Elenco e comissão técnica do Corinthians Feminino para 2020 (Foto: Adriana Santos) |
A temporada de 2020 irá começar para as nossas alvinegras, e com isso, fizemos para a Fiel Torcida um resumo de cada jogadora. Nele, será possível conhecer as características delas, histórico e curiosidades.
Nosso intuito é melhor informar o torcedor sobre cada atleta que vestirá o manto sagrado na temporada, e podemos afirmar que estaremos bem representadas (mantivemos o time e nos reforçamos, só olhar o que elas conquistaram temporada passada). Vai Corinthians!
As 11 titulares! (ou quase)
Difícil falar em titulares no time de Arthur Elias, pois nosso treinador é adepto dos “rodízios” entre as atletas nas competições; mesmo assim, nos arriscamos a desenhar o time que deve iniciar o ano disputando os jogos mais importantes.Só tem um detalhe: nosso time titular tem 12 jogadoras, isso porque se reforçando no nível que o Corinthians fez, fica difícil não pensar que uma Andressinha, por exemplo, deva começar jogando. Mas também é difícil imaginar qual jogadora sairia para sua entrada no #TimeDeRecordes. Por isso, vamos escalar 12 sim, e Arthur Elias que lute!
LELÊ
Lelê (Foto: Bruno Teixeira/Ag. Corinthians) |
Data de nascimento: 13/08/1994 (25 anos)
Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ)
Número da camisa: 12
Posição: Goleira
Quando se uniu ao clube: 2016 (Corinthians/Audax)
Títulos conquistados pelo Timão: Copa do Brasil (2016); Campeonato Brasileiro (2018); Campeonato Paulista (2019); Copa Libertadores (2017 e 2019)
Número de jogos, assistências e gols: 67 jogos
HISTÓRICO: Desde 2012, Letícia teve um ano de Vitória das Tabocas-PE, dois de Kindermann, um de Centro Olímpico e um de São José. É daquelas jogadoras históricas, que apesar da pouca idade está no Timão desde a parceria com o Audax, são quatro anos como a principal goleira da equipe, coisa para poucos.
CARACTERÍSTICAS: Lelê não é a goleira mais alta do Corinthians, na verdade seus 1,75cm passam longe dos 1,89cm de Tainá. No entanto, a guarda-redes do Parque São Jorge é ágil, seu reflexo afiado corrige qualquer falta em altura, Letícia opera milagres e faz parecer fácil a segurança que dá para a defesa alvinegra.
EM 2019: Com o rodízio de Arthur Elias, Lelê jogou pouco menos da metade dos jogos do Timão, foram 21 em 2019. Mesmo assim, continuou como a principal goleira da equipe, sendo titular no mata-mata do Brasileirão e da Libertadores. Foram 12 jogos sem tomar gol, sofrendo apenas 11 ao longo da temporada (uma média de 0,52 por jogo). Esteve também entre as convocadas para a seleção brasileira, tanto nos amistosos de Pia e Vadão quanto na Copa do Mundo na França.
CURIOSIDADE: Hoje goleira da seleção, Lelê admite que estar embaixo das traves nem sempre foi sua paixão. Quando mais nova, se achava “A JOGADORA”, mas sempre que faltava alguém para catar no gol, era ela a escolhida pela altura, isso aconteceu tanto que ela acabou “pegando gosto”.
KATIUSCIA
Katiuscia (Foto: Bruno Teixeira/Ag. Corinthians) |
Data de nascimento: 08/08/1994 (25 anos)
Local de nascimento: Santos, São Paulo
Número da camisa: 2
Posição: Lateral direita
Quando se uniu ao clube: 2018
Títulos conquistados pelo Timão: Campeonato Paulista (2019) e Copa Libertadores (2019)
Número de jogos, assistências e gols: 79 jogos e 4 gols
HISTÓRICO: Katiuscia iniciou a carreira no XV de Piracicaba com 18 anos, depois passou pelos clubes Rio Preto, Santos e chegou ao Corinthians em 2018.
CARACTERÍSTICAS: Lateral, Katiuscia é bem na defesa e no apoio ao ataque, boa na saída de bola, a jogadora possui bom passe e ótimas interceptações ajudando a equipe corintiana na defesa.
EM 2019: Katiuscia jogou pela equipe alvinegra 42 jogos sendo 38 como titular. Com ela em campo, o Timão ganhou 39 vezes, empatou 2 vezes e perdeu apenas uma vez. Além disso, a jogadora marcou 2 vezes na temporada.
PARDAL
Pardal (Foto: Bruno Teixeira/Ag. Corinthians) |
Data de nascimento: 08/10/10/1987 (26 anos)
Local de nascimento: Boituva, São Paulo
Número da camisa: 3
Posição: Zagueira
Quando se uniu ao clube: 2017 (Corinthians/Audax)
Títulos conquistados pelo Timão: Copa Libertadores (2017 e 2019), Campeonato Brasileiro (2018), Campeonato Paulista (2019)
Número de jogos, assistências e gols: 77 jogos e 6 gols marcados
HISTÓRICO: Pardal iniciou a sua carreira nas categorias de base do Clube Atlético Juventus, depois teve passagens pelos clubes São Caetano, ABD/Botucatu, Botafogo-PB, América-SM, Osasco Audax, Centro Olímpico e Corinthians/ Audax.
CARACTERÍSTICAS: Xerife da nossa zaga, Pardal é segura pelo alto e boa em interceptações, com a marcação alta, a jogadora preenche bem os espaços e quando o assunto é proteger a zaga, a nossa xerife não brinca em serviço, se precisar dar chutão ela dá, e de vez em quando, a nossa zagueira faz uns golzinhos, para alegria da Fiel Torcida.
EM 2019: Titular absoluta da equipe, Pardal soma pelo Corinthians 44 jogos e 4 gols marcados, também entrou para a seleção das melhores jogadoras no Brasileiro e Paulista.
