ÚLTIMAS

23 de janeiro de 2020

Balanço da pré-temporada 2020 do Corinthians

Jogadores do Corinthians na pré-temporada de 2020
Jogadores curtindo a pré temporada (foto: Reprodução/Danilo Avelar)
O Corinthians voltou, em 2020, a fazer parte da sua pré-temporada nos EUA, participando novamente da Florida Cup. No torneio, fez dois jogos, vencendo o New York City (EUA) por 2x1 e perdendo para o Atlético Nacional (COL) pelo mesmo placar.

Apesar de não conseguirmos o título do torneio amistoso, os comandados pelo nosso novo professor, Tiago Nunes, conseguiram demonstrar um grande potencial individual e, principalmente, coletivo. Durante as duas partidas, constatou-se uma grande melhoria da saída de bola da equipe, com toques de pé em pé desde o goleiro. O time mostrou boas características ofensivas, com bastantes finalizações e boa posse de bola e alimentou as expectativas da torcida.

De fato, ainda é cedo para avaliar o trabalho de Tiago Nunes com mais profundidade, porém é nítido que o time apresenta um potencial bem interessante para brigar por títulos nessa temporada. Mas, o mais relevante, é que teremos uma equipe que joga pra frente, com um estilo mais vistoso. Isso pode ser importante para a torcida ter paciência com o trabalho de Tiago.

Assim, fizemos uma avaliação sobre o que o Corinthians fez durante os treinos e nas nossas duas primeiras partidas do ano. Confira!

Jogadores do Corinthians na Florida Cup
Nas partidas da Florida Cup, o desempenho contou mais que o resultado para o Corinthians (Foto: Reprodução)

PRÉ-TEMPORADA

Durante a pré-temporada o Corinthians contou com quatro goleiros e 23 jogadores de linha que treinaram em dois períodos sem folga em dia de jogo. Tiago Nunes utilizou seu tempo para implementar suas ideias de jogo, colocar os jogadores em forma, treinar o jogo com os pés dos goleiros e ajudar Avelar em sua nova posição. Michel, Léo Santos, Araos e Pedrinho não participaram, os dois primeiros por lesão, enquanto os meias estão com suas respectivas seleções na disputa do Pré-Olímpico.

GOLEIROS

Na Florida Cup os goleiros utilizados foram o Cássio e o Walter, ambos tomaram 2 gols. O ídolo da fiel mostrou evolução com os pés, enquanto o outro tomou gols duvidosos, não ameaça a titularidade do Cássio como já fez anos atrás.

ZAGUEIROS

A dupla de zagueiros que vimos como "titulares" foram Gil e Pedro Henrique mostraram qualidade de passe e na saída de bola, a bola aérea foi um problema onde o Atlético Nacional empatou o jogo. Bruno Méndez e Avelar, em nova posição o mais novo zagueiro do Corinthians mostrou desenvoltura pra posição e com potencial para disputar posição mais pra frente.

LATERAIS

Na direita, Fagner, com liberdade para subir ao ataque fazendo dupla com Ramiro e abrindo o campo. Na esquerda o Sidcley não é titular por estar acima do peso e por falta de ritmo de jogo, no lugar dele Lucas Piton, que foi muito bem nas ações ofensivas, deu assistência e pode disputar posição.

VOLANTES

Diferente do que muitos achavam a dupla de Cantillo mais utilizado foi o Camacho que aproveitou muito bem a chance e mostrou uma evolução no seu futebol, dando combate e com qualidade na saída de bola. A joia colombiana, Victor Cantillo mostrou seu futebol pra torcida e realmente é tudo aquilo que falavam, qualidade de passe absurda- erra pouco ou nenhum -, ótima saída de bola e chute de longa distância. Esses dois se encaixaram muito bem, tem o mesmo ritmo e objetivo. Richard e Gabriel foram utilizados de outra forma, Gabriel no meio dos zagueiros e Richard mais solto.

MEIAS

Luan Guilherme participa bastante do jogo, sempre na zona da bola com boa movimentação, ligação entre meio-ataque, recuperou muito bem seu físico, o homem da bola parada tem tudo pra fazer boa temporada com a camisa do Corinthians. Vital também foi utilizado e mostrou-se ativo pela esquerda, com boa qualidade de passe, chamou o jogo e participou das melhores chances no primeiro jogo.

