ÚLTIMAS

6 de janeiro de 2020

Corinthians 2020: o que esperar de Luan, Sidcley e Cantillo?

Apresentação de Tiago Nunes no Corinthians
O novo técnico do Corinthians, Tiago Nunes, foi apresentado oficialmente nesta terça (Foto: Danilo Fernandes/Meu Timão)
Finalmente! Nessa terça-feira (6), o Corinthians começou a temporada 2020. O novo técnico, Tiago Nunes, foi oficialmente apresentado aos torcedores e o elenco se reapresentou após cerca de um mês de férias.

Desde que encerrou a temporada, o Timão foi ao mercado de transferências buscar novos jogadores. Afinal, mesmo com a conquista do Campeonato Paulista (o tri consecutivo e o 30º de sua história), 2019 ficou marcado pela eliminação decepcionante na Copa Sulamericana e pelo frustrante oitavo lugar no Brasileirão.

O rendimento abaixo da média para a década incomodou a diretoria, que decidiu agir ainda durante o ano passado, demitindo Fábio Carille e, pouco tempo depois, contratando Tiago Nunes. O treinador, vindo de passagem vitoriosa pelo Athletico-PR, recebeu carta branca para escolher sua comissão técnica e indicar nomes para serem contratados, a fim de o Corinthians reforçar as posições carentes no elenco. Na análise feita pela diretoria, três posições eram mais carentes: um armador, um lateral-esquerdo e um volante.

E o que vimos nesse último mês de dezembro foi um Corinthians agindo pouco no mercado, mas de forma pontual. Ao todo são quatro reforços, nem todos já anunciados, dos quais apenas um não chega com status de possível titular: Davó, atacante que virá do Guarani.

Dos outros três, um já foi anunciado oficialmente: Luan, vindo do Grêmio. Os outros dois estão acertados e aguardam serem anunciados: Cantillo, ex-Junior Barranquilla (COL), e Sidcley, emprestado pelo Dínamo Kiev (UCR). Mas, como cada jogador se encaixaria no time e ainda? E o que cada jogador pode adicionar na nova filosofia que será implementada?

Fizemos uma análise rápida dessa situação, no presente momento. Vamos lá?

Luan: a expectativa

Luan vem do Grêmio (Foto: Lucas Uebel / Grêmio)
Contratação mais badalada da janela, o meia Luan recebe a maior expectativa técnica dos reforços, já que em 2017 se destacou na Libertadores conquistada pelo Grêmio, levando o título de “Rei da América”.

Destro, criativo e agudo, o jogador é figura certa nas assistências para gols (foram 11 em 2017, em 2018 e 2019), sendo em bolas paradas, sendo para passes em profundidade.

Versátil, pode ser usado por Tiago Nunes em qualquer posição no campo de ataque, dado sua estatura e força física, porém a expectativa é que seja usado na principal carência do clube na temporada passada: a de armador. Com qualidade no passe e visão de jogo, é a expectativa de criação no time do Corinthians em 2020!

Victor Cantillo: joia colombiana?

Victor Cantillo, ex-Junior Barranquilla (COL)
Cantillo vem do Junior (COL) (Foto: Reprodução)
Questionamos nossos amigos da página colombiana Planeta Junior, no Twitter, sobre o ex-jogador de seu clube. Nas palavras deles:

"Cantillo é um volante misto que mais produz do que marca. Joga como um 10, pois tem bom passe e um ótimo chute a meia distância. Se entrega, joga com o coração e sempre dá seu melhor pela equipe. Além disso, tem boa condição física e quase nunca tem jogos ruins. Aqui no Junior, em dois anos e meio, teve no máximo cinco jogos ruins, jogando neste neste semestre como titular sempre. Marcou três gols no ano passado, todos de média distância."

Por tudo isso, Cantillo, de 26 anos, chega ao Corinthians com status de titular e deve jogar no lugar de Júnior Urso, negociado com os EUA. Criativo, Cantillo deverá ser utilizado como segundo volante, responsável pela transição ofensiva do time, algo pouco explorado com Urso.

Sidcley: o retorno

Sidcley, ex-Dinamo de Kiev (UCR)
Sidcley vem do Dinamo de Kiev (UCR) (Foto: Reprodução)
Visto como a solução para a lateral-esquerda após Danilo Avelar ter altos e baixos, Sidcley veio de empréstimo em 2018 do (então) Atlético-PR e foi campeão paulista sob o comando de Carille.

Na época, se destacou pela segurança defensiva e versatilidade no ataque, anotando três gols com a camisa alvinegra.

Bom no apoio e com carinho da torcida, Sidcley é a aposta de profundidade do nosso novo técnico, inclusive no ajuste defensivo, algo que não tivemos com toda a qualidade possível em 2019.

Mas e o time?

Até agora, com todas as contratações acertadas - ou anunciadas - podemos montar o Timão com a seguinte formação - utilizando o 4-2-3-1 clássico:

Possível Corinthians 2020

Acreditamos que todos os três contratados que chegam pra serem titulares conseguirão bancar a aposta. Além disso, pensamos que seria interessante depositar algumas fichas no garoto Janderson para a ponta esquerda, já que por ora não fechamos com ninguém. Escolhemos ele pois Clayson não é mais uma alternativa, já que foi para o Bahia, e Everaldo é uma eterna incógnita.

Além disso, fica a dúvida sobre o companheiro de Gil na zaga. Bruno Méndez ainda não conseguiu uma sequência desde que chegou, muito por causa das suas constantes convocações à seleção uruguaia sub-20. Outras opções, como Léo Santos e Pedro Henrique, não inspiram 100% de confiança. E ainda temos a possibilidade de Danilo Avelar ser tradizo da lateral esquerda para virar zagueiro - e quanto a isso não sabemos bem o que pensar. Ainda.

Em breve voltaremos, com um novo texto sobre o assunto, onde vamos analisar o elenco corinthiano para 2020 como um todo!

Escrito por Flávio Martinez e Victor Consoli, revisado por Daniel Keppler

Um comentário:

  1. Sinceramente, não consigo entender o pensamento de quem tem pelo menos 3 zagueiros pra formar dupla com Gil e vai improvisar Avelar na posição, sendo que na posição de origem ele já deixa a desejar, lamentável, contratou Bruno Mendes pra q? Léo Santos voltou pra q? PH?

    Otimista com nosso ataque: Luan, Pedrinho e Boselli, queria ver o Soteldo nesse time, seria lindo, mas vamos de Janderson q pelo menos não tem a marra maior q o futebol como era o Clayson.

    VAI CORINTHIANS!!!

    ResponderExcluir