CURIOSIDADE: Melhor zagueira no país, Pardal vive um momento mágico no futebol pelo Corinthians, mas não foi o suficiente para a jogadora ser convocada à seleção Brasileira, e isso é visto por muitos torcedores como injustiça com a nossa Xerife. E vai um pedido aqui, Pia, por favor convoca a Pardal!
ÉRIKA
Érika (Foto: Divulgação) |
Data de nascimento: 04/02/1988 (31 anos)
Local de nascimento: São Paulo (SP)
Número da camisa: 99
Posição: Zagueira
Quando se uniu ao clube: 2018
Títulos conquistados pelo Timão: Campeonato Brasileiro (2018), Copa Libertadores (2019), Campeonato Paulista (2019)
Número de jogos, assistências e gols: 37 jogos e 6 gols marcados
HISTÓRICO: Iniciando a carreira pelo Juventus, Erika também passou pelos clubes Santos, FC Gold Price, Foz Cataratas, Centro Olímpico, Paris Saint-Germain. A jogadora acumula passagens pela seleção brasileira sendo convocada para a Copa do Mundo de 2015.
CARACTERÍSTICAS: Érika é versátil pode jogar tanto na zaga como de volante, ela é essencial na saída de bola da defesa ao meio, boa pelo alto a jogadora forma uma ótima dupla de zaga com a defensora Pardal.
EM 2019: A jogadora participou de 29 jogos dos 45 disputados sendo 24 como titular, marcou 4 gols na temporada, com ela em campo a equipe venceu 25 vezes, houve 3 empates e apenas uma derrota.
CURIOSIDADE: Com personalidade forte, a zagueira Érika em reportagem do programa Boleiragem do SPORTV, se posicionou sobre a declaração da Rainha Marta na Copa do Mundo de 2019. Na ocasião, Marta desabafa que, as meninas precisam continuar lutando, porque não terão uma Formiga pra sempre, Marta, ou Cristiane, e em cima da reportagem a nossa zagueira comentou que, ela foi um pouco infeliz na colocação e que não se deve buscar outras Martas, Cristianes ou Formigas, mas que dessem oportunidades para uma nova Debinha, Ludmila e que dessem moral para todas as meninas da seleção, que correram e participaram da Copa do Mundo. É, Fiel, a zagueira tem personalidade forte dentro e fora dos gramados.
JULIETE
Juliete (Foto: Bruno Teixeira/Ag. Corinthians) |
Data de nascimento: 26/02/1989 (30 anos)
Local de nascimento: Itapira, interior de São Paulo
Número da camisa: 6
Posição: Lateral esquerda
Quando se uniu ao clube: 2019
Títulos conquistados pelo Timão: Campeonato Libertadores (2019); Campeonato Paulista (2019)
Número de jogos e gols: 43 jogos e 6 gols
HISTÓRICO: Juliete tem passagens pelos clubes da Portuguesa, Tiradentes – PI, Abelhas rainha – PI, Osasco Audax, Centro Olímpico, São José, SC Huelva – ESP e veio para o Corinthians após destaque pela equipe do Santos, onde marcou 4 gols em 37 jogos.
CARACTERÍSTICAS: Versátil, Juliete pode jogar tanto na lateral quanto no meio, bem no apoio ao ataque e ajudando na defesa, ela tem ótimo passe o que facilita na construção das jogadas ofensivas da equipe alvinegra.
EM 2019: A lateral chegou no Corinthians em 2019, tendo na temporada 43 jogos e 4 gols marcados, sendo coroada com o título Paulista e Libertadores pela equipe alvinegra.
GRAZI
Grazi (Foto: Reprodução/Corinthians) |
Data de nascimento: 28/03/1981 (38 anos)
Local de nascimento: Brasília, DF
Número da camisa: 7
Posição: Meia
Quando se uniu ao clube: 2016 (Corinthians/Audax)
Títulos conquistados pelo Timão: Copa do Brasil (2016); Campeonato Brasileiro (2018); Campeonato Paulista (2019); Copa Libertadores (2017 e 2019)
Número de jogos e gols:79 jogos e 19 gols
HISTÓRICO: No Coringão desde a parceria com o Audax, Grazi acompanhou a trajetória do time desde o comecinho até se tornar referência no país. Experiente no futebol paulista, começou no São Paulo nos anos 90 e participou da era mais vitoriosa das Sereias da Vila, entre 2009 e 2010. Pela seleção, foi campeã dos Jogos Pan-Americanos em 2007 e medalhista de prata nas Olimpíadas de 2004. Ao todo, jogou por mais de 10 times na carreira.
CARACTERÍSTICAS: Grazi é aquela meio-campista mais recuada, a volante responsável por defender a equipe antes da linha de defensoras. Mas isso não impede nossa capitã de marcar seus golzinhos, ela é a maior artilheira da história do Campeonato Paulista, com mais de 140 gols. Seja de cabeça ou na infiltração, nossa veterana ainda dá trabalho para as defesas adversárias.
EM 2019: Incansável, a capitã jogou 41 das 47 partidas que o time disputou no ano, sendo titular em 34 deles. Marcou, ao todo, 6 gols na temporada.
CURIOSIDADE: Mesmo com 22 anos de carreira, quatro deles como capitã do Corinthians, erguendo taças como a da Libertadores e do Brasileirão, o título que de fato emocionou Grazi foi o Paulistão 2019, recordista de público na Arena Corinthians (29 mil pessoas). Com lágrimas nos olhos, ela pede ajuda à zagueira Erika para erguer o caneco da última conquista do ano. Em entrevista ao Sportv, ela fala do momento: "Tem 22 anos que eu tô no futebol futebol feminino, e eu esperei 22 anos pra ver um estádio lotado assim em um jogo de futebol feminino!"
ANDRESSINHA
Andressinha (Foto: Reprodução/Corinthians) |
Data de nascimento: 01/05/1995
Local de nascimento: Roque Gonzales (RS)
Número da camisa para a temporada: 20
Posição: Meia
Quando se uniu ao clube: 2020
HISTÓRICO: Revelada pelo clube Pelotas (RS), a jogadora tem passagens pelos clubes: Kindermann (2010/2014), Houston Dash (2016), Tiradentes (PI) (2015), Iranduba (2017/ 2018) e antes de vir para o Corinthians, Andressinha estava no Portland Thorns FC (2019). A jogadora também é figura carimbada na Seleção Brasileira e pela amarelinha conquistou ouro no Pan-Americano de 2015.
