe Scally;
ZAGUEIROS: Alexander Callens, Maxime Chanot, Sebastien Ibeagha e Tayvon Gray;
MEIAS: James Sands, Justin Haak, Juan Torres, Alexander Ring, Tony Rocha, Gary Mackay-Steven e Maxi Moralez;
ATACANTES: Alexandru Mitrita, Jesús Medina, Ismael Tajouri-Shradi, Héber e Valentin Castellanos.


Logo do Atlético Nacional

Atlético Nacional (Colômbia)

Já o segundo adversário do Corinthians no torneio será o Atlético Nacional, clube colombiano situado na cidade de Medellín. O clube fundado em 1947, sendo um dos times mais populares da Colômbia e maior campeão nacional (16 títulos).

Foi a primeira equipe colombiana a vencer a Copa Libertadores da América (1989), e voltou a ser campeão da América pela segunda vez em 2016, ganhando também a Recopa Sul-Americana em 2017. O clube ficou muito conhecido e popular no Brasil por conta do ocorrido na tragédia do voo da Chapecoense, onde houve a morte de 71 pessoas, entre elas, jogadores, jornalistas, comissão técnica e dirigentes do clube brasileiro. Devido à tragédia, o clube recomendou à Conmebol que desse o título da Copa Sul-Americana de 2016 para a Chapecoense. Assim, o Atlético Nacional foi coroado com o prêmio Fair Play, organizado pela FIFA, em 2017.

O Atlético Nacional já disputou a Florida Cup antes, sendo inclusive campeão em 2018. Nessa edição, eles enfrentam o Corinthians no dia 18 de janeiro, às 19:30, no Exploria Stadium.

Elenco do Atlético Nacional para a Florida Cup:

GOLEIROS: José Cuadrado, Aldair Quintana, Juan David Ramírez, Sebastián Guerra;
LATERAIS: Christian Mafla, Duvan Uribe, Juan Cabal, Helibelton Palacios e Daniel Muñoz;
ZAGUEIROS: Daniel Bocanegra, Edisson Restrepo, Andrés Reyes, Cristian Moya, Alexis Henríquez e Brayan Córdoba;
MEIAS: Andrés Córdoba, Brayan Rovira, Neyder Moreno, Baldomero Perlaza, Sebastián Gómez, Tino Costa, Yilmar Velázquez, John Sánchez, Sebastián Yabur, Jean Lucas Rivera, Jarlan Barrera, Andrés Andrade, Juan Pablo Ramírez, Ronaldo Lucena e Marlon Torres.
ATACANTES: Cristian Dájome, Vladimir Hernández, Yerson Candelo, Cristian Blanco, Hernán Barcos, Patricio Cucchi, Gustavo Torres e Jeferson Rivas.

E o Corinthians, como vem?

No dia 11 de janeiro, o Timão divulgou a lista oficial de relacionados para o torneio da Florida Cup. O Timão foi aos Estados Unidos com praticamente todo o elenco, contando os reforços contratados, sendo eles, o lateral-esquerdo Sidcley, o volante Cantillo, o meia-atacante Luan e o atacante Matheus Davó. Outra novidade na lista é o atacante Madson, de 20 anos, que ganhou a vaga de André Luís (em negociações com o Daejeon Hana Citizen, da Coréia do Sul).

As únicas duas baixas são o lateral-direito Michel Macedo que fica em São Paulo para processo de reequilíbrio muscular e Pedrinho (o que tudo indica será nosso novo camisa 10), que está com a Seleção Olímpica, assim, desfalcando o Timão nesse torneio de pré-temporada.

Elenco do Corinthians para a Florida Cup:


GOLEIROS: Cássio (12), Felipe (40), Matheus Donelli (32) e Walter (27);
LATERAIS: Fagner (23), Lucas Piton (6) e Sidcley (16);
ZAGUEIROS: Bruno Mendez (14), Danilo Avelar (35), Léo Santos (15), Marllon (13), Gil (4) e Pedro Henrique (34);
MEIAS: Camacho (20), Cantillo (8), Gabriel (5), Luan (7), Matheus Vital (22), Ramiro (28) e Richard (25);
ATACANTES: Everaldo (37), Gustavo (19), Janderson (31), Madson (29), Matheus Davó (33), Mauro Boselli (17) e Vagner Love (9).

TABELA DOS JOGOS- FLORIDA CUP 2020

15 de janeiro, às 20:00: Corinthians x New York City FC (transmissão SporTV/SporTV Play e Rádio Bandeirantes)

15 de janeiro, às 22:30: Palmeiras x Atlético Nacional (transmissão SporTV/SporTV Play e Rádio Bandeirantes)

18 de janeiro, às 16:00: Palmeiras x New York City FC (transmissão SporTV/SporTV Play e Rádio Bandeirantes)

18 de janeiro, às 19:30: Corinthians x Atlético Nacional (transmissão SporTV/SporTV Play e Rádio Bandeirantes)


Após 1 ano sem participar do torneio, o Corinthians volta a participar em 2020, e como vimos, já batemos na trave em 2017, e nos outros anos fez uma competição razoável. É a primeira competição de Tiago Nunes, nosso novo professor, com uma nova metodologia, prometendo um Corinthians mais competitivo. Para vocês, esse ano o Timão conseguirá se sagrar campeão da Flórida Cup?

Escrito por Luis Guilherme Toledo Rillo, revisado por Daniel Keppler

Siga o autor no Twitter: @_guitoledo1

Nenhum comentário:

Postar um comentário