ÚLTIMAS

3 de fevereiro de 2020

Corinthians 2x0 Santos: controle total

Janderson comemora seu primeiro gol pelo Corinthians em 2020 (Foto: Marcello Zambrana/AGIF)
Após derrota para a Ponte Preta, o Corinthians voltou a vencer no Campeonato Paulista. Na manhã desde domingo (2), em Itaquera, o Timão teve superioridade na maior parte do tempo contra o Santos, que quase não teve chances claras, e venceu por 2x0. Foi um jogo onde a equipe do Parque São Jorge conseguiu impor seu ritmo de jogo a maior parte do tempo, e o resultado poderia muito bem ter sido mais elástico, dadas as várias situações que aconteceram durante a partida.

Também vale destacar a expulsão absurda sofrida por Janderson, no segundo gol corinthiano, provocada pela comemoração do jogador junto aos torcedores corinthianos. Sobre isso já falamos com mais calma aqui no site (confira aqui). Mas aqui vamos falar sobre o jogo em si e nossas impressões da partida. Confira!

1° Tempo: A ideia de jogo que refletiu no campo

Logo nos 20 primeiros segundos de jogo, com bom chute de Everaldo que parou em Everson, o Corinthians já mostrou a que veio e mostrou uma síntese do que seria o primeiro tempo: pressão no adversário, marcação alta e intensidade no ataque. Mas dessa vez o resultado veio mais rápido que na maioria das partidas da temporada: com um minuto e meio de jogo, em ótima virada de jogo de Cantillo para Fagner, o lateral cruzou para a área, achando Everaldo como último homem, que dominou e bateu no canto de Everson, que nada pode fazer. Corinthians 1x0 Santos.

Após o gol, esperava-se que o Santos reagisse, ou que o Corinthians fosse cadenciar o jogo, mas nada disso: o Timão continuou em cima, marcando sem dar espaço e tendo boas oportunidades de gol.

Aos 10 minutos de jogo, após sobra de bola, Luan chuta por cima do gol e perde a oportunidade de ampliar o placar, assim como Janderson, que aos 18 minutos teve boa chance, mas que foi afastada por Luan Peres.

Aos 38 minutos, a chance mais clara de gol da primeira etapa – após o gol – se desenhou: novamente Fágner se lança pela direita e cruza no pé do Sidcley, que sem marcação e com o gol aberto, finalizou para fora. Gol perdido!

Com isso, o Corinthians acabou deixando barato esse placar de 1x0 no primeiro tempo, por tudo que produziu e pelas chances desperdiçadas.

2° Tempo: Ampliamos e seguramos

O Corinthians voltou para o segundo tempo com a mesma escalação, enquanto o Santos substituiu Sandry por Evandro. E a primeira chance após o intervalo foi justamente dele, em cabeceio que parou em Cássio.

Assim como no primeiro tempo, o Corinthians voltou a mil por hora, e um minuto depois do lance santista, Luan tira o adversário do lance com um drible, encontrando Boselli na lateral esquerda, ainda no campo de defesa. Nosso argentino puxou a marcação para si e, como um meia de excelência, fez lançamento genial para Janderson, que no meio dos dois zagueiros santistas, saiu com a bola cara a cara com o goleiro, chutando com firmeza e marcando 2x0 para o Timão!

Na hora da comemoração, Janderson correu para comemorar com a Fiel e, em atitude no mínimo questionável do árbitro Luiz Flávio de Oliveira, recebeu cartão amarelo, e na sequência o vermelho (pois já tinha um cartão). Momento de euforia quebrado pelo choque para nosso atacante, que após muitas críticas, marcou um gol no clássico e tem que deixar o campo em seguida, expulso.

Logo após esse lance, outro fato preocupou a torcida. Camacho, um dos melhores jogadores em campo, sai de maca. Gabriel, que pouco comprometeu, entrou em seu lugar. Luan também deu sua vaga para Lucas Piton, que jogou de ponta esquerda, passando Everaldo para a ponta direita - mudança tática por conta da expulsão de Janderson.

A partir desse momento o jogo se abriu, e o Santos começou a ter mais posse de bola. Com Uribe no lugar de Jobson, Cássio teve que trabalhar após chance de Raniel, sobrando em contra-ataque para Boselli que saiu livre com dois zagueiros do Santos, mas chutou sem perigo de fora da área.

