Yony González já treinava com o elenco do Corinthians há alguns dias, após ter sua vinda acertada (Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians) |
A negociação do Timão com o Benfica pelo colombiano foi cercada de muito mistério e reviravoltas. O Corinthians já havia demonstrado interesse em seu futebol no final da última temporada, porém o jogador acabou sendo contratado pelo clube português, sem custos, após o vínculo do jogador junto ao Fluminense terminar. E após o início de 2020, houve conversas para uma possível vinda, por empréstimo, mas inicialmente nada foi acertado. Até que tudo mudou, por causa de um jogador: Pedrinho.
A cria do terrão corinthiano interessou aos europeus. Ofertas chegaram, sendo uma delas do Benfica. Depois de algumas idas e vindas nas conversas das diretorias, Yony acabou incluído no rolo. E por mais que os clubes digam que não se trata de uma troca, no fundo é disso que se trata sim: Pedrinho vai para o Benfica no meio do ano, pelo valor de € 20 milhões (mais outros € 2 milhões por "metas atingidas"), enquanto Yony vem para o Corinthians, primeiro por empréstimo e depois em definitivo. Havia, antes, uma certa cláusula que permitia ao Corinthians não adquirir o jogador; bastava ele não fazer 30 jogos como titular na temporada. Mas no fim esse item caiu.
Sobre a perda de Pedrinho, vamos falar depois. Agora, temos que falar de quem chega, e se afinal de contas é um bom reforço ou não! O que acham? Vem com a gente!
Speedy González: seu passado
Yony é de Medellin (COL), tem 25 anos e 1,82m de altura. Surgiu para o futebol no Envigado (COL), onde atuou entre 2013 e 2015 e chegou a ser convocado para a seleção sub-23 da Colômbia. Na temporada seguinte, se transferiu para o Junior Barranquilla (COL), onde se destacou a nível continental e conquistou seus primeiros títulos: a Copa Colômbia 2017 e o Torneo Finalización 2018. Além disso, foi parte importante do elenco que chegou até a final da Copa Sulamericana, também em 2018, onde enfrentou o Athletico-PR de Tiago Nunes, perdendo o título nos pênaltis após dois empates por 1x1.
Em 2019, o jogador atuou pelo Fluminense. O setorista Felipe Siqueira define a passagem dele pelo Rio como "rápida, mas bastante útil". Rendeu mais centralizado, mas depois teve de atuar pelos lados e caiu de produção, mas mesmo assim acabou sendo artilheiro do time. Também foi muito regular: jogou 62 partidas como titular, com média de 86 minutos por jogo. Ao todo, na carreira, ele acumula 41 gols em 217 jogos, de acordo com o Soccerway.
Speedy não vai atuar na pré- Libertadores, pois a lista de relacionandos para essa fase já foi enviada. Porém, se entrar no BID logo, o jogador poderá fazer sua estreia no clássico contra o São Paulo no sábado (15).
Confira abaixo um vídeo com todos os gols de Yony González pelo Fluminense, material produzido pelo YouTimão!
Confira abaixo um vídeo com todos os gols de Yony González pelo Fluminense, material produzido pelo YouTimão!
Características táticas
Yony é um atleta bem dotado fisicamente, com explosão e jogo forte de corpo no 1x1. Mesmo tendo números excelentes pelo ex-clube no Brasil, não é um exímio finalizador. Porém compensa, criando muitas chances e alternativas ofensivas por causa de suas características. Além disso, o jogador colombiano tem capacidade para compor o time no momento defensivo e ajudar na recomposição.
Ele chega ao Corinthians em função de uma deficiência vista pelo técnico Tiago Nunes e encabeçada pelos próprios torcedores, que é o lado de campo. Embora ele possa jogar nessa função, o local no campo onde mais se destacou no Fluminense foi jogando na área, quando Pedro era ausência devido à lesão. O modelo proposto do Fluminense, porém, era completamente diferente do adotado por Tiago Nunes, uma vez que Tiago Nunes gosta de propor e acelerar o jogo sempre no último terço do campo. Assim, mesmo jogando no lado do campo, é possível que Yony possa render bem, já que terá condições de expolorar ao máximo suas características de Yony!
Um possível Corinthians com Yony González entre os titulares |
O ponto mais forte de Speedy é a explosão e o 1x1 no corpo, além da velocidade. O ponto que ele mais precisa trabalhar é a técnica, onde ele ainda mostrava dificuldades no Fluminense.
Com a chegada de Yony, os pedidos de Tiago Nunes para o elenco foram atendidos: além dele, o lateral Sidcley e o meia Luan. Agora é possível dizer que o técnico tem todas as peças em mãos para trabalhar. Agora, é ficar de olho no trabalho e apoiar o novo jogador, torcendo para que ganhe entrosamento logo. Esperamos que ganhe a Fiel torcida com seu carisma e dançinhas (rs), e que brilhe com o manto alvinegro em 2020!
Escrito por Leonardo Ferreira e Victor Consoli, revisado por Daniel Keppler
Nenhum comentário:
Postar um comentário