CARACTERÍSTICAS: Andressinha é uma jogadora jovem, considerada uma das maiores promessa do futebol na atualidade, jogando pelo meio, ela tem uma ótima visão de jogo, excelente passe, boa em bola parada, um bom chute de longa distância e será peça importante no esquema tático do treinador Arthur Elias.
EM 2019: Andressinha estava pelo Portland Thorns FC dos Estados Unidos.
CURIOSIDADE: Andressinha é uma jogadora talentosa, e que é vista como sucessora da rainha Marta. Sabendo disto, a jogadora em entrevista ao Globo Esporte, comentou que se vê preparada e madura para suceder a melhor jogadora da seleção. É Fiel, estamos bem servidos!
GABI ZANOTTI
Gabi Zanotti (Foto: Reprodução) |
Data de nascimento: 28/02/1985 (34 anos)
Local de nascimento: Itaguaçu, Espírito Santo
Número da camisa: 10
Posição: Meia
Quando se uniu ao clube: 2018
Títulos conquistados pelo Timão: Libertadores (2019), Campeonato Brasileiro (2018), Campeonato Paulista (2019)
Número de jogos e gols: 76 jogos e 25 gols
HISTÓRICO: Gabi iniciou a carreira no Kindermann Futsal, depois passou pelo Franklin Pierce University, Quickstrike Lady Blues, Santos, Centro Olímpico, Dalian Quanjian, Jiangsu Suning e acumula passagens pela seleção na qual ela conquistou medalha de ouro nos Pan-Americanos em Toronto (2015).
CARACTERÍSTICAS: A jogadora é meia com características ofensivas, mas que cadencia o jogo e trabalha bem o meio de campo segurando a posse de bola para dar opção de saída da defesa ao ataque. No esquema do treinador Arthur Elias, Gabi sempre alterna com a Grazi, ela segura a bola enquanto as jogadoras sobem para formar o contra-ataque.
EM 2019: Gabi jogou pelo Corinthians 40 jogos dos 47 disputados e fez oito gols, também entrou na seleção do Brasileiro como melhor meia do campeonato e, para finalizar, o ano da jogadora que está em alta, voltou a ser convocada pela seleção. Fala a verdade fiel, a jogadora não está voando?
CURIOSIDADE: Gabi deu uma entrevista à Gazeta Esportiva, na qual ela relata que, a grande paixão pelo futebol veio com ajuda dos seus pais e que sua companheira era a sua mãe, elas jogavam futebol juntas e os seus pais corrigiam o seu posicionamento. Até hoje Gabi relata que ainda marca uma pelada com a família. Apoio da Família sendo essencial na vida da nossa camisa 10!
TAMIRES
Tamires (Foto: Divulgação) |
Data de nascimento: 10/10/1987 (32 anos)
Local de nascimento: Caeté, Minas Gerais
Número da camisa: 37
Posição: Lateral-esquerda / Ponta-esquerda
Quando se uniu ao clube: 2019 (2°semestre)
Títulos conquistados pelo Timão: Copa Libertadores (2019); Campeonato Paulista (2019)
Número de jogos e gols: 25 jogos e 4 gols
HISTÓRICO: Tamires é lateral esquerda de origem, com passagens pelo Juventus da Mooca, Centro Olímpico, Atlético Mineiro, Santos, Ferroviária, Charlotte Eagles (EUA) e Fortuna Hjorring (DK). Pela seleção Brasileira, a lateral conquistou a Copa América Feminina 2014 e 2018, disputou os Jogos Pan-Americanos de 2015 conquistando ouro pela seleção, em Toronto no Canadá e disputou duas edições da Copa do Mundo nos de 2015 e 2019.
CARACTERÍSTICAS: Lateral de origem, a jogadora Tamires também pode jogar no meio, e é assim que ela atua pelo timão. Com ótima visão de jogo, o treinador Arthur Elias optou por escalar a lateral pelo meio jogando aberta na esquerda, com facilidade Tamires vem se destacando na posição com seus dribles e assistências.
EM 2019: Antes de chegar ao Corinthians, Tamires atuava no Fortuna Hjorring. Ela chegou a equipe alvinegra em junho de 2019, pelo Corinthians ela participou de 25 jogos, marcou 4 gols, deu 9 assistências e terminou o ano na seleção das melhores jogadoras do campeonato Brasileiro.
CURIOSIDADE: Tamires se tornou mãe aos 21 anos de idade, neste período precisou deixar os gramados por 2 anos, chegou pensar que não retornaria ao futebol, mas com o apoio da Família Tamires retornou aos gramados. Hoje, Tamires se consagra como uma das melhores laterais no Brasil atuando pela seleção e pelo nosso Timão.
GIOVANNA CRIVELARI
Giovanna Crivelari (Foto: Cristina Vega Rhor/AFP) |
Data de nascimento: 23/02/1993 (26 anos)
Local de nascimento: Londrina, PR
Número da camisa: 19
Posição: Meia-atacante
Quando se uniu ao clube: 2019 (1° semestre)
Títulos conquistados pelo Timão: Campeonato Paulista (2019); Copa Libertadores (2019)
Número de jogos e gols: 44 jogos e 16 gols
HISTÓRICO: Revelada pelo Santos em 2010, a paranaense já rodou muito, jogou no São Paulo, no São Caetano, no Foz Cataratas (PR), no Vitória das Tabocas (PE) e até mesmo no Gyeongju WFC, da Coreia. Veio para o Corinthians após um bom 2018 pelo 3B da Amazônia e pelo Kindermann (SC).
CARACTERÍSTICAS: Versátil, Giovanna tem a velocidade e a inteligência necessárias para atuar tanto no meio-de-campo, chegando ao ataque por trás da defesa, quanto pra jogar mais perto do gol, como uma segunda atacante.
