ÚLTIMAS

31 de dezembro de 2019

Rumo ao 11º título: o elenco do Corinthians na Copinha 2020

Corinthians sub-20 em campo
A última competição que a categoria disputou foi a Copa RS, em dezembro de 2019. (Foto: Luiz Munhoz / Ag. Corinthians)
No dia 3 de janeiro, às 21:30, o Corinthians enfrenta o Retrô-PE, em Franca, em jogo válido pela primeira rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2020. Após ser eliminado nas semifinais na edição de 2019, o Timão vai em busca de seu 11º título da Copinha nesse ano que se inicia. Além do Retrô, o Coringão também enfrentará o Fluminense/PI e a Francana na fase de grupos.

Com caras conhecidas, como o lateral-esquerdo Lucas Piton - que estreou nos profissionais contra o Fluminense, pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2019 - e o goleiro campeão da Copa do Mundo Sub-17 Matheus Donelli, o Corinthians vai em busca do título da competição. Depois de treinar os profissionais após a demissão de Fábio Carille, o treinador Dyego Coelho volta ao comando da equipe sub-20 para a Copinha desse ano.

Para deixá-lo mais familiarizado com o elenco que disputará a Copinha, nós, do Corinthians 247, fizemos uma análise completa do elenco que disputará a competição mais importante da categoria. Para facilitar a análise, faremos por setores: goleiros, laterais, zagueiros, volantes, meias e atacantes.

Goleiros

Depois de um 2019 muito bom, Matheus Donelli foi promovido para o sub-20 do Corinthians. (Foto: Alexandre Loureiro / CBF)
Depois de um 2019 muito bom, Matheus Donelli foi promovido para o sub-20 do Corinthians. (Foto: Alexandre Loureiro / CBF)
O Corinthians inscreveu três goleiros para a Copinha 2020. São eles: Guilherme, Yago e Matheus Donelli.

Guilherme: o goleiro está inscrito para sua terceira Copinha. No clube desde 2014, Guilherme chegou a ser titular durante o ano de 2019. Na última temporada, fez 30 jogos.

Yago: titular em alguns jogos de 2019, Yago chegou ao clube em 2019, vindo da Ponte Preta. Na última temporada fez poucos jogos, mas foi titular em algumas partidas da Copa RS.

Matheus Donelli: campeão da Copa do Mundo Sub-17 em 2019, com direito ao prêmio de melhor goleiro da competição, Donelli jogou a temporada de 2019 com a equipe sub-17. No Corinthians desde 2013, o goleiro é uma das maiores promessas do clube e vai para sua primeira Copinha.

Laterais 

Lucas Piton entrou em campo com os profissionais e vai para sua segunda Copinha. (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)
Lucas Piton entrou em campo com os profissionais e vai para sua segunda Copinha. (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)
Para a Copinha de 2020, o Corinthians contará com quatro laterais em seu elenco. Os nomes escolhidos por Dyego Coelho e sua comissão técnica foram Daniel Marcos, Lucas Piton, Gabriel Gallegos e Murillo.

Daniel Marcos: o lateral-direito vai para sua segunda Copinha no clube. Depois de ser dispensado pelo Palmeiras em 2017 o jogador chegou ao Corinthians no mesmo ano. Com apenas 18 anos, Daniel fez 38 jogos pelo clube em 2019.

Gabriel Gallegos: também com 18 anos, Gabriel vai para sua primeira Copinha. Irmão gêmeo de Guilherme Gallegos, que também joga no Corinthians, o lateral-direito fez 7 jogos em 2019.

Lucas Piton: um dos principais jogadores desse elenco, Piton chegou ao Corinthians para jogar no futsal do clube, onde foi campeão mundial na categoria sub-18 - na época, o lateral tinha 16 anos e teve que decidir entre as quadras e os gramados. Em 2020, o lateral-esquerdo vai para sua segunda Copinha. Em 2019, o jogador fez um jogo pelos profissionais, dando uma assistência. Ele é tratado como uma das maiores promessas do Sport Club Corinthians Paulista.

Murillo: recém promovido ao sub-20, Murillo vai para sua primeira Copinha. Durante o ano de 2019 o lateral-esquerdo atuou pelo sub-17 do clube. 

 Zagueiros

Campeão da Copa do Brasil Sub-17 em 2016 pelo clube, Ronald vai para sua terceira Copinha. (Foto: Márcio Cunha / Chapecoense)
Campeão da Copa do Brasil Sub-17 em 2016 pelo clube, Ronald vai para sua terceira Copinha. (Foto: Márcio Cunha / Chapecoense)

Na Copinha de 2020 o Corinthians contará com quatro zagueiros em seu elenco. Ronald, Felipe, Léo Paraíso e Kelvin foram os escolhidos.

