ÚLTIMAS

24 de janeiro de 2020

Corinthians 4x1 Botafogo-SP: não aposte contra Boselli

Boselli comemora um de seus gols na partida
Boselli comemora um de seus três gols na partida (Foto: Reprodução/Blog do Juca)

Nesta quinta-feira (24), o Corinthians finalmente estreou no Campeonato Paulista contra o Botafogo-SP, e o resultado não podia ser melhor: o Timão goleou por 4x1 em plena Arena Corinthians e deixou a Fiel inteira em êxtase! Ou melhor, quase inteira...

Um de nossos escritores, Victor Consoli, fez uma aposta no Twitter, antes do jogo: "Se o primeiro gol do Corinthians no Paulistão for do Boselli eu coloco uma foto com a minha ex durante 365 dias". Ele acreditava que o primeiro gol seria marcado por Luan, mas acabou vendo, incrédulo, ao argentino camisa 17 marcar não só o primeiro, como o terceiro e o quarto gol da noite! Foi o seu primeiro hat-trick com a camisa do Corinthians, em uma noite simplesmente mágica.

Pelo menos ele cumpriu a aposta, e agora veremos o jovem com sua ex na foto de perfil até janeiro de 2021. Ou seria 2023, já que Boselli marcou três vezes? Dúvidas, dúvidas...

Confira conosco os melhores lances dessa partida!


PRIMEIRO TEMPO

O Timão logo nos primeiros minutos tratou de mostrar para a equipe do Botafogo-SP como seria o jogo, e começou pressionando desde o início, Janderson e Luan faziam boas jogadas, mas ainda com aquele peso de primeiro jogo do ano na Arena algumas tomadas de decisões saíam erradas. O time do interior por sua vez não conseguia desempenhar o seu futebol, e sempre era obrigado a ficar "rifando" a bola para os zagueiros corinthianos, Gil e Pedro Henrique, que posicionados quase na linha do meio campo, davam início as jogadas da equipe.

De tanto pressionar, o Corinthians abriu cedo o placar - como ocorrera nas duas partidas da Florida Cup: aos 12 minutos, Lucas Piton encontrou Ramiro na área; sua finalização parou no goleiro botafoguense, que fez uma bela defesa, mas no rebote Boselli marca: Corinthians 1x0.

Após o primeiro gol, a equipe comandada por Tiago Nunes começou a trabalhar mais a bola. Richard, que substituiu Cantillo de forma quase que perfeita, e Camacho ditavam o ritmo da equipe no primeiro tempo, que buscava oportunidades de lances mas sempre com a bola no pé, e com muitos passes (418 passes só no primeiro tempo, com 90% de precisão).

Outro detalhe muito legal foi ver a equipe do Corinthians voltar a fazer jogadas de triangulação, visíveis em várias das jogadas que resultaram em chances de gol. O domínio corinthiano foi tal que o goleiro Cássio acabou sendo apenas um mero telespectador do jogo na primeira etapa, sendo exigido apenas aos 36 minutos, quando fez uma defesa simples de um chute desviado.

Aos poucos, o jogo foi ficando menos intenso, ainda que com o controle do Corinthians, e o primeiro tempo acabou mesmo com o placar de 1x0.

SEGUNDO TEMPO:

Na etapa final de jogo, a equipe do interior se mostrou disposta a tentar jogar, coisa que não conseguiu no primeiro tempo, mas mais uma vez não obteve sucesso. O Timão voltou ligado e querendo mais gols, e logo aos 8 minutos conseguiu: após jogada rápida de Janderson, ele tocou a bola para Boselli que finalizou na trave; a bola voltou para o próprio Janderson que chutou forte, mas o zagueiro Reginaldo botou a mão na bola, fazendo uma defesaça! Ele acabou expulso e, na cobrança do pênalti, Luan tratou de cobrar e marcar: Timão 2x0!

Com um a mais e com 2x0 de vantagem o Timão tratou de trabalhar mais ainda a bola. E a vitória que já estava virou goleada aos 13 minutos, em uma jogadaça que não víamos acontecer há anos na Arena: uma linda triangulação envolvendo: Fagner, Janderson e Richard, culminando no gol de Boselli - o segundo do argentino!