EM 2019: Decisiva. Não tem outro jeito de definir Giovanna Crivelari em seu 1º ano no Timão. Não satisfeita com a boa média de (quase) um gol a cada três jogos, a meia ainda fez questão de marcar nas quartas e na final da Libertadores, além de sacramentar o 1x0 do Corinthians sobre o São Paulo no 1º jogo da final do Paulistão.
CURIOSIDADE: Desde os 17, Giovanna já estava na corrida, literalmente, antes de ser jogadora de futebol, ela foi campeã de ciclismo.
VIC ALBUQUERQUE
Vic Albuquerque (Foto: Divulgação/Ag. Corinthians) |
Data de nascimento: 14/03/1998 (21 anos)
Local de nascimento: Brasília, DF
Número da camisa: 17
Posição: Meia-atacante
Quando se uniu ao clube: 2019 (1° semestre)
Títulos conquistados pelo Timão: Campeonato Paulista (2019); Copa Libertadores (2019)
Número de jogos e gols: 41 jogos e 21 gols
HISTÓRICO: A menina Vic começou no futebol defendendo as cores do Minas Icesp (DF), time do seu estado natal. Lá desde 2016, seu maior destaque foi no Brasileirão A2 2018, em que foi campeã marcando 8 gols em 13 jogos no ano, incluindo um na final do campeonato. No 2° semestre, foi emprestada ao Osasco Audax para a disputa da Libertadores. Já pela seleção de base, foi camisa 10 do título do Sul-americano Sub 20, em 2018. No ano seguinte, veio para o Coringão.
CARACTERÍSTICAS: As palavras para a Victoria são ofensividade, velocidade e versatilidade. Ela pode ser tanto uma meia-atacante, subindo e armando a equipe pelos lados, quanto uma segunda atacante. A caçula do time tem recurso, seja no poder de definição, seja como garçonete, assistente.
EM 2019: Pelo Brasileirão 2019, Vic além de estar na seleção do campeonato, foi a líder em assistências e eleita a revelação. Já no Campeonato Paulista, foi craque do torneio, fez parte da seleção e foi a artilheira, com 11 gols. 29 vezes titular do Timão, tem garantido lugar nas convocações da amarelinha. Tá bom ou não tá?
CURIOSIDADE: Conhecida pelas magias dentro de campo (a última delas um gol de cobertura na final do Paulistão, contra o São Paulo na Arena de Itaquera lotada), Vic é conhecida pela torcida como “mágica”.
ADRIANA
Adriana (Foto: Divulgação/Ag. Corinthians) |
Data de nascimento: 17/11/1996 (23 anos)
Local de nascimento: União, PI
Número da camisa: 16
Posição: Atacante
Quando se uniu ao clube: 2018
Títulos conquistados pelo Timão: Campeonato Brasileiro (2018); Campeonato Paulista (2019); Copa Libertadores (2019)
Número de jogos e gols: 49 jogos e 35 gols marcados
HISTÓRICO: A nossa atacante piauiense começou a carreira em seu estado natal, desde 2012 passou um ano no Flamengo-PI e três no Tiradentes-PI; em 2016, chegou ao Rio Preto, quando conquistou o vice-campeonato brasileiro, em seus dois anos no interior paulista, ainda levou para casa dois títulos do Campeonato Paulista. No final de 2017, Adriana foi contratada pelo Timão, mal sabia ela que seria a craque do Brasileirão do ano seguinte e vice-artilheira do torneio.
CARACTERÍSTICAS: Como grande parte do elenco de Arthur Elias, Adriana é versátil. Você vai perceber pela nossa descrição que essa mulher é artilheira, conhece o caminho do gol, mas não está presa ao setor mais próximo dele. Pode jogar no meio; atrás da centroavante, com mobilidade, ou até mesmo ser essa camisa 9 (ou 16) decisiva.
EM 2019: O 2019 de Adriana começou muito bem, convocada para a Copa do Mundo na França, 8 gols em 12 jogos pelo Timão (marcando em todas as 5 partidas do Paulistão que disputou). Porém, em maio a atacante sofreu uma lesão no joelho esquerdo, que a deixou de fora dos gramados no restante da temporada.
CURIOSIDADE: Nossa atacante decisiva traz um apelido desde os tempos de Tirandentes-PI, Adriana é conhecida como “Maga”, nome que faz referência ao seu porte magrinho, seu físico esbelto.
ARTHUR ELIAS
Arthur Elias (Foto: Divulgação/Twitter) |
Data de nascimento: 05/08/1981 (38 anos)
Local de nascimento: São Paulo
Quando se uniu ao clube: 2016 (Corinthians/Audax)
Títulos conquistados pelo Timão: Copa Libertadores (2017 e 2019); Copa do Brasil (2016); Campeonato Brasileiro (2018); Campeonato Paulista (2019).
Função: Treinador
HISTÓRICO: Arthur Elias é um treinador que iniciou a carreira no futebol feminino em 2006, logo depois assumiu a equipe Centro Olímpico de São Paulo, no qual conquistou o seu primeiro título no Campeonato Brasileiro. Multicampeão pelo Corinthians, Arthur Elias assumiu a equipe em 2016, quando o clube ainda tinha uma parceria com o Audax. Mesmo após o fim da parceria, ele seguiu no comando da equipe alvinegra acumulando títulos e recordes.
O treinador conquistou pela equipe 2 Copas Libertadores (2017 e 2019); Copa do Brasil (2016); Campeonato Brasileiro (2018); Campeonato Paulista (2019) e bateu o recorde de vitórias conquistadas sendo 43 jogos sem derrota.
CARACTERÍSTICAS: Arthur Elias é reconhecido pelo futebol ofensivo da equipe alvinegra, com ele a equipe feminina joga com linhas altas e rápida saída de bola. O treinador também trabalha a marcação pressão, assim o time sempre busca pressionar o adversário e se projeta ao gol.
EM 2019: Pelo Corinthians, o treinador somou 47 Jogos, sendo 43 vitórias seguidas, 3 empates e apenas uma derrota, também soma 145 gols e apenas 19 gols sofridos.