Aos 21 minutos da etapa final, Everaldo deu lugar a Matheus Vital. Nessa etapa do jogo, o Corinthians deixava o Santos rodar a bola, mas que não resultava em perigo para Cássio.

Aos 29, Gabriel acertou bom chute de dentro da área, obrigando Everson a trabalhar, sobrando rebote para Lucas Piton, que chutou no travessão, mas nesse momento o jogo não valia mais, pois o impedimento já havia sido marcado. E aos 38 minutos, a última chance do jogo foi santista: após bola alçada na área, Eduardo Sasha resvala para Uribe, que até faz o gol, mas o lance é invalidado, pois o árbitro viu falta de Sasha em Fágner. Final de jogo: Corinthians 2x0 Santos.

Na próxima rodada, o Corinthians volta a atuar na Arena, dessa vez recebendo a Internacional de Limeira, no próximo domingo (9), às 16 horas, querendo a vitória para se manter na ponta do Grupo D. Confira abaixo a classificação:

Análise Final

Foi nítido que o Corinthians jogou melhor, teve mais chances e soube administrar o jogo quando necessário (a partir da expulsão de Janderson). O time atuou de maneira muito consciente e equilibrada, por isso foram muitos os destaques.

Vale destacar, por exemplo, a partida que fez Fagner – apoiando o ataque e consciente na defesa, apesar de ter cometido uma falta no primeiro tempo que, se o juiz fosse mais rigoroso, poderia ter dado cartão amarelo ou até vermelho. Outro que brilhou, pra variar, foi Victor Cantillo. Esse colombiano é espetacular: toma conta do meio de campo, dita o ritmo de jogo e quase nunca erra um passe. Camacho, até sua lesão, vinha fazendo ótimo jogo, assim como Janderson, enquanto jogou. O garoto vinha sendo criticado pelas suas tomadas de decisões erradas, mas ele melhorou muito nessa partida, e foi premiado com o gol marcado.

Além disso, tivemos Everaldo – que após muito tempo de lesão, voltou e já marcou gol, comemorado com bastante emoção. Virou uma ótima opção para Tiago Nunes. E, claro, Boselli, que foi um dos jogadores que mais ganharam com a nova filosofia de jogo desse Corinthians. Parece que, enfim, estamos vendo o verdadeiro Boselli em campo, artilheiro (4 gols) e participativo (já acumula duas assistências)!

Tivemos chances sim, de ampliar o placar logo no primeiro tempo e ir para o intervalo mais tranquilos, mas felizmente o segundo gol logo no início do segundo tempo ajudou a equipe a ter tranquilidade para controlar o jogo até o fim, mesmo com um a menos. Foi um jogo muito positivo, que enche a Fiel de esperanças para o início da Pré-Libertadores, que para nós, se inicia já nesta quarta-feira (5), contra o Club Guaraní (PAR).

Ficha Técnica: Corinthians 2x0 Santos

Torneio: Campeonato Paulista / 4ª rodada
Data: Domingo, 02 de fevereiro de 2020, às 11h00
Estádio: Arena Corinthians
Árbitro:
Luiz Flávio de Oliveira
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Daniel Paulo Ziolli
Público: 40.935 torcedores (40.669 pagantes)
Renda: R$ 2.355.356,04

Corinthians: Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Gil e Sidcley; Camacho (Gabriel) e Cantillo; Everaldo (Mateus Vital), Luan (Lucas Piton) e Janderson; Boselli
Santos: Everson; Pará, Luís Felipe, Luan Peres e Felipe Jonathan; Jobson (Uribe), Diego Pituca e Sandry (Evandro); Kaio Jorge (Jean Mota), Eduardo Sasha e Raniel.
Gols: Everaldo e Janderson (Corinthians)
Cartões amarelos: Janderson, Tiago Nunes, Cássio (Corinthians); Jobson (Santos)
Cartão vermelho:
Janderson (Corinthians)

Escrito por Luis Guilherme Toledo Rillo, revisado por Daniel Keppler

Siga o autor no Twitter: @_guitoledo1

Nenhum comentário:

Postar um comentário