Ronald: com bastante experiência na base corinthiana, Ronald foi capitão em algumas competições pelo Timão. Campeão da Copa do Brasil Sub-17 em 2016 e vice no ano seguinte, o zagueiro disputou a Copinha em 2018 e 2019. Em 2020 vai para a terceira participação na competição e busca seu primeiro título. 

Felipe: desde julho de 2019 no clube, o zagueiro chegou vindo do Santos. Nesse ano, fez 29 jogos e marcou 2 gols.

Léo Paraíso: presente no elenco da Copinha de 2019, o zagueiro vai para sua segunda participação na competição. Na temporada de 2019, Léo fez 24 jogos pelo clube.

Kelvin: pertencente ao Joinville, o zagueiro está emprestado ao Corinthians até o fim de janeiro, com direito de compra de 50% dos direitos do atleta. Podendo jogar na lateral esquerda ou até de volante, Kelvin tem um bom passe e uma boa estatura. Em 2019 fez apenas 4 jogos pelo clube.

Volantes

Volante Du vai para a sua segunda Copinha pelo Corinthians. (Foto: Reprodução)
Volante Du vai para a sua segunda Copinha pelo Corinthians. (Foto: Reprodução)
Nessa Copinha, o treinador Coelho optou por levar apenas dois volantes: Du e Xavier.

Du: titular na última Copinha, Du ficou marcado naquela campanha pela péssima atuação na semifinal, contra o Vasco. Mesmo assim, é um bom jogador e tem de tudo para ser fundamental na campanha de 2020. Titular, o volante fez 45 jogos em 2019.

Xavier: o volante chegou ao Corinthians em 2019, vindo da Ponte Preta. Com contrato até janeiro de 2023, Xavier atuou bastante pelo clube na última temporada, com 46 jogos.

Meias

Conhecido como "Niño Maravilha", Juan David Torres prorrogou seu empréstimo até o fim da Copinha. (Foto: Reprodução)
Conhecido como "Niño Maravilha", Juan David Torres prorrogou seu empréstimo até o fim da Copinha. (Foto: Reprodução)
O elenco do Corinthians para a Copinha está recheado de meias. Vitinho, Matheus Araújo, Ruan Oliveira, Juan David Torres, Rafael, Adson, Lucas Pires, Gustavo Mantuan e Gabriel Pereira jogarão na 'meiuca' do time na competição.

Vitinho: Com passagens constantes pelas seleções de base, Vitinho já foi campeão da Copinha em 2017 e vem para sua quarta participação na competição. O meia-atacante quase foi para o Manchester City quando era mais novo, mas ficou no clube. O meia é uma das maiores promessas do clube e atuou 27 vezes em 2019, marcando 6 gols.

Matheus Araújo: campeão do mundo junto de Donelli, o meia é tido como uma das maiores promessas do clube. Com uma multa de 50 milhões de euros, o meia de 17 anos foi promovido para o sub-20 e jogará sua primeira Copinha. Em 2019, Matheus jogou pelo elenco do sub-17.

Ruan Oliveira: o meia veio para o Corinthians em 2019, vindo do Metropolitano, de Santa Catarina, onde era titular do profissional do clube. Ele tem contrato até fevereiro de 2021 com o Timão e fez 45 jogos em 2019, colocando a bola 6 vezes no fundo da rede.

Juan David Torres: conhecido como "Niño Maravilha" e comparado com James Rodríguez, o colombiano chegou ao Corinthians em julho de 2019, vindo do Banfield. Com apenas 18 anos, o jogador irá para sua primeira Copinha. Vale lembrar que ele prorrogou seu vínculo por empréstimo até janeiro de 2020 para poder disputar a competição pelo clube.

Rafael: emprestado pelo Coimbra/MG, o meia chegou ao Corinthians em 2019 e tem vínculo por empréstimo até o final de janeiro. 

Adson: o meia nascido em Araguapaz/GO já jogou a Copinha em 2019. O meia se destacou durante o ano, quando fez 46 jogos e marcou 3 gols, e será muito importante para o time na próxima edição da competição.

Lucas Pires: com apenas 18 anos, o meia sempre se destacou na base e vem para sua primeira Copinha. Lucas atuou 23 vezes pelo clube em 2019.