CURIOSIDADE: Em entrevista para a CBF, o treinador Arthur Elias informou que estudou pela Universidade de São Paulo (USP) e durante 4 anos observou equipes universitárias, em 2006 recebeu o seu primeiro convite para treinar uma equipe da Universidade, foi nesta época que o treinador escolheu a modalidade do futebol feminino como plano de carreira. Assim, vem crescendo cada vez mais na modalidade e sendo reconhecido como melhor treinador do país.
Não só um time, mas um BAITA elenco
Claro que elencar um time titular numa escalação que está constantemente mudando é pedir para cometer injustiças, sendo assim não dá para descartar e nem diminuir nenhuma das atletas que está no nosso banco.Na verdade, ao longo da temporada a gente vai ver diversas dessas jogadoras entrando, ou até começando entre as 11, tomando conta do jogo e decidindo para o Timão. O segredo para dominar o futebol feminino do país é ter mais de 23 futebolistas no alto nível.
TAINÁ
Tainá (Foto: Divulgação) |
Data de nascimento: 01/05/1995 (24 anos)
Local de nascimento: São Paulo (SP)
Número da camisa: 1
Posição: Goleira
Quando se uniu ao clube: 2017
Títulos conquistados pelo Timão: Campeonato Brasileiro (2018), Campeonato Paulista (2019), Libertadores (2017 e 2019)
Números de jogos: 43
HISTÓRICO: Aos 24 anos de idade Tainá já passou por clubes Centro Olímpico, Osasco Audax até chegar ao Timão em 2017.
CARACTERÍSTICAS: Tainá é uma goleira alta, faz ótima defesas e sempre que exigida com os pés a jogadora não decepciona. Como o time joga com as linhas altas, Tainá precisa participar na construção das jogadas para evitar o famoso chutão, assim, da possibilidade para a equipe corintiana trabalhar a saída de bola da defesa até o ataque.
EM 2019: Tainá jogou pela equipe alvinegra 20 jogos, sendo 2 Jogos pela Libertadores, 7 pelo Brasileiro e 11 pelo Paulista; com ela em campo o Corinthians não perdeu nenhuma vez e sofreu apenas 6 gols.
TATY AMARO
Taty Amaro (Foto: Divulgação) |
Data de nascimento: 10/05/1995 (24 anos)
Local de nascimento: Uruaçu, GO
Número da camisa: 31
Posição: Goleira
Quando se uniu ao clube: 2019
Títulos conquistados pelo Timão: Campeonato Paulista (2019), Libertadores (2019)
Números de jogos: 7 jogos
HISTÓRICO: No profissional desde 2014, Taty começou no Iranduba, passando pelo Vitória e pelo CRESSPOM-DF, até ser contratada pelo São José, em 2017, clube em que foi destaque. Titular na meta do interior paulista, chegou ao Corinthians na temporada passada.
CARACTERÍSTICAS: Ainda que pouco utilizada no Coringão, as boas atuações no São José mostraram uma goleira com bons reflexos, que fecha bem os cantos e dificulta o trabalho das atacantes no mano-a-mano, apesar dos 1,77 cm
EM 2019: 3ª goleira mais acionada no ano de 2019, Taty esteve em campo em 7 oportunidades entre Paulistão e Brasileiro, nesse último chegou a disputar jogo das Quartas-de-final
CURIOSIDADE: Criada na roça, Taty teve através do Corinthians a oportunidade de tocar os estudos. Em um curso de nível superior oferecido gratuitamente por um patrocinador, a atleta começou a acompanhar um curso de agronegócio.
PATY
Paty (Foto: Reprodução/Meu Timão) |
Data de nascimento: 17/03/1997 (22 anos)
Local de nascimento: São Paulo, SP
Número da camisa: 23
Posição: Goleira
Quando se uniu ao clube: 2017
Títulos conquistados pelo Timão: Copa do Brasil (2017), Libertadores (2017 e 2019), Campeonato Brasileiro (2017) e Campeonato Paulista (2019)
Números de jogos: 7 jogos
HISTÓRICO: Com passagem breve pelo Centro Olímpico, Paty jogou em 2016 pela Chapecoense, chamando atenção dos olheiros corinthianos. Na temporada seguinte, ela já passou a
integrar o elenco do Timão
CARACTERÍSTICAS: Goleirona de pouca idade (a mais jovem do elenco corinthiano), Paty
mostrou que tem potencial para alçar vôos mais altos no futuro. Mesmo com seus 1,67 cm, não foi vazada em nenhum dos jogos que disputou, sendo sinônimo de segurança para a defesa alvinegra, Paty provou ser de um talento gigante.
EM 2019: 4ª goleira mais acionada na temporada, Taty ainda espera por mais mais oportunidades no time, atuou em apenas 1 jogo em 2019.
PAULINHA
Paulinha (Foto: Bruno Teixeira/Ag. Corinthians) |
Data de nascimento: 14/02/1988 (31 anos)
Local de nascimento: Rio de Janeiro, RJ
Número da camisa: 21
Posição: Lateral-direita
Quando se uniu ao clube: 2017 (Corinthians/Audax)
Títulos conquistados pelo Timão: Campeonato Brasileiro (2018); Campeonato Paulista (2019); Copa Libertadores (2017 e 2019)
Número de jogos e gols: 71 jogos e dois gols
HISTÓRICO: O Coringão é inesquecível, essa já é a 3ª passagem da lateral carioca pelo Timão. Após um início de carreira no Cotia em 2005, teve passagem pelo São Paulo e pelo São Bernardo, até estabelecer-se no Parque São Jorge durante o ano de 2008, transferiu-se então para o Foz Cataratas, onde jogou entre 2010 e 2012. Campeã da Copa do Brasil de 2011, Paulinha passou a atuar pelo José, lá estando entre 2013 e 2015, tendo conquistado a Libertadores em seu primeiro ano no clube. Desde então, foi quase só Corinthians, passou o 2° semestre de 2016 no Foz Cataratas, mas logo retornou à Fiel.
