ÚLTIMAS

29 de dezembro de 2019

Corinthians sub-20: um bom 2019, mesmo sem títulos

Jogadores do Corinthians sub-20
Jogadores do Corinthians sub-20 comemoram vitória sobre o São Paulo pelo Brasileiro (Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians)
O ano de 2019 já está acabando, e logo de cara no dia 03 de janeiro já teremos Corinthians de novo, pela Copa São Paulo de Futebol Junior - a tradicional competição da base do Brasil, que reúne equipes do Brasil inteiro, e onde muitos jovens que podem pintar como craques no futuro!

Esse ano o Timãozinho foi bem na competição, mas o sonho do 11º título ficou pela semifinal, onde a equipe acabou eliminada nos pênaltis.Nas outras competições, a equipe também se saiu bem, mas acabou tropeçando em momentos importantes. Também é importante lembrar que 2019 foi um ano de três técnicos: Eduardo Barroca (até 14/04), Dyego Coelho (até 03/11) e Rodrigo Leitão, o que nunca é o ideal.

Mas nem por isso a temporada foi ruim, pelo contrário! Vem com a gente, vamos detalhar e analisar todas as campanhas aqui, a partir de agora!

Copa São Paulo de Futebol Junior

Campanha: 8 jogos, com 5 vitórias e 3 empates

Eliminado na semifinal

No início do ano, sob o comando de Eduardo Barroca, o Corinthians fez um boa campanha na Copinha. A caminhada na competição começou no Grupo 17, com sede em Itu. A classificação foi tranquila, com vitórias por 4x1 sobre o Sinop-MT e 3x2 sobre o Capital-TO, além de um empate em 2x2 com Ituano, que garantiu aos corinthianos o 1°lugar do grupo.

Na segunda fase, o Corinthians goleou o Porto-PE por 6x0. Em seguida, veio um jogo muito difícil pela terceira fase, contra o Red Bull Brasil, onde a classificação só veio nos pênaltis após empate em 2x2 no tempo normal.

Pelas oitavas de final, aconteceu o jogo mais fácil da campanha corinthiana: uma goleada de 8x0 sobre a equipe do Visão Celeste-RN. Já nas quartas de final, ocorreu o melhor jogo do Corinthians na Copinha: contra o Grêmio-RS, que vendeu caro a derrota por 2x1.


O tropeço fatal só viria a ocorrer, portanto, na semifinal. O Timãozinho fez um ótimo jogo contra o Vasco da Gama, com chances de gol para os dois lados e que terminou em 2x2. Mas nos pênaltis, a equipe do Rio de Janeiro levou a melhor.


Destaques: Fabrício Oya, Nathan (artilheiro da equipe) e Janderson.

Copa do Brasil:

Campanha: 5 jogos, com 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota

Eliminado nas quartas de final

Cerca de dois meses após o encerramento da Copinha, teve início a Copa do Brasil sub-20, competição de tiro curto com jogos em mata-mata.

Com praticamente a mesma equipe que jogou a Copa SP, e com os destaques Janderson e Oya jogando a competição, o Corinthians estreou contra o River-PI com goleada de 5x1, se classificando para a fase seguinte.

Na segunda fase, já com jogos de ida e volta, o Corinthians enfrentou a Chapecoense. A classificação veio com duas vitorias: a primeira em Santa Catarina, por 4x0, e a segunda no Parque São Jorge por 3x0.

Nas quartas de final, enfrentou o Cruzeiro perdendo no jogo da ida de 2-0 em Minas, e depois empatando em 0 a 0 na Fazendinha.

Destaque: Nathan (artilheiro da equipe e vice artilheiro da competição).

Campeonato Paulista

Campanha: 28 jogos, com 20 vitórias, 6 empates e 2 derrotas

Eliminado nas quartas de final  

O Campeonato Paulista sub-20 é uma competição mais longa no calendário da categoria, disputado primeiro em três de grupos, e depois em mata-mata.

O Timãozinho começou a primeira fase voando: no Grupo 5, foram 12 vitórias e dois empates em 14 jogos, terminando invicto. Já na segunda fase, no grupo 10, o Corinthians disputou mais seis jogos, com três vitórias, dois empates e uma derrota, terminando também em primeiro e se classificando para a terceira fase. Nela, foram mais seis jogos, com quatro vitórias e dois empates.

Com a melhor campanha da competição, o Timãozinho foi para as quartas de final enfrentar o Ituano. No primeiro jogo, derrota por 2x1, placar esse devolvido no jogo de volta. Nos pênaltis, porém, novamente a sorte não esteve do lado dos meninos e a equipe foi eliminada. O saldo que ficou, porém, foi de uma boa participação, principalmente pelo futebol apresentado!

Destaques: Hugo Sandoval (artilheiro com 13 gols), Nathan e Gabriel Pereira.