FLANCOS

Os jogadores de lado que podemos chamar de titulares foram Ramiro e Janderson, o menino participou muito das partidas e errava no acabamento das jogadas, desafinou nas jogadas do ataque foi um destaque negativo dessa pré-temporada.

Por outro lado, Ramiro fez grandes partidas, marcando, inclusive um gol, jogador funcionou bem com o Fagner, deu bons passes e criou boas chances. Outro bom jogador foi Madson, que entrou nas partidas com personalidade, melhor que a contratação de Davó, que tentou muito e errou muito.

CENTROAVANTES

Boselli será nosso atacante titular. Após a primeira partida na qual ele mal apareceu, na segunda ele apareceu mais, foi opção pra pivô e foi referência, quase fez um golaço com uma bola no travessão, porém teve um pênalti defendido pelo goleiro. Love teve muitos minutos e gols desperdiçados, mas mesmo assim, com ele campo o time tem outra cara- devido a suas características – busca o jogo, tabela com os companheiros. Sendo assim uma boa opção. Gustavo foi utilizado, mas não se destacou.

Tiago Nunes comandou treinos na Arena Corinthans antes da estreia no Paulistão (Foto: Reprodução/Lance)

Com base nisso tudo, decidimos citar alguns jogadores que, acreditamos, serão fundamentais para que a temporada do Corinthians seja um sucesso:

CÁSSIO, O CAPITÃO

Cássio é indiscutivelmente nosso capitão nesta temporada. Goleiro tem total confiança do treinador e é reconhecido pelo mesmo como ídolo do Corinthians. O jogador tem total respeito de todos os jogadores e aos seus 32 anos é um jogador experiente, está indo para o seu sétimo ano no Timão, conhece o clube melhor que qualquer um lá dentro, tem a confiança da torcida. Boa Sorte, Gigante!

LUAN, O CRAQUE

Luan, a maior contratação desta temporada estreio fazendo 2 gols, um deles sendo de falta- que não era visto desde 2018 ano em que o Jadson fez um contra a Chapecoense pela Copa do Brasil. Recuperando sua forma física o jogador deu outra cara ao time- sendo fundamental na transição defesa-ataque e na criação de jogadas – o meia atacante tem tudo para fazer uma grande temporada com a camisa do Timão.

RAMIRO, A SURPRESA 

Antes  de tudo, vamos explicar: a "surpresa" seria um jogador que já estava no elenco corinthiano em 2019, mas que por alguma razão qualquer mostrou nesses primeiros jogos em 2020 que pode ser muito mais importante do que mostrou temporada passado. Ramiro, de certa forma, foi assim, pois não se esperava muito dele nesse início e o que vimos em campo, na Florida Cup, foi um atleta voluntarioso, importante taticamente e que pode ser muito útil no esquema de Tiago Nunes.

Se fosse o caso de incluir os novos jogadores nessa categoria, valeria citar também Camacho, de volta do empréstimo junto ao Athletico-PR, e Cantillo, adquirido do Junior (COL). Ambos mostraram um entrosamento muito interessante na Florida Cup e que encheu a Fiel de esperanças.

PITON, A PROMESSA

A maior promessa do Corinthians esse ano é Lucas Piton, vem tendo chances desde 2019 e sempre que jogou encantou a torcida dando assistências e apoiando no ataque. Como todo jovem ele tem coisas a melhorar, mas deve ganhar sequencia até o Sidcley voltar a forma física, tempo suficiente pra disputar a posição.

O PRIMEIRO TESTE

A estreia na temporada ocorrerá nesta quinta-feira (23), às 21h30 contra o Botafogo-SP, pelo Paulistão, na Arena Corinthians. Algumas ausências estão confirmadas para esse jogo, como Cantillo  (que não foi inscrito na competição a tempo suficiente) e os lesionados Danilo Avelar e Michel Macedo. Assim, o time que vai a campo é o seguinte:

Escalação Corinthians 23/1/2020

Com isso, para domingo (26), na partida fora de casa contra o Mirassol, a expectativa é de que os jogadores mais desgastados fisicamente sejam poupados. Então, contra Ponte Preta (30/1) e Santos (2/2), Tiago Nunes deve escalar o time titular, em busca de ritmo para a primeira partida da Pré-Libertadores, que ocorre no dia 5 de fevereiro.

Vai começar a temporada! Sucesso pra nós! Vai Corinthians!

Escrito por Fabrizio Fraga e Victor Consoli

Siga os autores no Twitter: @fraga_1910 e @uhTorugo

Nenhum comentário:

Postar um comentário