CARACTERÍSTICAS: O currículo de Paulinha descreve o perfil de uma jogadora diferenciada, aliando experiência e conquistas como poucas. Na equipe de Arthur Elias, joga tanto como uma lateral-direita propriamente dita, como uma meio-campista pelos lados, atuando sem abrir mão da ida para o ataque, a carioca é bem completa tanto defensiva quanto ofensivamente.
EM 2019: Atuando em 34 dos 47 jogos da equipe no ano, Paulinha foi acionada principalmente na Libertadores (4 de 6 partidas) e no Campeonato Paulista (18 de 20 partidas). É uma atleta importante, com muitas entradas no decorrer dos jogos, foram 11 em que atuou vinda do banco de reservas.
CURIOSIDADE: Com o objetivo de conciliar os estudos e o futebol, Paulinha tentou e conseguiu bolsa integral para faculdade nos EUA, aos 17 anos. Foi para lá, mas acabou não conseguindo jogar por um problema na documentação; então retornou ao Brasil para construir aqui sua carreira como atleta.
GIOVANNA CAMPIOLO
Giovana Campiolo (Foto: Bruno Teixeira/Ag. Corinthians) |
Data de nascimento: 14/06/1996 (23 anos)
Local de nascimento: Guaratinguetá, SP
Número da camisa: 4
Posição: Zagueira
Quando se uniu ao clube: 2018
Títulos conquistados pelo Timão: Campeonato Brasileiro (2018); Campeonato Paulista (2019); Copa Libertadores (2019)
Número de jogos e gols: 42 jogos e um gol
HISTÓRICO: A pouca idade de Giovanna não a impediu de ter boa rodagem por alguns times. Revelada pela Portuguesa, em 2014, a zagueira teve passagem pelo Foz Cataratas em 2016 e pelo Avaí/Kindermann, em 2017, quando atuou em 15 dos 24 jogos da equipe, faturando o Campeonato Catarinense e chegando às quartas-de-final do Brasilerão. No ano seguinte, Campiolo foi contratada pelo Coringão
CARACTERÍSTICAS: Mesmo que possa atuar no meio-campo e na volância em momentos de necessidade, Giovanna é mais acionada no Corinthians para exercer sua função de origem: compor a zaga. Ainda jovem, Campiolo não figura entre as titulares nas partidas mais importantes. Tem bom tempo de bola, desarma bem e parece ter espaço para vôos mais altos no futuro pelo Timão
EM 2019: Quase sempre que joga, é entre as titulares; das 24 partidas disputadas por Giovanna em 2019 (o Timão teve, ao todo, 47 no ano), em 21 ela entrou jogando. Nossa jovem zagueira foi acionada principalmente nas partidas do Campeonato Paulista, estando em 16 de 20 da equipe.
CURIOSIDADE: Giovanna começou no futebol muito cedo, aos 12 anos já disputava seus primeiros torneios de bairro; aos 16, teve de sair de casa e viver longe dos pais para que pudesse se dedicar ao futebol
MIMI
Mimi (Foto: Reprodução/Meu Timão) |
Data de nascimento: 20/11/1991 (28 anos)
Local de nascimento: São Paulo, SP
Número da camisa: 30
Posição: Zagueira
Quando se uniu ao clube: 2016 (Corinthians/Audax)
Títulos conquistados pelo Timão: Copa do Brasil (2016); Campeonato Brasileiro (2018); Campeonato Paulista (2019); Copa Libertadores (2017 e 2019)
Número de jogos e gols: 61 jogos e 3 gols
HISTÓRICO: No Timão desde a parceria com o Audax, em 2016, Mimi iniciou a carreira em 2008, pelo Centro Olímpico. Com exceção do Kindermann (2014), rodou bastante por times de São Paulo; jogando pelo XV de Piracicaba (2011 até 2013) e pela Ferroviária (2015), onde ganhou sua primeira Libertadores.
CARACTERÍSTICAS: Ser zagueira do melhor time do país já dá uma boa descrição das potencialidades da Mimi. Com ela em campo, a certeza é de boa marcação, desarmes precisos e muito carisma. Ainda que não seja muito alta, seus 1,70 cm estão na média das defensoras do Corinthians e não atrapalharam em nada nossa defesa pouquíssimo vazada.
EM 2019: com 27 partidas disputadas no ano, Mimi foi uma das jogadoras mais importantes do time. Foi titular 17 vezes, o que mostra a confiança do técnico nela, entrando em muitas oportunidades no decorrer do jogo. Esteve no banco nas últimas quatro partidas do ano (finais do Paulista e da Libertadores), disputando espaço com a zagueira Erika
CURIOSIDADE: NINGUÉM DANÇA MELHOR DO QUE A MIMI
SUELLEN
Suellen (Foto: Reprodução/Facebook) |
Data de nascimento: 05/03/1992 (27 anos)
Local de nascimento: São Paulo, SP
Número da camisa: 27
Posição: Lateral-esquerda
Quando se uniu ao clube: 2018 (1° semestre)
Títulos conquistados pelo Timão: Campeonato Brasileiro (2018); Campeonato Paulista (2019); Copa Libertadores ( 2019)
Número de jogos e gols: 27 jogos e um gol
HISTÓRICO: No futebol profissional desde 2015, Suellen começou no Centro Olímpico, passando por São José e pelo nosso mais que conhecido Osasco Audax, até que foi contratada pelo Corinthians como reforço para 2018.
CARACTERÍSTICAS: Como a maior parte das nossas laterais, não basta jogar bem na posição de origem. Defesa, ataque, marcação, criação de jogadas, Suellen pode compor tanto a linha de defesa, quanto a linha de meio-campo do Coringão.
EM 2019: Reserva imediata de Juliete, Suellen jogou em 17 dos 47 jogos da equipe no ano. Titular em dez partidas ao todo, atuou principalmente no Paulistão, estando em 13 das 20 partidas do torneio e marcando um gol.