Após o terceiro gol, o Timão voltou a trabalhar a bola mais atrás. Tiago Nunes decidiu então fazer duas mudanças, tirando Janderson e Luan, que saíram muito aplaudidos, e colocando Matheus Vital e Vagner Love. O atacante, inclusive, teve uma boa chance de marcar assim que entrou, após bom passe em profundidade de Fagner, mas o goleiro botafoguense foi mais rápido no lance.

O jogo seguiu morno, até que aos 36 minutos o Botafogo diminuiu: após rápido contra-ataque, Ronald venceu Cássio com um chute cruzado. Mas a equipe nem teve chance de comemorar, pois apenas dois minutos depois, Fagner alçou a bola na área, e após desvio do zagueiro, Boselli acabou marcando (sem querer) seu terceiro gol, o quarto do Corinthians na noite!

Tiago Nunes ainda fez mais uma alteração antes do fim do jogo, tirando o aplaudido Richard, e colocando Gabriel. E pouco depois, o árbitro encerrou a partida: Corinthians 4x1, em brilhante exibição, como há muito não víamos.

O Timão volta a campo neste final de semana: domingo (26), às 19 horas, a equipe vai a Mirassol enfrentar o time de mesmo nome.

Richard entrou no lugar de Cantillo e foi bem
Richard entrou no lugar de Cantillo e se saiu bem na Arena Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

ANÁLISE FINAL

Com essa partida pudemos perceber a evolução do time e o futebol bonito que o Corinthians vem adquirindo, e rapidamente. É muito fácil ver triangulações no campo, um toque de bola envolvente e uma marcação pressão constante, essa é na qualidade e nosso defeito.

Defeito? Sim, de tanto o Corinthians ficar em cima e pressionar o adversário, quando o mesmo rouba a bola e contra-ataca, sem ser parado no meio-campo, acaba encontrando um espaço grande para avançar. Foi assim que tomamos o gol, a propósito.

Mas isso não é razão para temer a filosofia de jogo de Tiago Nunes. Os jogadores estão se entrosando, Luan está entendendo como Boselli gosta de receber a bola, e nós sabemos que para a infelicidade do nosso amigo Victor (rs) o argentino precisa de poucos toques na bola para fazer um gol.

O destaque dessa partida vai obviamente para Mauro Boselli. Finalmente vimos o atacante brilhar como sabemos que ele pode, marcando gol até mesmo sem querer. Fica cada vez mais claro que o lugar do argentino é dentro da área, e mesmo que ele aparente participar pouco do jogo, ele está no lugar que precisa para ser decisivo.

Outro ponto a destacar, por fim, foi o domínio do Corinthians nos números da partida. A equipe teve 72% de posse de bola, finalizou 16 vezes  sendo 5 no alvo e 4 balançando as redes, foram trocados 730 passes, sendo 92% deles certos. Os dados são do SofaScore Brasil.

Ficha técnica: Corinthians 4x1 Botafogo-SP

Torneio: Campeonato Paulista / 1ª Fase / 1ª Rodada
Data: Quinta-feira, 23 de janeiro de 2020, às 21h30
Estádio: Arena Corinthians, São Paulo, SP
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Assistentes: Neuza Ines Back e Gustavo Rodrigues de Oliveira
Público: 24.512 pagantes (público total: 24.804)
Renda: R$ 966.124,74

Corinthians: Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Gil e Lucas Piton; Camacho e Richard (Gabriel); Ramiro, Luan (Vagner Love) e Janderson (Mateus Vital); Mauro Boselli
Botafogo-SP: Darley; Caíque Sá, Reginaldo, Didi e Gilson; Willian Oliveira e Ferreira; Murilo Oliveira (Edson Júnior), Diego Cardoso (Ronald) e Rafinha (Jordan); Gustavo Henrique
Gols: Luan, Mauro Boselli (três vezes) (Corinthians); Ronald (Botafogo-SP)
Cartões amarelos: Camacho e Richard (Corinthians); Diego Cardoso (Botafogo-SP)
Cartão vermelho: Reginaldo (Botafogo-SP)

Escrito por Rodrigo Chirico e Victor Consoli, revisado por Daniel Keppler

Siga os autores no Twitter: @chirico_rodrigo e @uhTorugo

Nenhum comentário:

Postar um comentário