Gustavo Mantuan: irmão de Guilherme Mantuan, o meia disputou a Copinha de 2019, onde era um "décimo segundo jogador" da equipe. Em 2019 Gustavo não pôde atuar muitas vezes por conta de uma lesão que sofreu no ligamento do joelho em abril. Com apenas 18 anos, o meia é uma das maiores apostas do clube para o futuro.

Gabriel Pereira: o meia chegou ao Corinthians em 2018, vindo do Guarani. Em 2019, o meia se destacou bastante, com 36 jogos e 5 gols. Seu contrato com o clube vai até março de 2022.

Atacantes 

Léo Pereira se destacou na base em 2019 e chegou a ser relacionado no profissional. (Foto: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians)
Léo Pereira se destacou na base em 2019 e chegou a ser relacionado no profissional. (Foto: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians)
Os atacantes são as principais esperanças de gol do torcedor corinthiano nessa Copinha. Para tentar balançar as redes dos adversários, Coelho inscreveu 8 atacantes para essa Copinha. Thalisson, Léo Pereira, Hugo Sandoval, Walisson, Cauê, Pablo, Richard e John Kleber foram os escolhidos.

Thalisson: o atacante chegou ao clube em 2015 e, aos 17 anos, vai disputar sua primeira Copinha em 2020. Em 2019, Thalisson atuou pelo sub-17 do clube.

Léo Pereira: mesmo treinando com os profissionais do Ituano, Léo Pereira chegou à base do Corinthians em julho de 2019, via empréstimo. O jogador se destacou bastante nos jogos que realizou pelo sub-20 e quase estreou pelo profissional do clube. Em 2020, é o principal craque do ataque corinthiano. Com contrato até junho de 2020, Léo fez 29 jogos e 8 gols pelo sub-20 do clube em 2019.

Hugo Sandoval: uma das grandes promessas do futebol paraguaio, Hugo Sandoval assinou com o Corinthians no início de 2019, vindo do 3 de Febrero, do Paraguai. O atacante de 19 anos vai para sua primeira Copinha. Sandoval se destacou bastante pelo Corinthians em 2019, marcando 13 gols em 37 jogos.

Walisson: o atacante chegou ao Corinthians em junho de 2019, vindo por empréstimo da Ponte Preta. Com contrato até maio de 2021, Walisson atuou 5 vezes pelo sub-20 esse ano, marcando 1 gol.

Cauê: o atacante de 17 anos veio do Novorizontino em 2019. Durante o ano, o atacante atuou pela categoria sub-17 do clube. É um ótimo nome para o futuro do clube.

Pablo: o atacante veio por empréstimo junto ao Coimbra/MG em 2019, com contrato válido até o fim de junho de 2020. Com apenas 3 jogos em 2019, Pablo vem para sua primeira Copinha.

Richard: vindo da Ferroviária em julho de 2019, o atacante está há pouco tempo no clube. Com 18 anos recém completados, Richard jogará sua primeira Copinha pelo clube. Ele atuou em 4 jogos pelo sub-20 em 2019.

John Kleber: o atacante também chegou ao clube em 2019. Emprestado pela Ponte Preta, John Kleber tem contrato com o Corinthians até janeiro de 2021. No ano de 2019 o atacante atuou poucas vezes pelo clube.

Análise final

Depois de uma passagem como interino do profissional, Coelho volta para a base para a disputa da Copinha. (Foto: Marcos Ribolli / Globo Esporte)
Depois de uma passagem como interino do profissional, Coelho volta para a base para a disputa da Copinha. (Foto: Marcos Ribolli / Globo Esporte)
Mesmo com uma campanha ruim na Copa RS, o elenco pode fazer uma boa campanha na Copinha de 2020. No último teste antes da competição, o Timão venceu o Red Bull Brasil por 4x1, com gols de Walisson, Ruan Oliveira, Cauê e Thalisson. Contando com jogadores de qualidade, o time é bom, porém ainda falta no elenco jogadores de nível parecido com peças do sub-20 de 2019, como Rael, Nathan, Fabrício Oya e Janderson. O Corinthians não entra como favorito ao título, mas tudo pode acontecer numa competição de mata-mata. As grandes esperanças são Lucas Piton, Léo Pereira e Gustavo Mantuan.

Os jogos do Corinthians na fase-de-grupos da Copinha são contra o Retrô/PE (03/01, às 21:30), Fluminense/PI (06/01, às 21:30) e Francana (09/01, às 19:15). 

Texto escrito e revisado por Arthur Kartalian

Nenhum comentário:

Postar um comentário