CURIOSIDADE: Polêmica, Suellen chegou a afirmar em entrevista de Natal à TV Corinthians que adora uva-passa, inclusive nas sobremesas, na farofa, na maionese e no arroz
DIANY
Diany (Reprodução/Twitter) |
Data de nascimento: 22/12/1989 (30 anos)
Local de nascimento: Rio de Janeiro, RJ
Número da camisa: 8
Posição: Volante
Quando se uniu ao clube: 2018 (2º semestre)
Títulos conquistados pelo Timão: Campeonato Brasileiro (2018); Campeonato Paulista (2019); Copa Libertadores (2019)
Número de jogos e gols: 36 jogos e dois gols
HISTÓRICO: Formada no futsal, Diany começou no futebol profissional em 2009, defendendo o Volta Redonda. Passou por Vasco e Botafogo, se estabelecendo no Flamengo/Marinha, em 2015. Lá foi campeã brasileira (2016) e estadual. Vencedora de oito campeonatos cariocas ao longo da carreira, a volante jogou pela Seleção Brasileira Militar e pela Universitária. Na seleção principal, já foi convocada algumas vezes.
CARACTERÍSTICAS: Com bom senso de posicionamento, a volante corinthiana não é só uma boa marcadora, mas tem bom passe, desempenhando papel importante no meio de campo do Coringão.
EM 2019: No rodízio adotado por Arthur Elias, dá pra dizer que Diany foi quase uma 12ª jogadora da equipe em 2019, até sua lesão em julho. Com 23 jogos na temporada, a volante entrou no decorrer da partida em 11 oportunidades, marcando 1 gol. A contusão no joelho a tirou de grande parte das atividades no 2º semestre.
CURIOSIDADE: Tornar-se atleta profissional fez com que Diany pudesse dedicar somente ao futebol, antes disso trabalhava e jogava no futebol de salão pela bolsa de estudos na faculdade
INGRYD
Ingryd (Foto: Bruno Teixeira/Ag. Corinthians) |
Data de nascimento: 24/11/1997 (22 anos)
Local de nascimento: Maceió, Alagoas
Número da camisa: 5
Posição: Volante
Quando se uniu ao clube: 2019
Títulos conquistados pelo Timão: Paulista (2019), Libertadores (2019)
Número de jogos e gols: 33 jogos e 5 gols
HISTÓRICO: Com apenas 22 anos de idade a volante Ingryd acumula passagens por clubes União Deportiva BR, AA São Francisco, Sport.
CARACTERÍSTICAS: Considerada uma jovem promessa, Ingryd é uma volante que ajuda na marcação no meio de campo, tem ótima saída de bola e às vezes sobe ao ataque para marcar alguns gols. Foi assim que a jogadora marcou pelo Timão 5 gols.
EM 2019: A jogadora participou de 30 jogos, sendo 4 pela libertadores, 11 pelo Brasileiro e 15 pelo Paulista, também marcou 5 gols pelo timão. Com ela em campo o Corinthians conquistou 27 vitórias e 3 empates.
CACAU
Cacau (Foto: Bruno Teixeira/Ag. Corinthians) |
Data de nascimento: 23/08/1986 (32 anos)
Local de nascimento: São Paulo (SP)
Número da camisa: 13
Posição: Atacante
Quando se uniu ao clube: 2016
Títulos conquistados pelo Timão: Copa do Brasil (2017), Libertadores (2017 e 2019), Campeonato Brasileiro (2017) e Campeonato Paulista (2019)
Número de jogos e gols: 68 jogos e 11 gols marcados
HISTÓRICO: A jogadora tem passagem pelos clubes: São Caetano, Extremadura (ESP), Corinthians, Portuguesa, CF Feminino Casares (ESP), Centro Olimpico, Kindermann, Ferroviária e Osasco Audax.
CARACTERÍSTICAS: Experiente e jogadora de confiança do treinador Arthur Elias, a atacante Cacau tem ótimo passe, velocidade e cumpre bem a função tática na equipe, a jogadora ainda distribui dribles desconcertantes sendo a carretilha uma delas.
EM 2019: Reserva na equipe Corintiana, a jogadora Cacau acumula pelo timão 29 partidas, sendo 5 jogos pela libertadores, 10 pelo Brasileiro e 14 pelo Paulista, também marcou 4 gols na temporada.
CURIOSIDADE: Na luta pela igualdade no futebol feminino, Cacau ao lado da ex-jogadora Gabi Kivitz criaram a música “Jogadeira”, a canção é uma crítica para as pessoas que dizem que o futebol não é para mulher. Com isso, a música ganhou sucesso e virou um hino para o futebol feminino, após a jogadora Cristiane, depois de fazer 3 gols no mesmo jogo pedir pelo Fantástico. Cacau representando dentro e fora de campo!
MAIARA
Maiara (Foto: Reprodução/Meu Timão) |
Data de nascimento: 28/04/1992 (27 anos)
Local de nascimento: Rio de Janeiro (RJ)
Número da camisa: 28
Posição: Atacante
Quando se uniu ao clube: 2019
Títulos conquistados pelo Timão: Paulista (2019) e Libertadores (2019)
Número de jogos e gols: 11 jogos e 3 gols
HISTÓRICO: Maiara tem passagens pelo Flamengo (RJ), CRESSPOM – DF, Rio Preto, 3B da Amazônia e Benfica.
CARACTERÍSTICAS: Maiara pode jogar no ataque pela ponta esquerda ou no meio na ponta direita, ela é uma jogadora rápida e versátil. Pelo Benfica a jogadora marcou 22 gols em 26 jogos disputados, ou seja, a atacante não brinca na frente do gol.
EM 2019: A jogadora tem pelo timão 11 jogos e 3 gols, sendo 3 jogos pela Libertadores e 8 pelo Campeonato Paulista.