Campeonato Brasileiro

Campanha: 23 jogos, com 14 vitórias, 4 empates e 5 derrotas

Eliminado na semi final

A principal competição sub-20 do Brasil é disputada em duas fases. A primeira é em pontos corridos em turno único, classificando os oito primeiros. Na segunda fase a disputa ocorre em mata-mata.

O Corinthians fez uma primeira fase excelente, terminando na vice-liderança - atrás somente do Vasco da Gama. Nesta fase a equipe disputou 19 jogos, com 13 vitórias, dois empates e três derrotas. Algumas dessas vitórias aconteceram contra equipes fortes, como São Paulo, Vasco e Palmeiras.

Na segunda fase, um Majestoso logo nas quartas de final. No primeiro jogo contra o São Paulo, um empate em 1x1 no Morumbi, em jogo pouco movimentado sem muitas chances de gols.

Mas no segundo jogo a vitória do Corinthians veio: 2x1 com dois gols de Léo Pereira. Corinthians classificado à semi final!


A semifinal, então, foi contra o Flamengo, uma equipe que fez campanha igual à do Timãozinho na primeira fase. Ou seja, eram duas equipes candidatas ao título, desde o início.

No primeiro jogo o Corinthians jogou melhor e criou mais chances, mas não soube aproveitar e saiu atrás do marcador. Ainda empatou o jogo, durante o primeiro tempo, mas nos últimos minutos de jogo levou o segundo gol, perdendo o duelo e complicando demais o jogo do volta.


Já no jogo de volta, o Corinthians bem que tentou, mas não conseguiu furar a defesa carioca e não marcou nenhum gol. O placar de 0x0 classificou os cariocas para a final, onde venceram o Palmeiras (menos mal) e se sagraram campeões.

Destaques: Nathan (artilheiro com 8 gols), Lucas Piton, Léo Pereira e Gabriel Pereira.

Copa Rio Grande do Sul Sub-20

Campanha: 4 jogos, com 1 vitória e 3 derrotas

Eliminado na primeira fase

Após a decepção da eliminação no Brasileiro, o Corinthians ainda tinha um último compromisso antes de começar a se preparar para a Copinha de 2020: a Copa RS, organizada pela Federação Gaúcha e que envolve equipes nacionais e estrangeiras.

Na estreia, o Timãozinho enfrentou um dos anfitriões do torneio, o Grêmio, e saiu derrotado por 1x0. Tudo se complicou mais na segunda rodada, quando o argentino River Plate aplicou um placar de 3x1 sobre os corithianos, que passaram a precisar de duas vitórias nas duas rodadas restantes para ter chances de classificação.

Porém, a terceira derrota aconteceu, contra o Hammarby, da Suécia, em grande jogo vencido pelos europeus por 4x3. Só restou aos corinthianos, no fim, cumprir tabela com o Nacional, do Uruguai, na última rodada, em jogo vencido de goleada pelos brasileiros por 4x0.

Destaques: Ruan e Léo Pereira.

Elenco utilizado durante o ano

Diego Riechelmann, Alan, Guilherme, Yago, Lucas Piton, Murillo, Daniel Marcos, Igor Formiga, Gabriel Gallegos, Felipe Torres, Kelvin, Léo Paraíso, Michel, Raul, Ronald, Du, Roni, Xavier, Adson, Antony, Fessin, Gabriel Pereira, Guilherme, Gustavo Mantuan, Juan David Torres, Lucas Pires, Rael, Rafael Freitas, Rafinha, Ruan, Vitinho, Hugo Sandoval, João Celeri, John Kleber, Léo Pereira, Madson, Nathan, Pablo Rampin, Richard, Thalisson e Walisson.

Análise final

É preciso, antes de tudo, destacar os jogadores Lucas Piton, Léo Pereira, Gabriel Pereira e Ruan de Oliveira, que fizeram um temporada boa, jogando bem em todas as competições que disputaram.

Sobre as campanhas em si, o saldo é positivo, apesar de o Timãozinho não ter conquistado nenhum titulo. O Corinthians foi a fases decisivas em tudo que disputou e como a maioria das competições são mata-matas, por detalhes não avançou mais nos torneios.

Além disso, o sub-20 de 2019 também serviu para subir alguns jogadores para o profissional, como Fabrício Oya, Janderson e Lucas Piton. Oya não foi muito aproveitado e acabou emprestado, já Janderson terminou o ano de 2019 como titular da equipe e um dos xodó da torcida. E antes que o ano terminasse, tivemos em Piton uma boa surpresa, a ponto de muitos torcedores defenderem sua titularidade no time profissional!

Nathan, artilheiro da equipe em 2019, não deve receber oportunidade no time principal, devido à forte concorrência na sua posição.

O importante é que todos no elenco são garotos ainda, que vale a pena ficar de olho, pois alguns deles ainda têm inclusive mais um ano no sub-20 e irão jogar a próxima Copinha. Quem sabe mais o que vem por aí dessa safra?

Escrito por Felix Penha, revisado por Daniel Keppler

Nenhum comentário:

Postar um comentário