GABI NUNES
Gabi Nunes (Foto: Bruno Teixeira/Ag. Corinthians) |
Data de nascimento: 10/03/1997 (22 anos)
Local de nascimento: São Paulo, SP
Número da camisa: 11
Posição: Atacante
Quando se uniu ao clube: 2016 (Corinthians/Audax)
Títulos conquistados pelo Timão: Copa do Brasil (2016); Campeonato Brasileiro (2018); Campeonato Paulista (2019); Copa Libertadores (2017 e 2019)
Número de jogo e gols: 52 jogos e 36 gols
HISTÓRICO: Desde os 17 anos no Centro Olímpico, onde esteve entre 2014 e 2015, o Coringão é apenas o terceiro clube da carreira de Gabi. Foi a artilheira do Campeonato Paulista de 2015, com 12 gols; tem passagem pela seleção de base e pela principal
CARACTERÍSTICAS: Uma das maiores promessas do futebol feminino no país, uma potência para os próximos anos de seleção brasileira. Gabi Nunes é móvel e matadora na medida certa, ainda que tenha sofrido com muitas lesões em seu tempo de Corinthians, quando esteve em campo mostrou que leva jeito para liderar o ataque do Coringão, seja na ponta esquerda ou avançada no meio.
EM 2019: Em campo até julho de 2019, Gabi marcou 14 gols em 20 jogos, uma média impressionante de 0,7 gol/jogo. No entanto, uma lesão no joelho direito tirou ela dos gramados no restante da temporada. A atacante já havia perdido o ano de 2018 lesionada na mesma região.
CURIOSIDADE: Na Copa do Mundo sub-20, em 2016, foi a segunda que mais marcou no torneio, recebendo o prêmio da Chuteira de Prata diretamente das mãos de Marta.
Os reforços para 2020
E como se não bastasse, o Coringão foi ao mercado. Além da Andressinha, trouxemos uma lateral multicampeã, uma ponta capaz de botar fogo no jogo e uma candidata a artilheira. Tá bom ou não tá? Confiram quem são elas:POLIANA
Poliana (Foto: Reprodução/Orlando City SC) |
Data de nascimento: 06/02/1991 (29 anos)
Local de nascimento: Ituiutaba, MG
Número da camisa: 22
Posição: Lateral-direita
Quando se uniu ao clube: 2020
HISTÓRICO: Revelada pelo Rio Preto, passou pela equipe do Santos em 2009, mas foi no São José que viveu seu auge no país, vencendo três Libertadores e um Mundial de Clubes entre 2010 e 2014. Com passagens pela Europa (Stjarnan, da Noruega, em 2015) e Estados Unidos (Houston Dash, de 2016 até 2017, e Orlando Pride, em 2018). Retornou ao Brasil em 2019, jogando a temporada pelo São José, até ser contratada pelo Coringão em 2020. Pela seleção, possui duas Copas do Mundo disputadas (2015 e 2019) e uma edição de Jogos Olímpicos (2016).
CARACTERÍSTICAS: Forte na marcação e na composição da defesa, Poliana vem para equilibrar a equipe ofensiva de Arthur Elias. Deve se encaixar no time em momentos que precisamos de segurança, uma lateral mais postada para resguardar o lado do campo.
EM 2019: Titular na lateral-direita do São José em 2019, Poliana jogou 32 dos 36 jogos da equipe no ano. Com o time, chegou às quartas-de-final do Paulistão e do Brasileiro, sendo eliminada nesse último pelo Corinthians (o único gol do São José no confronto foi justamente de Poliana)
CURIOSIDADE: Antes de se firmar como jogadora de futebol, Poliana rodou por alguns esportes. No basquete, jogava como ala; no handebol como ponta (já dá para perceber que a preferência pelos lados do campo e da quadra já vinham de antes).
GABI PORTILHO
Gabi Portilho (Foto: Reprodução/Instagram) |
Data de nascimento: 18/07/1995 (24 anos)
Local de nascimento: Brasília (DF)
Número da camisa: 18
Posição: Atacante
Quando se uniu ao clube: 2020
HISTÓRICO: Iniciando a carreira pelo Olympya, Gabi também tem passagens pelo Kindermann (2012/2014), São José (2015) Madri CFF (2015/2017), São José (2018), Osasco Audax (2019), e antes de chegar no timão ela joga pelo 3B da Amazônia.
CARACTERÍSTICAS: Gabi é uma jogadora veloz, que joga no um contra um, ela tem a opção de drible e bom chute de longa média distância. A jogadora não brinca na frente da área, ela drible e se tem espaço já bate para o gol. Dor de cabeça para o nosso treinador, hein, Fiel!
EM 2019: No início de 2019, a jogadora estava no clube Osasco Audax, pelo time disputou os campeonatos Paulista e Brasileiro. Já pelo 3B da Amazônia disputou o campeonato Amazonense participando de 8 jogos e marcando 10 gols.
PÂMELA
Pâmela (Foto: Reprodução/Net Vasco) |
Data de nascimento: 03/09/1989 (30 anos)
Local de nascimento: Rio de Janeiro, RJ
Número da camisa: 9
Posição: Atacante
Quando se uniu ao clube: 2020
HISTÓRICO: De volta ao Brasil após uma temporada na China, Pâmela fez sua carreira no Rio de Janeiro. Ainda que conte com uma breve passagem pelas Sereias da Vila, em 2009, começou no profissional pelo Americano-RJ, em 2008. Desde então, passou por Vasco (2013) e Botafogo (2014), até se estabelecer no Flamengo/Marinha, onde esteve entre 2015 e o início de 2019. No rubro-negro foi campeã brasileira em 2016, além de ter conquistado alguns campeonatos cariocas. Também tem no currículo passagens pela Seleção Brasileira
CARACTERÍSTICAS: Pâmela é a artilheira para secar as lágrimas dos corinthianinhos com saudades da Millene. Além de matadora dentro da área, a carioca ainda pode jogar como meia-atacante e ponta, Pam não só tem mobilidade como também é ambidestra.
EM 2019: Jogando em 2019 pelo Yunnan Hengjun Beilian, da China, Pâmela foi a artilheira da equipe no campeonato nacional, marcando 15 gols.
CURIOSIDADE: A presença de área da Pâmela fez dela a maior artilheira da história do Flamengo, tendo marcado 36 gols em 64 jogos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário